28.8.06

Erro político e administrativo

O governo Lindberg Farias não vai bem das pernas. Um político respondendo a uma repórter, certa vez, disse que não sabia o segredo do sucesso, mas conhecia o segredo do fracasso. Disse, então: "o segredo do fracasso é querer agradar todo mundo", emendou.
Lindberg Farias erra ao tentar o PT em geral. Importou muita gente de fora que não têm raízes com a cidade. Sua administração é desastrosa e teve muito caso de petulância, onde até funcionários respeitados foram agredidos verbalmente por secretários importados e que hoje não estão aqui. A falta de indentidade do governo Lindberg Farias com a poipulação iguaçuana o afastou do povo.
Por mais que wse fale em reforma no secretariado, prevista para acontecer depois da eleição, não será possível reverter este quadro, já que até mesmo petistas de carteirinha deram às costas para o prefeito em recente ato na Praça Ruy Barbosa.
Para retomar seu índice de aceitação o prefeito deveria esquecer um pouco a questão política e administrar a cidade com seus próprios punhos. Abandonar um pouco o seu lado idealizado num marketing e partir para ações efetivas nas intervenções municipais. Se Lindberg perder a reeleição, em 2008, sua vida política será sepultada na terra que o fez nascer para o Poder Executivo. Ele será duramente esquecido pelos atuais aliados e vagará pelas ruas do país apenas como um estudante que não terminou a faculdade, longe da imagem daquele jovem aguerrido em luta das causas justas.
Para neste momento, antes da eleição, e se preocupar realmente com a questão administrativa seria uma forma de se blindar do que está por vir. Agir como prefeito, tomar as rédeas da administração e se impôr como homem público deveria ser sua atitude neste momento. Ir à Câmara e conversar com os vereadores, respeitar o direito de crítica da oposição, procurar saber o que a imprensa está realmente escrevendo sobre o seu governo entre outras ações poderiam evitar seu desgaste pessoal e rever os rumos políticos de sua administração. Quando se erra no lado político, a tendência é conturbar o lado administrativo. Respirar e rever este comportamento deveria ser um dos conselhos que os assessores deveriam levar para o prefeito. Mas, ao contrário: o interesse de possuir poder desaconselha Lindberg Farias de tais comportamentos, mantendo assessores mais fortes que o prefeito e o governo mais fraco com o povo.

Agosto, mês do desgosto

Diz o dito popular que agosto é o mês do desgosto. Quem deve estar sentindo na pele essa sabedoria popular é o governo Lindberg Farias. Quatro pessoas do alto escalão do governo foram afastadas das funções por decisão judicial.

Agosto, mês do desgosto

Diz o dito popular que agosto é o mês do desgosto. Quem deve estar sentindo na pele essa sabedoria popular é o governo Lindberg Farias. Quatro pessoas do alto escalão do governo foram afastadas das funções por decisão judicial.

Êta governo complicado!

O governo Lindberg Farias entra para história da administração pública iguaçuana como recordista em ações na Justiça. Só para rememorar: Primeiro foi o caso do Nova Iguaçu Futebol Clube, que o prefeito queria dar subvenção mas que a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro foi contra. Depois foi a vez do Solzinho, que virou processo na Justiça e o prefeito teve até que alterar a Lei Orgânica Municipal para poder o símbolo da administração lindberguiana. Passado este caso, foi a vez do pedido de improbidade administrativa em razão da funionária Valéria Cunha ter sido nomeada como assessora do vice-prefeito, sendo que não há vice-prefeito na cidade. Logo após esse processo aconteceu o caso de afstamento da secretária municipal de Educação, Marli de Freitas, por suposta prática de irregularidade ao lançar no cadastro de alunos da rede municipal cerca de 1.314 alunos que estariam estudando em escolas particulares através do sistema de bolsas. Não páram por aí os casos da administração municipal na Justiça. Semana passada foi a vez de todos os membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL) serem afastados das funções por decisão judicial. Neste processo, o juiz deferiu o pedido do Ministério Público Estadual sobre a indisponibilidade de bens tanto de Lindberg Farias, quanto dos membros da CPL de da empresa Supernova Mídia e Comunicação, que prestou serviços a Lindberg na campanha e depois foi a vencedora da licitação para a publicidade da Prefeitura. Se não bastassem esses casos, outro está por vir. Trata-se da empresa de assessria de imprensa que presta serviços à Prefeitura de Nova Iguaçu. A Monte Castelo Idéias prestou serviços à campanha de Lindberg Farias e também foi contrata pelo Município para prestar serviços de assessoria de comunicação. Entretanto, existe servidores nomeados como assessores de imprensa nos quadros da prefeitura. Esse caso estava sendo investigado pelo Ministério Público e também deve virar ação judicial nos próximos dias, se já não é. Fora isso tudo que o BLOG relatou, existe outros casos como o do tridente desenhado próximo ao cruzeiro e a história do BID anunciada pelo prefeito Lindberg Farias, que dizia ser US$ 115 milhões, mas que na verdade é a metade desta verba. Isso sem contar com os dois pedidos de CPIs que aguardam a decisão da Justiça, assim como outros assuntos que estão para acontecer.
Este Blog também não poderia esquecer o caso da Codeni, que até agora não publicou suas contas e que vai virar caso de justiça em breve. Somada a essa avalanche de informações, está a não prestação de contas daq secretária de Saúde, Sueli Pinto, à Comissão Municipal de Saúde da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu e que poderá virar caso de representação na Justiça, já que os documentos solicitados através de ofício - este BLOG possui cópia - pelos parlamentares.
Analisando isso tudo aqui comentado, não é fácil descobrir a razão de Lindberg Farias ter sido vaiado no comício de Lula, sexta-feira passada. Comenta-se, nos bastidores da Prefeitura, que uma pesquisa mostra o quanto o prefeito caiu no índice de popularidade. Prova disso é que em algumas caminhadas nos bairros da periferia ele tem sido hostilizado pelos moradores. Até políticos que adoravam aparecer ao lado do prefeito estão cautelosos. Isso sinaliza que passado o processo eleitoral, Lindberg Farias vai enfrentar uma grave crise política que será emada da própria situação. O motivo é simples: pior do que ter a minoria, é ter a maioria insatisfeita.

