29.8.08

Xiii

O vereador Miguel Ribeiro (PPS) quer mexer em um vespeiro. Ele pretende apresentar um requerimento de informações à Câmara, perguntando quantos pessoas trabalhavam na Codeni em dezembro de 2007 e quanto têm hoje. Só vou dar uma dica: aumento de pouco mais de 600 ultrapassando a marca de mil. Caso o requerimento não seja aprovado, o que é muito possível, Miguel pretende acionar o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Cãmara, vereador Celso Valentim (PHS), para a realização de uma audiência pública com direito à convocação do Marcelo Lessa. È só aguardar.

28.8.08

Desfile

Por Claudia Maria

Seria cômico se não fosse trágico. Hoje de manhã quem precisava entrar na Rua Itacuruça, aquela que fica atrás da Prefeitura, tinha que dar a volta porque a Defesa Civil fechou um trecho da rua para treinar os funcionários a desfilar! O mais engraçado (desculpem) era que não tinha guarda de trânsito na entrada da rua e os motoristas só ficavam sabem do evento depois que já estavam lá! Alguns protestavam e os funcionários da Defesa Civil ficavam chateados, afinal são os donos da rua!! Que coisa!

27.8.08

Quem te viu e quem te vê

Por Claudia Maria

O presidente da Codeni, Marcelo Lessa, está diferente. Algumas pessoas antes ligadas a ele estão estranhando o comportamento do rapaz que antes era simpático e sorridente e não perdia a oportunidade de cumprimentar um conhecido quando o encontrava. Agora, passa como se não conhecesse mais os amigos. Alguns já mandaram avisar para ele que o cargo na Codeni é transitório, assim como qualquer governo. Eu, hem!

Esclarecimento aos novos leitores

Só para esclarecer os novos leitores que fizeram contato com o Blog através de e-mails, o mapa ao lado, quando é clicado, amplia e mostra ao leitor em quais países e regiões este Blog é lido. Em cada ponto vermelho, diferenciando o tamanho das bolinhas, é possível saber por onde somos lidos.

Virótica

Há, nas ruas, rumores de pesquisas onde esse ou aquele candidato está na frente. Recentemente, fui abordado por um simpatizante do Governo Municipal, porém meu amigo pessoal, que veio com a seguinte conversa: "Lindberg está ... na frente do Nelson". Apenas ri e perguntei se teria como me passar, pelo menos, o número de registro da pesquisa. Queria apenas checar se procedia a informação, mas meu amigo não sabia dizer e foi ensaiado para falar apenas aquela frase.
O leitor deve estar se perguntando a razão de eu ter usado a variação do verbo ensaiar para fazer alusão à incapacidade de informação do meu amigo. Explico:
Acho que tenho uma estrada longa no jornalismo, principalmente na área política. Nessa estrada aprendi algumas coisas. O que está acontecendo na cidade é uma prática muito comum utilizada por assessoria de imprensa e ou marketing. Trata-se da "virótica", que é a arte de contaminar as pessoas com uma ou outra mensagem. Como o próprio nome sugere, a virótica é uma técnica de espalhar uma notícia ou um fato, ganhando as ruas nos botequins e padarias da vida. É como espalhar um assunto que necessariamente não precisa ser verdadeiro. Portanto, em resposta ao meu amigo, pode ser até que a propalada pesquisa exista, mas não me deixo contaminar pela virótica.

Fora do debate

O setor do comércio varejista é um dos principais na economia do Município. Porém, até o momento nenhum debate foi proposto sobre o tema. Ambos candidatos não disseram suas propostas para consolidar ainda mais este setor da economia que gera muitos empregos para Nova Iguaçu.

Comentando

Vou fazer um comentário sobre a notinha da Cláudia Maria. É verdade que hoje, se participar de um debate, Lindberg põe em risco suas possibilidades de ser eleito. Na ocasião em que o rapaz era "atiradeira", tudo bem. Agora ele é "vidraça".

Atentos

Quem pensa que irá tirar casquinha na inauguração da UPA amanhã, pode tirar o cavalinho da chuva. O TRE estará atento aos candiatos que participarem da inauguração.

Debate

Por Claudia Maria

O prefeito Lindberg Farias já foi chamado para um debate com os outros candidatos mas, pelo jeito, não quer se arriscar. Nem de perto lembra o rapaz que gostava de confrontos e de mostrar suas idéias, naquela época, revolucionárias.

Quase!

Por Claudia Maria

O vereador Marcos Fernandes (DEM) e o prefeito Lindberg Farias quase foram às vias de fato outro dia. Quem estava por perto disse que os xingamentos foram os piores possíveis. Parece que o motivo da briga foi dinheiro para a campanha.