25.8.06

Cabo-de-guerra

No Cabo-de-guerra entre Fausto Severo Trindade e Dancam Frank Semple, parece que o segundo está com mais força. Fausto se nega a atender o pedido de Framk que, por sua vez, passa por cima de Fausto e faz tudo com a concordância do prefeito. Frank Semple é aquele citado no relatório da CPMI dos Sanguessugas pelo empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin.

Fiquem atentos

Em breve grandes novidades de Fasto Severo Trindade, secretário de Planejamento e Gestão. Coisas lá de Brasília, do Conselho das Águas...

Salário

A Prefeitura de Nova Iguaçu disse que o falso médico preso em Maricá ganhava pouco mais de R$ 400. Entretanto, tem gente vasculhando lista de cooperados para saber se procede a informação. Aliás, a Prefeitura diz que ele foi nomeado em setembro do ano passado, mas há quem já está folheando às páginas do Ato Oficial de abril para saber se encontra o nome Manoel Francisco da Silva Santos, que é o nome do médico.

Arrepio

Comenta-se que o prefeito Lindberg Farias ficou arrepiado ao ver uma pesquisa. É que o índice de rejeição a ele era assustador. A fonte é próxima do prefeito, tá.

Caça aos "médicos"

Depois desse caso do falso médico preso em Maricá, muita gente está de olho na lista de médicos que atuam em Nova Iguaçu. Depois não digam que este BLOG não avisou...

Melelê

Um falso médico preso em Maricá era funcionário da Prefeitura de Nova Iguaçu e trabalhava como coordenador da Unidade Mista Patrícia Marinho. Há mais de quatro meses esse BLOG alertou que casos de médicos sem registros poderiam vir à tona. Deu no que deu e não foi eu.

Cadê o TRE??????????

Na noite e quinta-feira passada funcionários da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu despejaram no chafariz da Praça Ruy Barbosa, no Centro do município, caminhões de pó-de-pedra para tampar o local. A iniciativa visava ganhar mais espaço para o comício do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Isso é crime eleitoral debaixo das barbas da fiscalização do TRE.

22.8.06

Cobrança

A audiência pública com a secretária municipal de Educação, Marli de Freitas, prevista para às 14h na Cãmara de Vereadores, poderá contar com a participação de representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) que estã em pé de guerra com o prefeito Lindberg Farias em razão da promessa feita em dezembro de 2004 sobre a incorporação de 60% de abono ao salário da categoria.

Tensão

Hoje o advogado de uma paciente que venceu na Justiça o direito de receber remédios da Prefeitura de Nova Iguaçu vai despachar com o juiz da 7ª Varqa Cível. No despacho ele pedirá o pedido de prisão da sewcretária municipal de Saúde, Sueli Pinto, por não cumprir a decisão judicial e colocar em risco a vida da sua cliente. À tarde este BLOG falará mais sobre este assunto.

Manifesto

Este BLOG esqueceu de dizer que no sábado, enquanto Lindberg Farias falava à Praça Ruy Barbosa, parte da militância ficou de costa para ele. As vaias, segundo pessoas do próprio PT, não foram para Rogério Lisboa. Também foram para o prefeito. Virou um estranho no próprio ninho.

21.8.06

Estranho

Na sexta-feira passada, dia 18, quando os jornais noticiavam que a secretária Marli de Freitas estava afastada do cargo, conforme informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, os atos oficiais da Prefeitura de Nova Iguaçu fez a seguinte publicação:

EXTRATO DE TERMO DE RECONHECIMENTO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

PROCESSO:07/10.277/06
TERMO:01
CONTRATO:065/CPL/05
PARTES:MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU E NUTRIMED ALIMENTAÇÃO INDUSTRIAL LTDA
OBJETO: Fornecimento de gêneros alimentícios para preparo da merenda escolar
VALOR:R$ 15.960,47
PERÍODO: De fevereiro/06 a maio/06
FUNDAMENTO: Lei Federal 10.520/02, Lei Federal 8.666/93, Decreto Municipal 7.320/06, Decreto Municipal 6.564/02 e Decreto Federal 3.555/2000
DATA DA ASSINATURA: 09 de agosto de 2006

MARLI SILVA CÂMARA DE FREITAS
Secretária Municipal de Educação

Observações do BLOG: Na data em que foi publicado o termo de reconhecimento (18 de agosto corrente), Marli de Freitas, conforme noticiava a imprensa, estava afastada do cargo. Isso faz pensar se a publicação tem ou não validade jurídica, devido a liminar concedida pela Justiça. Outro ponto interessante é que a assinatura do contrato, de acordo com a própria publicação da prefeitura, foi feito em 9 de agosto de 2006, posterior a prestação de serviços ao qual se destina o o reconhecimento da dívida. Mais um ponto que merece a atenção: a empresa Nutrimed Alimentação Industrial é aquela que foi contrata por mais de R$ 6 milhões sem nenhuma licitação, apenas através do contratos emergenciais. Depois ela foi a vencedora da licitação para fornecer merenda escolar. A Nutrimed está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual sob suspeita de favorecimento de licitação, assim como é uma das empresas que poderá ser investigada pelos vereadores da Câmara de Nova Iguaçu caso a Justiça entenda, após julgar o mérito do processo movido pela oposição. Ou seja: neste momento de turbulência para a secretária Marli de Freitas, assinar tal documento pode ser tudo o que a oposição precisava.

Decisão

Lembram do caso sobre a funcionária que foi nomeada como assessora do vice-prefeito, sendo que não há vice-prefeito na cidade. Veja a decisão sobre a inicial do juiz:

Processo nº: 2006.038.006708-1

Movimento: 4

Tipo do movimento: Conclus?o ao Juiz

Decisão : O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro propôs a presente Ação de Improbidade Administrativa em face do Sr. Prefeito de Nova Iguaçu LUIZ LINDBERG FARIAS FILHO, sob o argumento de que este teria incorrido em ato de improbidade administrativa ao nomear servidora para cargo em comissão de Assessora de Vice-Prefeito. Alega que o cargo estaria vago, conforme declaração contida em Decreto Legislativo municipal. Afirma que ocorreu desvio de finalidade, eis que a referida servidora continuava a prestar serviços na Secretaria de Governo. O Município de Nova Iguaçu ingressou espontaneamente nos autos, às fls. 58/68, requerendo a rejeição da ação. Decisão de fls. 71, determinando a notificação do requerido. Manifestação do requerido, requerendo a rejeição da ação, fls. 74/89. É O BREVE RELATÓRIO. DECIDO. Nos termos do artigo 17, § 8o da lei 8.429/92, com a redação dada pela Medida Provisória n. 2.225-45/2.001, no procedimento da lei de improbidade administrativa inseriu-se dispositivo determinando um exame prévio da demanda, permitindo um julgamento antecipado do mérito antes mesmo do aperfeiçoamento da relação processual. Diz o citado dispositivo que ´§ 8o Recebida a manifestação, o juiz, no prazo de trinta dias, em decisão fundamentada, rejeitará a ação, se convencido da inexistência do ato de improbidade, da improcedência da ação ou da inadequação da via eleita.´ A respeito do tema, preleciona Rogério Pacheco Alves (´Improbidade Administrativa´, 3a ed., ed. Lumen Júris, 2006) que a adoção da solução prevista no citado dispositivo ´...só deve ocorrer quando cabalmente demonstrada, pela resposta do notificado, a inexistência do fato ou a sua não-ocorrência para o dano ao patrimônio público. Do contrário, se terá por ferido o direito à prova do alegado no curso do processo (art. 5o, LV), esvaziando-se no plano fático, o direito constitucional de ação (art. 5o, XXXV) e impondo-se a absolvição liminar sem processo.´ (pág. 725). Isso porque o administrador público, mais do que o cidadão comum, se encontra em uma situação peculiar denominada zona di iluminabilitá. Nos crimes contra a honra, decidiu o STF, no emblemático voto do Ministro Sepúlveda Pertence (HABEAS CORPUS Nº 78.426-6 - SP, DJU, Seção 1, pág. 04, de 07.08.99): ´É certo que, ao decidir-se pela militância política, o homem público aceita a inevitável ampliação do que a doutrina italiana costuma chamar ´zona di iluminabilitá´, resignando-se a uma maior exposição de sua vida e de sua personalidade aos comentários e à valoração do público, em particular, dos seus adversários.´ (RDA vol. 216/265). Na análise de sua probidade administrativa, com muito mais razão há de se interpretar o juízo ´in dubio pro societate´ (Rogério Pacheco Alves, cit., pág. 725), salvo em casos em que se evidencie a lide temerária. Dito isso, verifica-se que no caso que o Ministério Público afirma que o cargo de Vice-Prefeito foi declarado vago, porque o eleito não tomou posse do mesmo, ao passo que o Município e o requerido afirmam o contrário, que o referido tomou posse no cargo de Vice-Prefeito, e ´...foi considerado empossado por todos´ (fls. 60 e 77), sendo que a declaração de vacância ocorreu em um momento posterior. Essa questão é evidentemente de prova, necessitando assim ser esclarecida ao longo da instrução no curso do processo. Da mesma forma, o ato imputado como de improbidade deverá ser analisado após a instrução, na medida em que o Município afirma que a questão ´só seria juridicamente relevante se este (requerido) tivesse sido alertado da questão pelo Secretário de Governo´ (fls. 61), além de outras alegações que carecem de demonstração na fase de produção de provas. No que diz respeito a inadequação da via eleita, entendemos que a via é adequada em tese, até que o STF se pronuncie em definitivo sobre a questão ventilada. Quanto à intervenção do Município no feito, admito-o como litisconsorte facultativo, conforme decisão do STJ no julgamento do Resp. n. 329-735-RO, Rel. Min. Garcia Vieira, j. 20.9.01, negaram provimento, v.u. DJU 29.10.01, p. 187). ISTO POSTO, RECEBO A INICIAL, determinando a citação dos réus LUIZ LINDBERG FARIAS FILHO e do litisconsorte facultativo MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU, para que respondam à presente. Retifique-se onde couber a inclusão do Município no pólo passivo da presente.