Complições futuras

Ontem o PT iria se reunir para discutir o caso do candidato Batata, acusado por um integrante do partido de crime de homofobia e racismo, mas não deu quórum. A reunião foi marcada para o próximo sábado. Porém, este Blog já tem ciência que independente do PT tomar um ou não um posicionamento, entidades de representação dos negros, assim como dos homoxessuais pretendem fazer um manifesto contra o rapaz. Para piorar a situação, tal manifesto poderá atingir a campanha de Lindberg. Mas não pára por aí: dia 28 de setembro terá o 5a Parada do Orgulho Gay e, ao que tudo indica, poucos dias antes da eleição, poderá afetar o prefeito. Xiii

Essa foi demais!

Por Claudia Maria

O prefeito Lindberg Farias tem dito no seu programa de televisão algumas coisas interessantes. Além de dizer que está trazendo a UPA, para a qual negou a licença para instalação, ele diz também que o hospital particular da Amil, recentemente inaugurado no centro do município, vai desafogar o Hospital da Posse!!!!!!! Alguém tem que avisar para ele que a consulta no hospital da Amil é R$ 100 e que um plano está em média, R$ 120. Será que depois de quatro anos ele ainda não sabe o perfil de quem procura o Hospital da Posse? Além disso, se esquece que a cidade já tem um ótimo hospital particular que é o Nossa Senhora de Fátima. Francamente!

25.8.08

"Carta-denúncia"

Confome publicamos anteriormente, segue cópia da carta-denúncia encaminha pelo Paulo César à Executiva Municipal do PT:
"Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2008.

À
Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Nova Iguaçu


Ref.: Denúncia de crime de racismo e homofobia.

Prezados/as Companheiros/as,

Venho, pelo presente, apresentar aos/às integrantes da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Nova Iguaçu denúncia de crime de racismo e homofobia praticado pelo candidato a vereador Anderson Batata.

As ofensas criminosas aconteceram durante a gravação do programa de tv dos/as candidatos/as a vereador/a dos partidos que apóiam a reeleição de Lindberg à prefeitura de Nova Iguaçu, conforme relato abaixo.

Por determinação da coordenação de campanha de Lindberg, eu, Paulo Cesar Nunes dos Santos (Paulinho), militante da campanha, e Luciana Pireda, integrante da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores, ficamos responsáveis por organizar a gravação e acompanhar a edição das fitas de vídeo dos/as candidatos/as a vereador/a de todos os partidos que apóiam a candidatura de Lindberg. Para o início do trabalho, foi solicitado a todos os partidos que remetessem lista completa, contendo os nomes e números dos/as candidatos/as, bem como o tempo de exibição que caberia a cada um/a e a grade de aparição na tv.

De posse desse material, foi organizada a agenda de gravações, que ocorreram nos dias 14, 15, 16 e 17 de agosto, na produtora Expertise, localizada em Duque de Caxias. Os/as candidatos/as do PT estavam agendados/as para o domingo, 17/08, juntamente com os/as candidatos/as do PSB e do PTdoB.

Ao chegar na produtora para gravar a sua participação, o candidato Anderson Batata me comunicou que gravaria 11’’, ao contrário dos 7’’ que estavam informados por escrito pelo partido, porque o candidato César das Vans e Kombis abriria mão de seu tempo de 4’’ na tv em favor dele, Batata. Como o partido não havia nos informado nada sobre essa mudança, e entendendo que a divisão do tempo de tv é de responsabilidade dos partidos, solicitei que os candidatos em questão buscassem uma autorização formal da Executiva do PT, a fim de que não restassem dúvidas sobre a legalidade da mudança que estava sendo proposta. Tal exigência visava a resguardar a mim e a Luciana de futuras cobranças sobre interferências indevidas na autonomia de cada partido para decidir sobre o tempo de aparição de seus/suas candidatos/as.

Para tentar garantir a mudança, os candidatos em questão convocaram o dirigente partidário Jurandir e mantiveram-se em reunião durante toda a tarde de domingo com Luciana, quando decidiram que seriam feitas duas gravações do candidato Batata, com 7’’ e 11’’, e uma do candidato César das Vans, com 4’’. Caso a Executiva do partido conseguisse se reunir na manhã de segunda-feira, dia 18 de agosto, até às 12h, e autorizasse formalmente a mudança dos tempos de exibição dos dois candidatos, iria ao ar o programa de 11’’ do candidato Batata e o programa de 4’’ do candidato César não seria exibido. Mesmo não tendo chegado a nossas mãos o documento assinado pela Executiva do PT, em confiança na informação recebida por Luciana de que a reunião tinha acontecido e aprovado a alteração na distribuição dos tempos, o primeiro programa dos proporcionais que foi ao ar na terça-feira, dia 19, exibiu o candidato Batata com 11’’ e não exibiu o candidato César das Vans.

Devido a um problema técnico gerado pela produtora do programa, todas as gravações realizadas no domingo tiveram que ser refeitas e nova rodada foi marcada para a terça-feira, dia 19 de agosto, com todos os/as candidatos/as dos partidos prejudicados, incluindo o PT.

Como Luciana tinha virado a noite acompanhando a edição da fita do programa que iria ao ar nesse dia, eu fiquei com a responsabilidade de coordenar sozinho as regravações do dia. Ao chegar para a gravação, o candidato Batata me comunicou que o seu tempo tinha passado para 15’’, pois além dos 4’’ do candidato César, ele faria uma permuta com o candidato Sodré, que também tem 4’’, somando assim os tais 15’’ que ele me informava. Ainda sem ter em mãos a ata assinada pela Executiva que legitimava essa nova alteração nos tempos de exibição do PT na tv, expliquei a ele que precisava desse documento para proceder à gravação dele. O candidato Batata ligou então para o dirigente partidário municipal Jurandir e me pôs para falar com ele no celular. Perguntei a Jurandir se a Executiva havia se reunido e se havia deliberado sobre a questão em tela. Ele me afirmou que a reunião teria acontecido e que havia ata assinada da mesma. Solicitei cópia da ata e fiquei tranqüilo em relação à mudança de tempo proposta para o candidato Batata.

Porém, para minha surpresa, logo após essa conversa com Jurandir, recebi uma ligação de Edir, também dirigente municipal do PT, me questionando sobre qual o tempo de gravação do candidato Batata. Relatei a ele todo o ocorrido até ali e ele me afirmou que a Executiva do partido não havia se reunido e que a divisão de tempo que devia vigorar era a que havíamos recebido impressa antes do início das gravações. Diante do impasse, pedi a Edir que ligasse para o Jurandir e depois me retornasse a ligação, dizendo, em nome da Executiva do partido, o que de fato prevaleceria. Minutos depois Edir me ligou e disse que, na conversa telefônica com Jurandir, ficou confirmado o que me dissera anteriormente, ou seja, de fato, não tinha ocorrido reunião da Executiva para tratar do tema e que prevalecia a orientação anterior, qual seja, o candidato Batata gravaria 7’’, o candidato César gravaria 4’’ e o candidato Sodré gravaria 4’’. Para evitar mais controvérsias em torno do tema, pedi ao Edir para conversar por telefone com a dirigente partidária municipal Cíntia, que acompanhava o candidato Batata na gravação, a fim de dirimir quaisquer dúvidas sobre o tema que ainda restassem.

A partir daí, orientei o diretor de imagens da produtora que o tempo de gravação do candidato Batata era de 7’’ e continuei organizando os/as demais candidatos/as para suas gravações. Porém, tão logo iniciou os procedimentos para a gravação do candidato Batata, o diretor me procurou para perguntar qual era de fato o tempo de gravação dele, pois o mesmo dizia, já dentro do estúdio, que gravaria 15’’. Dirigi-me, então, ao estúdio, para resolver a nova controvérsia. Disse ao Batata que, conforme informado pelos dirigentes consultados, o tempo correto do candidato era de 7’’, e era esse tempo que ele gravaria. Reafirmei essa orientação ao diretor e voltei à tarefa de organizar a gravação dos/as demais candidatos/as.

Tão logo termina sua gravação de 7’’, o candidato Batata sai do estúdio aos berros, totalmente alterado, dizendo “Seu viadinho, tu vai ver só!”. Eu, assim como todos os presentes, levamos um susto, pois o tom de agressividade do candidato era, de fato, tão assustador quanto injustificável.

Entendendo que suas ofensas eram a mim dirigidas, argumentei com ele que deveria ir para a rua em busca de eleitores, ao invés de tentar atrapalhar o trabalho de gravação dos/as demais candidatos/as, o que também prejudicava a campanha majoritária. Insensível ao meu apelo, o candidato continuou com seus impropérios, ameaças e graves ofensas, afirmando com ênfase agressiva que “...esse crioulo viado vai ver...” e similares. Enquanto todas as pessoas presentes no recinto, candidatos/as, assessores/as e técnicos envolvidos na gravação, permaneciam entre estupefatos e chocados com o triste espetáculo patrocinado pelo candidato, a dirigente Cíntia caiu em prantos, pedindo ao candidato que cessassem suas agressões verbais e ameaças. Então, o candidato finalmente esgotou o seu imenso repertório de ofensas e agressões e retirou-se do local, acompanhado de seus assessores.