Seria crime eleitoral????

O candidato Waldir Jorge Ladeira dos Santos, conhecido com Professor Ladeira, foi secretário municipal de Controle Geral de Nova Iguaçu. Ele se afastou para disputar as eleições 2006. Porém, seu nome continua na página da Prefeitura na Internet como o titular da pasta. Seria isso uma propaganda enganosa ou crime eleitoral?

Salada mista

Sexta-feira será dia de salada mista em Nova Iguaçu. É que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá ao município para a sua campanha à reeleição. No palanque que será montado na Praça Ruy Barbosa subirão Marcelo Crivella (PRB), Sérgio Cabral (PMDB) e Vladimir Palmeiras (PT)... se sobrar espaço, é claro!

Manifesto

Circula a informação de que pessoas ligadas à secretária de Educação de Nova Iguaçu, Marli de Freitas, farão um manifesto de solidariedade à ela amanhã, na entrada do prédio da Câmara de Vereadores, local onde ela compareçerá depois de convocada pelo Poder Legislativo para prestar um esclarecimento sobre as bolsas de emsino. Vamos esperar para ver se confirma ou não a informação.

Ministério da Educação responde pergunta de jornalista

A respeitável jornalista Cláudia Maria, em 10 de abril corrente, fez uma pergunta ao ministério da Educação para saber mais sobre o caso das crianças bolsistas que estariam de forma irregular no cadastro do INEP. Cláudia perguntou se os recursos do fundo poderiam ser usados no pagamento de bolsas para os estudantes iguaçuanos. O Ministério foi taxativo na resposta que só remeteu à jornalista na sexta-feira passada. Vejamos a resposta do ministério da Educação:

Prezada Senhora,

Em atenção ao e-mail de Vossa Senhoria, prestamos as seguintes informações:

1. Os recursos do FUNDEF são repassados automaticamente e com regularidade a todos os governos estaduais e municipais (sem celebração de convênio), com base no n.º de alunos do ensino fundamental público, atendidos pela respectiva rede de ensino, de acordo com dados do Censo Escolar do ano anterior, de conformidade com o disposto na Lei n.º 9.424/96 e Decreto nº 2.264/97. Os valores devidos são creditados com regularidade numa conta específica do Estado ou Município no Banco do Brasil.

2. De acordo com a Lei nº 9.424/96 (que regulamenta o FUNDEF), os recursos transferidos devem ser aplicados, pelo Estado ou pelo Município, de forma que:

- o mínimo de 60% seja utilizado na remuneração dos profissionais do magistério (aqueles que exercem atividades de docência e os que oferecem suporte pedagógico direto a tais atividades, incluídas as de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional) em efetivo exercício exclusivamente no ensino fundamental público, excluindo-se, assim, profissionais que atuam em outras etapas de ensino (educação infantil / creches, ensino médio, etc.);

- o máximo de 40% seja utilizado no custeio de outras despesas relacionadas à manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental público, na forma prevista no artigo 70 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB), excluindo-se, portanto, outras etapas de ensino.

3. Ainda que na LDB esteja prevista a despesa com a concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas - artigo 70, inciso VI - (ocorrência comum no ensino superior) ela não poderá ser realizada com recursos do FUNDEF, cuja vinculação é exclusiva ao ensino fundamental público, integralmente gratuito, como garantia constitucional a todos os cidadãos.


4. Informações sobre programas de repasses de recursos federais, para a educação, podem ser obtidas na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, no endereço www.fnde.gov.br.
5. Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que diversas informações sobre o FUNDEF, inclusive o Manual de Orientação, encontram-se disponíveis na internet, no endereço www.mec.gov.br/seb/fundef .

Atenciosamente,

Equipe do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Financiamento da Educação Básica - SEB/MEC

Audiência

Será amanhã, ás 14h no plenário da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, a audiência pública sobre os supostos 1.314 alunos fantasmas da rede municipal de ensino. Na quinta-feira à tarde um funcionário do Poder Legislativo Municipal protocolou os ofícios qu econvocam a secretárai Marli de Freitas e o procurador Rodrigo Mascarenhas.

Problemas

Como é de custume, este BLOG anuncia a próxima crise do governo Lindbegr Farias. Desta vez vai envolver a Cárita Diocesana e o Fórum Mundial da Educação. Um contrato de R$ 300 mil vai ser a grande vedete. Aguardem!!!!