Ainda atônito com tamanho destempero do candidato Batata, tentei retomar a rotina das gravações, o que só foi possível depois de alguns minutos de manifestação dos presentes. Todos, indistintamente, se mostraram chocados com a agressividade do candidato e manifestaram irrestrita solidariedade a mim, entendendo que a atitude do candidato em nada somava para a campanha majoritária ou para a campanha dos proporcionais. Alguns candidatos presentes, como Washington Luis e Flávio do PT, são testemunhas dos fatos relatados.

As gravações prosseguiram até às 10 horas da noite, seguidas de reuniões para determinar a solução dos problemas técnicos apresentados no programa exibido naquele dia, as quais vararam a madrugada, numa demonstração inequívoca de meu compromisso e de Luciana com o êxito da campanha dos/as candidatos/as a vereador/a de todos os partidos da coligação.

Esse detalhado relato pretende demonstrar que as agressões e ofensas a mim dirigidas pelo candidato Batata deveram-se, única e exclusivamente, ao meu empenho em fazer prevalecer a decisão partidária em relação à divisão de tempo dos candidatos a vereador do PT. Não era meu papel ou da Luciana definir os tempos dos/as candidatos/as, mas apenas garantir a gravação nos tempos estabelecidos pelos partidos. Ressalte-se que, afora esse lastimável incidente, nenhum outro/a candidato/a ou partido criou qualquer tipo de questionamento ou dificuldade para a gravação dos programas.

Entendo que o PT, partido cuja longa história de vida, lutas e vitórias é do conhecimento e vivência de todos os/as companheiros/as, não pode abrigar em sua nominata de candidatos pessoas que não compartilhem de ideais mínimos de sociabilidade, onde deve imperar o respeito às diferenças. Discriminação de qualquer espécie não combina com o espírito democrático que impera no partido. O PT não pode ser representado no parlamento municipal de Nova Iguaçu, ou mesmo no executivo municipal, por pessoas que dão demonstrações públicas de racismo e homofobia.

Esta denúncia tem por objetivo informar os/as dirigentes partidários do ocorrido, para seu pleno conhecimento e tomada das providências que julgarem necessárias para o caso, independentemente das medidas legais cabíveis que eu venha a adotar em relação ao crime cometido.

Certo de sua atenção e sem mais para o momento, despeço-me atenciosamente.



Paulo Cesar Nunes dos Santos"
Obs.: Este Blog vê que o caso é muito crítico e de profundo pesar. Com a palavra, o Batata...

Inauguração

Encontrei, sábado, Hélio Duarte, diretor da Cãmara de Vereadores de Nova Iguaçu, e fui informado que hoje será inaugurado o refeitório dos funcionários, com direito à ambiente climatizado.

Pirou na batatinha?

Olha, a quantidade de e-mails que este Blog recebeu foi grande. Maior ainda me parece é a revolta do Paulo Cesar Nunes dos Santos, membro do Partido dos Trabalhadores e um dos responsáveis pela organização da gravação do programa eleitoral gratuíto dos candidatos do PT. Ele enviou à Executiva Municipal do PT um documento onde diz que o candidato Anderson Batata, ex-secretário municipal da Juventude, praticou crimes de homofobia e racismo. Segundo fontes do Blog, além de pedir a abertura de uma Comissão de Ética para apurar e punir, se for o caso, as supostas ofensas feitas por Batata, Paulo César Nunes dos Santos, autor da denúncia, parece que vai à Justiça para cobrar os seus direitos. É... parece que a batata está assando.


Ps.: A carta-denúncia enviada à Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores chegou apenas para alguns membros, enquanto para outros ainda não. Até nós tivemos acesso e devemos publicar na íntegra.
A este Blog Paulo César confirmou a autoria da carta-denúncia e disse, ainda, que haverá uma reunião do partido para tratar do assunto.
A coisa é tão grave que até o deputado federal Carlos Santana pediu para que o Batata pedir desculpar e desfazer o clima que promete virar uma enorme polêmica interna.

20.8.08

Que coisa!!!

Por Claudia Maria

Começou hoje o programa eleitoral que mostra a campanha para prefeito da cidade. Como era de se esperar, o deputado Nelson Bornier pautou seu programa na Saúde, principal reclamação dos moradores da cidade. Por sua vez, o prefeito Lindberg Farias admitiu que não foi bem nessa área mas aproveitou para dizer que a cidade vai ganhar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) nos próximos dias e que ainda vão chegar mais duas. Ele só esqueceu de dizer que demorou mais de três meses para liberar a licença para construção da UPA no bairro Cabuçu porque a indicação era do deputado Bornier. Essa fala do prefeito mostra que o dia da inauguração será bastante concorrido. Com certeza, ele vai levar a claque.