Quiproquó

Na caminhada do candidato ao governo do Estado Vladimir Plameiras (PT), sábado passado, na Praça Ruy Barbosa, e que contou com a participação do prefeito Lindberg Farias, quase que o pau quebrou. Militantes da candidatura de Carlos Ferreira (PT) à Câmara Federal vaiaram Rogério Lisboa (PFL), e vice-versa. Em determinado momento o clima ficou tenso. Lindebrg chegou a ficar preocupado se havreia ou não o que conhecemos como vias de fato.

18.8.06

Piada de salão

´São muitos os fornecedores da Prefeitura de Nova Iguaçu que esperam receber pelas prestações de serviços que até hoje não foram pagas. Em razão disso, resolvi fazer um poema para a Prefeitura, que é este:

Depois do tridente no Cruzeiro
Isso é o que penso, é o que acho
Está faltando dinheiro
Para o prefeito fazer o despacho

Piada de salão

´São muitos os fornecedores da Prefeitura de Nova Iguaçu que esperam receber pelas prestações de serviços que até hoje não foram pagas. Em razão disso, resolvi fazer um poema para a Prefeitura, que é este:

Depois do tridente no Cruzeiro
Isso é o que penso, é o que acho
Está faltando dinheiro
Para o prefeito fazer o despacho

15.8.06

Visionário

Conforme prometemos neste BLOG, abaixo desta notinha está o artigo escrito pelo delgado Evandro Reis, que com sua caneta mirolha acertou na mosca a observação feita sobre Lindberg Farias. O autor do texto, atendendo a um pedido amigo, este com o este blogueiro sábado passado, e hoje pela manhão remeteu o artigo publicado na íntegra por este BLOG. A publicação deste artigo se deu no jornal HORA H, em 14 de julho de 2004. Portanto, antes da eleição. Ao delegado e jornalista Evandro Reis, o nosso agradecimento por colaborar com este BLOG.

Eleito, LINDBERGH FARIAS vai afundar Nova Iguaçu!

As grandes discussões políticas no município de Nova Iguaçu seguiam dentro dos padrões já previstos e através dos tempos confirmados, quando surgiu, inesperadamente, LUIZ LINDBERGH FARIAS FILHO e diversos segmentos culturais da região logo começaram a se perguntar o que estaria acontecendo.
Naquele momento o poder executivo e a maioria dos vereadores não se entendiam e o prefeito passava por dificuldades que somente diminuíram um pouco quando ele, prefeito, conseguiu maioria na câmara dos vereadores.
Este era o quadro político: tumultuado, confuso, agitado, digno de requintadas análises de cientistas políticos, sociólogos, filósofos etc.
Era o momento para uma grande investida e LINDBERGH FARIAS, devidamente autorizado e orientado pelos caciques etanólicos de Brasília, tão “amigos” daquele famoso jornalista do New York Times, não perdeu tempo.
Devidamente assessorado pelo vereador iguaçuano conhecido por Ferreirinha, seu cambono (fiel escudeiro), LINDBERGH FARIAS foi recepcionado numa Churrascaria situada na Rodovia Presidente Dutra e, segundo dizem, até carregado no colo ele foi.
Alguns dos oposicionistas ao executivo municipal, além de bem intencionados, eram e são homens bons, todavia aquele que era o momento de se fortalecerem e, para isso, em troca de apoio, costuraram com LINDBERGH e, assim, surgiu a possibilidade de o presidente da câmara compor a chapa como vice-prefeito. O tempo passou e hoje, ao arrepio das tradições democráticas, outros nomes estão sendo escolhidos por Lindbergh e cognominados de “camisa dez” (para alguns, “camisa dez” de LINDBERGH é igual a “camisa de vênus”). Pior: é inadmissível e inaceitável, que políticos iguaçuanos da envergadura dos deputados José Távora, Walney Rocha e Itamar Serpa aceitem vestir tal camisa. Apesar dos pesares, é possível que o Itamar Serpa fique bem trajando qualquer das referidas indumentárias.
Como se vê LINDBERGH caiu aqui de pára-quedas, ficará e irá embora no momento certo, se for eleito naturalmente, depois que tiver cumprido sua missão de afundar Nova Iguaçu. Quanto aos iguaçuanos, ficarão todos com imagens de imbecis. A propósito, ainda dizem que o Paulo Salim Maluf é cínico.
Somente a título de ilustração e repetindo, LINDBERGH caiu de pára-quedas no momento certo, está articulando seus nefastos interesses sem o mínimo de respeito ou vergonha e, desde que chegou, está achando que Nova Iguaçu é uma cidade constituída de idiotas, o que na realidade não procede. Ele precisa saber que aqui existe seriedade.
Finalizando, em Queimados, na mesma linha de malefícios, esse alambique chamado PT conseguiu ser ainda pior porque atropelou e expulsou da sucessão municipal um nome significativo na vida política do município e trouxe o ilustre desconhecido Zaqueu Teixeira, sem nenhuma atividade política anterior na região, apesar de ter somente nascido lá.
Tudo lamentável!


Evandro Reis

14.8.06

Birrinha

Um de tantos motivos do presidente Lula não ter feito campanha em Nova Iguaçu, semana passada, é que Lindberg Farias está de birrinha com a ex-governadora e ministra Benedita da Silva.

A paulistada no comando

Criticado por abrigar paulistas na sua gestão, Lindberg Farias parece não ligar mesmo para as críticas. Sábado ele publicou o contrato com a Fundaçao Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) no valor de de R$ 1.452.720,00. Com dispensa de licitação, por se tratar de órgão público, a instituição vai ser paga com o dinheiro do sacrificado contribuinte iguaçuano para elaborar e implantar um Plano de Modernização e Gestão Estratégica para a Administração Pública Municipal. Trocando em miúdos, podemos dizer que o porefeito contratou paulistas para administrarem Nova Iguaçu. Isso vai mexer com os vereadores, que na semana passada já disseram da tribuna da Câmara que o prefeito deveria apostar mais nas pessoas da terra. Lindberg Farias ignorou o aviso dos parlamentares, qu já estão insatisfeitos com isso. Gravem bem: é passar as eleições 2006 e o governo Lindberg Farias vai sofrer na Câmara de Vereadores. Quem avisa, amigo é.

10.8.06

Convocação

Que fiquem todos sabendo: a secretária municipal de Educação, Marli de Freitas, será convocada para comparecer a uma audiência pública na Câmara. O vereador Xandrinho (PHS) vai usar o artigo 73 do Regimento Interno para convocar a audiência. O procurador Rodrigo Mascarenhas também será convocado. O Ministério Público será convidado e um representante do Ministério da Educação também. Para dar mais brilhantismo ao debate sobre a suposta fraude no cadastro de alunos municipais remetido ao INEP, tamb´´em será convidado um especialista em direito público para falar do programa de Requisa de Bens e Serviços. A audiência está prevista para acontecer dia 16h, às 14h no pelnário da Câmara Municipal.

Palidez

O governo Lindberg Farias atravessa uma crise de identidade. A difícil relação com o PCdoB pode tirar da administração municipal o único verniz vermelho da administração. Aliás, de vermelho Lindberg Farias só tem a memória.

Às léguas dela

Ontem uma repórter do jornal O GLOBO ficou o dia inteiro procuranto e tentando contato com o deputado federal Fernando Gonçalves (PTB). Quando conseguiu falar com o parlamentar, por volta de 16h30, ele estava no bairro Austin. A repórter partiu em direção ao candidato que, sabendo disso, partiu em direção incerta e não divulgada. Coitada da "operária da informação", que não conseguiu cumprir a sua missão de perguntar ao deputado o seguinte: como está sendo fazer campanha depois do caso Planan? Fica aqui, também, a nossa curiosidade.

BOMBA!!!!!!!!!!!!

Vai dar um memelê danado quando vier à luz do conhecimento a relação entre a Cáritas Diocesana de Nova Iguaçu com a secretaria municipal de Educação. O contrato envolve a cifra de R$ 300 mil e foi realizado em razão do Fórum Mundial da Educação. Este BLOG possui cópia do contrato que, mais dias ou menos dias, vai virar vedete nas páginas da imprensa. É coisa de arrepiar. Xiii!

Difícil missão

Leal a Lindberg Farias, o líder de governo na Cãmara de Vereadores de Nova Iguaçu, Daniel da Padaria (PDT), entregou ao secretário de Governo, Duncan Frank Semple, o pedido de afastamento do cargo. A iniciativa não é um afastamento do parlamentar da base de sustentação do governo, mas revela que o exercício de defender Lindberg Farias está cada vez mais difícil de exercer.

Na mosca

Em artigo publicado no dia 14 de julho de 2004, na página 3 do jornal HORA H, o articulista Evandro Reis previa que se eleito, Lindberg Farias iria afundar Nova Iguaçu. Na ocasião, sabendo de nossa simpatia em relação à candiatura do então aguerrido líder estudantil, Evandro Reis foi taxativo em sua fala com este repórter. Disse-me que Lindberg Farias não estava preparado para administrar o município e, logo em seguida, publicou o artigo que desancou com o então "lindinho". O mesmo artigo foi publicado no jornal HOJE (se não me falha a memória) e provocou a revolta de Lindberg, assim como a de muitos aliados e simpatizantes. Hoje, muitos aliados e simpatizantes, evergonhadamente - assim como eu -, concordam que o artigo de Evandro Reis realmente foi um alerta sobre o que poderia acontecer na administração lindberguiana. Podemos dizer que Evandro Reis, que também tem em seu currículo o exercício de Delagado Policial, com sua caneta mirolha deu um tiro na mosca, municiado pela sua visão. Há dois anos atrás ele previa o que hoje os jornais e este BLOG anunciam com frequência. Pedirei o artigo ao Evandro para reproduzir neste BLOG, fazendo assim um desencargo de consciência e louvando o articulista pelo texto visionário que, se lido com os olhos da coerência, poderia livrar Nova Iguaçu da real situação que vive hoje. Parabéns, Evandro Reis!

9.8.06

Reprise

Na sessão plenária da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, ontem, deu para perceber o que está por vir. Todos os parlamentares que ocuparam a tribuna fizeram discursos de unidade do Poder Legislativo Municipal. Começou assim o inferno astral de Nelson Bornier, em 2002.

Outubro vermelho

Após o resultado do primeiro turno das eleições 2006, o efeito outubro vermelho poderá acontecer em Nova Iguaçu, conforme já se comenta em diversas rodas políticas na cidade. É que os candidatos apoiados pelo Governo que tiverem êxito, vão tocar a vida. Aqueles que perderem às eleições, esses sim: terão todos os argumentos para migrarem para oposição. É aí que muita coisa vai acontecer, acreditem!!!