Comentário

Sobre a notinha da Cláudia Maria e que está sem título, tenho um comentário a fazer:


O Coelhinho do Páscoa disse para o Papai Noel, que falou para o Saci Pererê, que contou para a Mula Sem Cabeça, que espalhou para o Boitatá, que sussurou para a Fada Madrinha, que deixou escapar para o Duende, que cagoetou para o Gnômo que acretida no Lindberg Farias. O ET de Varginha e o Chupa-Cabras riram disso!!!

É...

Depois de espalhar que o seu apositor iria acabar com o transporte alternativo em Nova Iguaçu, Lindberg Farias me vem com essa: quer regulamentar o decreto do tranporte alternativo na cidade, mas só no seu segundo mandato - assim diz ele. Uma perguntinha: qual o motivo que o faz não transformar em lei agora? Já entendeu? Então está explicado.

Coronel sem farda

Lindberg Farias sempre disse que iria acabar com os "coronéis iguaçuanos". Mas, na edição do jornal O Globo desta quarta-feira, a repórter Maiá Menezes mostra a que ponto chegou aquele que um dia se disse líder dos caras-pintadas, mas que hoje pratica as mesmas estratégias que anteriormente criticava: o uso da máquina para captar os votos dos desprovidos.
Uma decisão tomada pelo juiz José Acir Lessa Giordani, responsável pela 156ª Zona Eleitoral, suspendeu uma reunião que estava marcada para quarta-feira, convocada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Randal Farah, com pessoas contempladas pelo Bolsa-Família. Após receber denúncia anônima, o juiz decidiu suspender a reunião por suspeitar do "uso da máquina" a serviço eleitoral. Agora o caso se encontra nas mãos do Ministério Público Eleitoral.
Ontem outra suspeita de prática do uso da máquina foi realizada. O Ministério do Trabalho e Emprego, comandado por Carlos Lupi, que está licenciado do presidência do PDT, partido que é vice na chapa liderada pelo petista Lindberg Farias, começou a fazer o cadastro de pessoas, em Nova Iguaçu, para trabalharem nas obras do PAC. São 300 vagas que serão oferecidas e 20% delas destinadas ao sexo feminino....


Desabafo
Gente, por ser em um momento eleitoral não quero me expor para não ser multado pelo TRE. Mas gostaria de dizer muita coisa sobre esse coronel sem patentes que se degenerou ao longo de sua trajetória política e que faz da necessida alheia o alimento de sua ambição eleitoral. Parece que é na urna da miséria que ele quer o seu sucesso, assim como outros tantos nomes repugnantes que já passaram por nossa história política. É demais! Desculpem-me.

19.8.08

Por Claudia Maria

"Quem te viu, quem te vê, quem não a conhece não pode mais ver prá crer, quem jamais a esquece não pode reconhecer". A frase é de uma música e Chico Buarque e pode se aplicar a atual realidade da política praticada por Lindberg Farias em Nova Iguaçu. Orando nas igrejas evangélicas, rezando para os santos na igreja católica e batendo cabeça para os orixás no espiritismo, ele nem de longe lembra o jovem que se declarava abertamente ateu. O interessante é que de ateu se transformou em ecumênico e qualquer oração serve. Mas, é bom lembrar que para uma pessoa como Lindberg que não é cristão é fácil fazer esse papel, mas o mesmo não é aceito por pessoas que deveriam entender as escrituras como alguns padres e pastores. Isso tem feito alguns fiéis sairem dos cultos um pouco transtornados. Ver o prefeito pregando como um cristão no púlpito das igrejas evangélicas é, no mínimo, estranho. Principalmente quando isso acontece em tempo de eleição. É sempre bom lembrar que Cristo expulsou os vendilhões do templo e que o púlpito e o altar das igrejas (católica ou evangélica) são locais sagrados. Não dá para brincar ou fazer política com isso.