Bolada nas costas

O vereador Fernando Cid (PCdoB), levou uma bolada nas costas do prefeitura Lindberg Farias (PT) e da candidata ao Senado pelo PCdoB, Jandira Feghali. Em recente caminhada no bairro Cerâmica, região onde é reduto de Cid, o candidato a deputado estadual não foi convidado. No entanto Cid chegou de surpresa e encarou Lindberg Farias com olhar de reprovação. Tudo indica que mais adiante Cid vai apresentar a fatura ao prefeito.

Espelho meu

Ontem, um café da manhã feito na casa de show RioSampa, ficou combinado assim: os cargos comissionados deverã estar no calçadão de Nova Iguaçu no próximo sábado para uma caminhada ao lado de Wladimir Palmeiras, candiato do PT ao governo do Estado. Engana-se que pensa que tal iniciativa é para colocar azeitona na empada do candidato. Lindberg Farias quer o maior número possível de pessoas ao seu lado para aparentar uma boa popularidade no município. Agindo assim ele vai conseguir convencer... somente ele.

Mui amigo

O prefeito Lindberg Farias esstá mostrando o quando sempre foi pragmático em sua vida política. Acusado pelo Ministério Público Estadual de improbidade administrativa em razão de aumentar o cadastro de alunos da rede municipal de ensino remetido ao INEP, o prefeito não fala sobre o assunto. Só quem pode falar pela Prefeitura é o procurador Rodrigo Mascarenhas, que a cada matéria publicada é fritado aos poucos.

8.8.06

Estratégia

Meditem nisso: quando estourou o escândalo da lavanderia o diretor do Hospital da Posse pediu licença do cargo. Agoraestoura oescândalo dasaúde, denunciado por Luiz Antônio Vedoin e a secretária de Saúde pede lecença. Estranho, não!!!!

7.8.06

Coleta de assinaturas

Em menos de dois anos de governo, a administração lindberguiana pode enfrentar o seu terceiro pedido de abertura de CPI. É Lindberg Farias mostrando que realmente que chegou para mudar...

Números

O EXTRA diz que o total de alunos lançados de forma irregular no cadastro do INEP, gerando um receita extra de R$ 1,7 milhão por ano, é de 1.314 estudantes. O ex-secretário adjunto de Educação, Emílio Araújo, afirma na página 40 do seu livro que o montante seria de R$ 2,5 milhões extras. Araújo deixou o governo cuspindo marimbondos contra a secretária Marli de Freitas.

Hora Extra

Ontem (domingo, dia 6), o procurador de Nova Iguaçu, Rodrigo Mascarenhas, e o assessor de imprensa, Kaio Luiz Iglesias, fizeram literalmente Hora EXTRA. É que ambos foram à redação do jornal EXTRA para falar sobre a matéria publicada ontem e hoje no jornal. A emenda saiu pior que o soneto. Fizeram merecer um editorial onde o jornal diz: "A caneta vermelha está nas mãos da população, que pode reprovar pessoas que deveriam estar longe da vida pública, fazendo um complexo curso de honestidade". Aléwm do editorial e da matéria, até a colunista Berenice Seara deu a sua contribuição. Considerou "Bola Fora" a ação da Prefeitura de Nova Iguaçu.

4.8.06

A pergunta que não quer calar?

A denúncia feita por Luiz Antônio Vedoin sobre os R$ 18 milhões para a saúde de Nova Iguaçu, maior que os recursos extra orçamentários para o governo do Estado, tem alguma coisa a ver com a não prestação de contas da secretária de saúde à Cãmara???? Esse assunto vai virar vedete.

Xiii

O comparecimento do prefeito de Paracambi à Cãmara de Vereadores de Nova Iguaçu, André Ceciliano, teve um outro motivo: dizer que Lindberg Farias o viu sendo fritado pela CPI dos Sanguessugas e não fez nada. André desceu a lenha no seu ex-chefe. É mais uma história para reforçar a frase de Ulisse Guimarães: O dia do benefício é a véspera da ingratidão.

2.8.06

Folga

No primeiro dia após o recesso parlamentar a Cãmara de Vereadores não teve sessão plenária. É o efeito eleições 2006.

Pingo nos is

O prefeito de Paracambi, André Ceciliano, pisa hoje às 15h na Cãmara de Nova Iguaçu. Terá uma reunião com os vereadores e as notícias veiculadas pela Folha de São Paulo sobre uma possível participação dele no escândalo das sanguessugas será o tema principal.

Pepino II

Por falar em Sueli Pinto, secretária municipal de Saúde, ela deverá ser acionada na Justiça por improbidade administrativa. É que os membros da Comissão Municipal de Saúde da Cãmara de Vereadores de Nova Iguaçu, Cláudio Cianni (presidente), Chiquinho da Ambulância (membro) e Diva Bastos (membro), fizeram um documento assinado por eles solicitando os extratos de pagamentos aos fornecedores e outros documentos sobre a vida financeira da pasta. Até agora, como tem feito com frequência, a secretária não deu a mínima para os parlamentares. A oposição pretende ingressar no Ministério Público Estadual contra a secretária. Para piorar, o membros da Comissão Muncipal de Saúde deverão ser solidários.