Mais calote

Por Claudia Maria

Fiéis da igreja Assembléia de Deus da Rua das Mangueiras no bairro Austin assistiram uma cena interessante há poucos dias depois do culto. O prefeito Lindberg Farias acabava de fazer uma oração fervorosa e se preparava para sair quando foi abordado pelo repórter fotográfico Oswaldo Guilherme que é vice prefeito na chapa do PSOL. Oswaldo aproveitou o momento de paz do prefeito para cobrar uma dívida que vai completar quatro anos. Logo no início do governo Lindberg ele fez três publicações na revista Fator Econômico sobre os projetos do governo que começava. O total do trabalho ficou em R$ 21 mil e até hoje nem projetos nem pagamento. Oswaldo já falou com o prefeito várias vezes mas nunca conseguiu receber. Dessa vez, achou que Lindberg cheio do espírito cristão não mentiria mais uma vez. No entanto, mais uma vez, o prefeito não resolveu o problema do profissional. Sem esperanças, Oswaldo já está pensando em atitutes extremas como pensou em fazer o praticante de asa delta Sidney que só recebeu depois de ameaçar o prefeito de se acorrentar na rampa da prefeitura. Acuado, Lindberg pagou o esportista. Se a onda pega, a rampa não será suficiente para tantos acorrentados.

18.8.08

Liberou geral

Por Claudia Maria

O TRE está seguindo a orientação do Supremo e está liberando todos e todas para concorrer à eleição sem se importar com os problemas na Justiça. Com isso, Lindberg se safou mais uma vez com seus cinco processos de improbidade e mais de 300 procedimentos e inquéritos. Seria interessante que o procurador geral Marfan Vieira se pronunciasse, já que chegou a declarar para a Imprensa que "Lindberg e Nelson dificilmente concorreriam à Prefeitura". Alías, tenho certeza de que muita gente gostaria de ver outras declarações de Marfan sobre as acusações que sofreu em maio. Ninguém duvida de sua idoneidade mas o povo que ver os responsáveis punidos.

Dengue

Por Claudia Maria

Tivemos informações de que a Funasa resolveu dar férias agora para grande parte dos reintegrados que combatem à dengue em todo o país. A explicação é de que as férias da maioria estão vencidas e não se pode esperar mais. Até ai tudo bem. Mas, se levarmos em consideração que é agora que o mosquito está proliferando entendemos que não foi uma tática das mais inteligentes do governo federal. No próprio site do Ministério da Saúde a orientação é de que a dengue precisa ser combatida durante todo o ano. Todas as cidades precisam acatar a orientação da Funasa. O pior disso é que, em Nova Iguaçu, setembro também foi escolhido para dar férias aos outros agentes municipais que combatem a doença. Segundo técnicos, isso não será problema se nos meses de outubro, novembro e dezembro se fizer um combate rigoroso. Vamos esperar para ver mas se o material de combate não chegar como aconteceu no ano passado poderemos ter uma epidemia maior do que a desse ano em 2009.
O interessante de tudo isso é que o Sindicato da categoria "não bateu lata" contra essa política de férias e de falta de material como costuma fazer em relação aos seus salários e seus empregos. Apenas no Blog do Sindicato se vê alguma coisa a respeito. A população gostaria que eles fossem tão combativos contra a dengue como são na hora de lutar pelos seus direitos.

Valoroso Valentim

Por Claudia Maria

O vereador Celso Valentim tem feito pronunciamentos fortes na tribuna da Câmara e na rádio Tropical Solimôes. Celso sempre diz que quer ser ouvido pelo Ministério Público mas que nunca foi chamado. Considerando todo a bagagem do vereador acreditamos que seria de grande valia um depoimento seu à Justiça. Nós também não entendemos porque até agora ele não foi chamado para prestar esclarecimentos já que faz denúncias abertamente. Ficamos esperando uma posição do Ministério Público.

Apesar...

Apesar do prefeito Lindberg Farias concorrer com a "máquina" nas mãos, o discurso de seus aliados tem sido de que é possível vencer. Ora! Esse discurso mostra a fragilidade da candiatura do atual prefeito frente ao seuprincipal adversário. Quando aliados adotam a fala de que é possível vencer, dizem, nas entrelinhas, que neste momento ele está derrotado. Quando o discurso usa muito o termo "apesar" isso significa e a coisa está ruim. O apesar adotado pela turma ajuda mais ainda que a imagem de Lindberg se materialize nos debates como um perdedor.

Enfim

Finalmente amanhã começa as campanhas eleitorais nas rádios e emissoras. Amanhã veremos e saberemos as linhas adotadas pela turma da publicidade dos dois principais adversários. Depois de 15 dias de campanhas, programas e propostas, poderemos ter uma noção melhor de quem poderá vencer as eleições.

Critérios?

Por Claudia Maria

Não posso deixar de fazer um comentário sobre a nota do Almeida a respeito do tempo de televisão. Há muito tempo que o PT de Nova Iguaçu mostrou que não tem critérios. Se tivesse, Lindberg não seria prefeito da cidade. Agora, o partido está nas mãos de quem quer só levar vantagens. Orleide não tem espaço nessa panela que se formou ao redor do poder. Agora que eles sentiram o gostinho não querem mais sair e vão passar por cima de quem estiver na frente deles. Critérios? Coerência? Moral?Ética? Eles não sabem o que é isso!

15.8.08

Paralisadas

As obras que estavam em andamento em 12 ruas do bairro São Lázaro foram paralisadas. Segundo uma fonte do Blog, a empresa Farmo Construções, contratada por R$ 1.498.000,00 para fazer as obras, paralisou as obras. O pior de tudo e que as 12 ruas continuam sem pavimentação.

Repartido

Repartido o tempo de televisão do PT, sobrou fragmentos para alguns candidatos. Orleide Monteiro terá apenas três segundo, enquanto Marli e Ferreinha terão 30 segundos cada. E assim se constrói o PT, que diz lutar pela igualdade de forma desigual. Aliás, qual o critério que deu 10 segundos para o Berriel e 10 segundos para o Paula Santana?

Governo Fujão

Por Claudia Maria

Ainda a respeito da fuga de Walney Rocha para não ser preso. É bom lembrar que isso tem acontecido com frequência no governo Lindberg. Além de Marli de Freitas, que também precisou se esconder para não ser presa, outros assessores de secretários e o próprio prefeito já entrou com atestado de saúde para não depor várias vezes. Pelo jeito, trata-se de um governo que tem muito a esconder. Uma peculiaridade interessante para quem se diz de esquerda e governo transparente. Podemos dizer que essa transparência está um pouco ofuscada!

Corra que a Polícia vem ai!

Por Claudia Maria

Mais um secretário de Saúde do governo Lindberg Farias quase vai preso por não entregar remédios de necessidade a paciente. Isso já aconteceu com a ex-secretária Marli de Freitas e agora com Walney Rocha. Terça-feira, o Juiz da 7ª Vara Cível, João Baptista Damaceno, nos autos do processo 20080380185410, determinou a intimação do secretário de saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu, Walney Rocha, para que no prazo de duas horas ele entregasse a Alcebíades Peres Machado Filho medicamentos solicitados judicialmente. Caso o contrário o secretário receberia voz de prisão em flagrante por crime de desobediência. O secretário, no entanto, não foi encontrado no local. Ontem, Walney impetrou pedido de habeas corpus junto ao TJ e o mandato acabou sendo suspenso até a realização de uma audiência especial, marcada para o dia 21 de agosto. Walney Rocha é o sétimo secretário de saúde da administração do prefeito Lindberg Farias. A sua antecessora, a vereadora petista Marly Freitas, também foi alvo do crivo judiciário pelo mesmo motivo.
...aliás, o secretário Walney Rocha e sua esposa, Dione dos Santos Lima Carvalho, são réus em outro processo (2007038002096-0), pela 2ª Vara Cível. Trata-se de uma ação de cobrança de condomínio, cujo o autor é o condomínio do Edifício Iguaçu Square Shopping Center.

13.8.08

Essa foi demais!

Por Claudia Maria

Depois de ler essa matéria do Ricardo Villa Verde no jornal O Dia eu vou vender meus bens e ajudar o prefeito Lindberg Farias na campanha. Ah, coitado!

Bornier declara R$ 336 mil e Lindberg diz que não arrecadou

Nelson Bornier, candidato do PMDB em Nova Iguaçu, também está entre os campeões de arrecadação. Ele obteve R$ 336 mil. Seu principal adversário, o prefeito Lindberg Farias (PT), declarou ao TSE não ter tido receita. O petista, porém, informou que gastou em julho R$ 94.800 em publicidade, sem revelar de onde veio o dinheiro.Principal adversário de Rodrigo Neves em Niterói, o ex-prefeito Jorge Roberto (PDT) informou ter arrecadado apenas R$ 90 mil em julho, a maior parte (R$ 50 mil) de recursos próprios. O pedetista gastou apenas R$ 33.162. Na estimativa inicial ao TSE, ele previu gastar R$ 800 mil na campanha toda. No Rio, dois candidatos apresentaram contas zeradas ao TSE: Filipe Pereira (PSC) e Antonio Carlos (PCO). Vinícius Cordeiro (PTdoB) foi o que obteve menos recursos: apenas R$ 2.600, que saíram do bolso do candidato. O dinheiro foi gasto em impressos. Alessandro Molon (PT) apresentou receita de R$ 13.462 de receita. Ele gastou quase tudo (R$ 12.943). Já Chico Alencar (PSOL) arrecadou R$ 8.180 e não gastou nada em julho. Jandira Feghali (PCdoB) teve receita de R$ 78 mil e despesa de valor igual.