Pepino

A secretária municipal de Saúde, Sueli Pinto, convocou os prestadores de serviços e fornecedores de material ao governo municipal para uma reunião que acontece hoje, às 15h, no auditório do Hospital da Posse. Segundo uma fonte com circulação livre pelos gabinetes palacianos, a reunião vai contar com a presença da secretária e do prefeito Lindberg Farias. Ainda de acordo com a fonte, o motivo da reunião é desfazer um boato que o pagamento a essas empresas só seria feito se eleas apoiassem candidatos do governo. Este BLOG, como não poderia deixar de fazer, já providenciou todo o aparato para gravar a reunião e, caso alguma coisa transcorra fora o previsto, vai virar notícia para os nossos leitores.

1.8.06

Ditado mais que popular

O prefeito Lindberg Farias foi lembrado este fim de semana nas comunidades ao longo do corredor viário da Abílio Augusto Távora, ao qual prometeu saneamento e pavimentação. É que depois da tempastade, veio a lambança.

No ar

Esse BLOG dá um conselho às pessoas que ainda têm que receber sobre o campeonato de Asa-Delta no município. Façam um protesto no ar, cobrando de Lindberg Farias com faixas sobrevoando à Prefeitura.

Cano longo

Dizem que os jorgadores de basquete costumam usar tênis cano longo no exercíco do esporte, o que é verdade. Talvez esteja clacado neste pensamento o não pagamento da Prefeitura, desde dezembro de 2005, ao time de basquete que representou o Município no campeonato estadual de basquete. Pela demora do pagamento, pode-se dizer que é cano longo.

Briga feia

A militância petista está pressionando o presidente da Cãmara, Carlos Ferreira (PT), a tomar uma posição em relação ao prefeito Lindberg Farias (PT), de quem reclama mais coerência partidária. Só para se ter uma idéia, quando Vladimir Palmeiras, candidato majoritário do PT fluminense caminhava no Calçadão, semana passada, Lidnerg Farias fazia uma caminhada na Posse com Rogério Lisboa, do PFL. Entretanto, há uma dúvida grande sobre a ausência de Lindberg na marcha de Vlamidir. Uma corrente da militância alega que Lindberg não foi convidado de propósito, e outra mais amena diz que ele estava a serviço. Detalhe: não dizia que era a serviço da direita...

Gravado

Em entrevista devidamente registrada - leia-se gravada - por esse repórter, o deputado Babá (PSOL) desancou o prefeito Lindberg Farias (PT), seu ex-companheiro de bancada na Cãmara dos Deputados, em Brasília. Babá disse que "Lindberg traiu os trabalhadores" ao votar na reforma da previdência e contra o aumento do salário mínimo. O deputado cabeludo falou coisas mais cabeludas ainda para este entrevistador. Four que "o Lindberg fez acordo com o governo Lula para ser prefeito de Nova Iguaçu" e coisas, e coisas e mais coisas. A fita com a gravação deverá ser reproduzida para ser disponibilizada aos interessados. Aguardem!!!!!

Ingratidão

Dizia Ulisses Guimarães que "o dia do benefício é a véspera da ingratidão". Pois, é! Éwerson Cláudio, que era militante do PT e um dos maiores entusiastas da vinda de Lindberg Farias para o município pode testemunhar a experiência deixada por Ulisses. Ele, que começou no cargo de Ouvidor da Prefeitura de Nova Iguaçu, hoje está fora do quadro de servidores do governo. Na reforma recente feita pelo prefeito ele foi rebaixado de posto e, isto posto, se fez posto na rua ao pedir demissão.

Roupa suja

Referente à Lavanderia São Sebastião de Nilópolis, que foi contratada pelo Hospital da Posse por R$ 4,24 milhões para lavar roupa, esse assunto ainda vai dar muito o que falar. Tem gente fazendo coleta de preços em diversos hospitais do estado para saber se o valor pago pelo Hospital da Posse está ao preço de mercado. Só para dar uma ajuda sobre esse assunto: hospitais particulares pagam menos pelo mesmo tipo de serviços considerando o valor por kilo de roupa. Coisa de arrepiar.

Antenado

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) aguarda silenciosamente o inquérito do MP virar processo. Vão usar as investigações dos promotores como granadas de mão em manifestação contra o prefeito Lindberg Farias.

Improbidade

O caso conhecido como a "Fraude da Página 40", que envolve crianças lançadas inadequadamente no cadastro do INEP pela Prefeitura de Nova Iguaçu ainda vai dar muito o que falar. Não tarda e o Ministério Público Estadual, que apura o caso em caráter sigiloso, vai acusar o prefeito de improbidade administrativa. A secretária de Educação, Marli de Freitas, também deverá responder no processo.

Fachada

Os vereadores Carlinhso Presidente (PSDB) e Marcos Rocha (PHS), ensaiaram candidaturas a deputado estadual. Foram apenas balões de ensaio.

Dificuldades

Caros amigos, de início peço desculpas pela demora em atualizar o BLOG, mas preciso dizer-lhes o quanto é difícil essa tarefa, sobretudo para um repórter que dispõe de pouca estrutura para tal. Mas, ainda continuo na trincheira e dela não pretendo sair tão cedo. Vamos às notícias.