Interessante

O vereador Celso Valentim está apurando uma informação grave. Trata-se das famílias vítimas das chuvas de dezembro de 2006, ocasião em que o governo municipal resolveu retirá-las das casas em locais de risco e, em contrapartida, garantir um tal "aluguel social" até que as casas fossem reconstruídas em outro local. As famílias são de bairros diferentes, pertencendo as regiões do corredor viário da Estrada de Madureira e da Posse. Porém, segundo uma reportagem feita pelo jornal Tribuna da Região, uma construtora paralisou as obras que dariam 132 casas para essas famílias. A empresa, de acordo com a matéria, só recebeu 10% do montante do contrato e terá que demitir os trabalhadores da região que foram contrato para erguer o conjunto no bairro Cobrex. Mas, voltando a falar dessas famílias, há quem diga que as vítimas que recebiam o aluguel social, tão propalado por Lindberg Farias, foram despejadas por falta de pagamento. Quem quiser lembrar darei uma ajuda ao reproduzir a matéria escrita pela assessoria do prefeito em dezembro de 2006:

Começa remoção de famílias que viviam em locais de risco de enchente
Nova Iguaçu, 08 de dezembro de 2006

Começou em Nova Iguaçu nesta sexta-feira, 8 de dezembro, a demolição das primeiras casas irregulares localizadas em áreas de risco de desabamento no caso de novas enchentes na cidade. As primeiras 12 casas derrubadas pela Prefeitura estavam localizadas no bairro da Posse, nas ruas Boaventura, Maria de Jesus e Margaridas. Elas foram construídas sobre o Valão Carmari 1, impedindo o fluxo normal do seu leito quando a vazão aumenta durante as chuvas. "Estamos removendo as casas porque, enquanto estiverem ali, as enchentes vão continuar acontecendo, colocando a vida das pessoas em perigo", explicou o prefeito Lindberg Farias, que esteve presente na operação. A Prefeitura já tem um acordo com a Caixa Econômica Federal para receber um financiamento para a construção de mil casas populares, para onde serão remanejadas as famílias que forem retiradas das áreas de risco. Cada casa deverá ser orçada em no mínimo R$ 16 mil – cerca de 15% desse valor será pago pela Prefeitura, ficando o restante por conta da Caixa. Os chefes de cada família removida hoje receberam da Prefeitura uma declaração assinada pelo prefeito garantindo que eles receberão uma casa em troca da que será demolida, além do primeiro cheque do aluguel social de R$ 250, para as famílias utilizarem em despesas de moradia enquanto esperam a construção de suas futuras casas. "As casas deverão ficar prontas em até um ano. Cada família removida vai receber o aluguel social até que sua casa nova esteja concluída", declarou Lindberg. Além dessa ajuda, a Prefeitura irá pagar a cada família na semana que vem o auxílo-recomeçar: um cheque no valor de R$ 350 para a compra de bens perdidos nas enchentes. O prefeito informou que deverá ser enviado o mais rápido possível para o Ministério da Integração Nacional o projeto para recuperar as áreas afetadas pelas chuvas da semana passada. "Vou a Brasília na terça-feira para apresentar o projeto. Quero que o financiamento seja liberado logo para colocar as obras na rua", animou-se Lindberg. "Como essas obras serão de caráter emergencial, elas já deverão começar no início de janeiro", concluiu.

12.8.08

Sem resposta

Por Claudia Maria

Já têm três meses das denúncias da Revista Isto É envolvendo o nome do procurador geral do Estado Marfan Vieira e do prefeito Lindberg Farias. A revista falava da existência de uma gravação onde um homem dizia que precisa levar R$ 60 mil para o procurador. Até agora, a Justiça não publicou mais nada sobre o assunto. Ficamos sem saber se os envolvidos foram ouvidos ou não e quem vai pagar por uma coisa como essa. Ainda estamos aguardando.

Resposta

Pois é, Cláudia Maria, o que está acontecendo, nos cerca de 150 CERESTs que existem no Brasil, é uma mobilização para que essa estratégia da Rede Nacional de Atenção em Saúde do Trabalhador não acabe. Não somente o CEREST de Nova Iguaçu e seus municípios da área de abrangência serão prejudicados (na verdade, acabarão), mas todos os trabalhadores do Brasil. Segundo a Portaria 2437 (RENAST) do Ministério da Saúde, compete a cada CEREST habilitado, como o nosso, realizar ações de educação, vigilância e atenção à saúde dos trabalhadores. Mas os municípios beneficiados precisam, tambem eles, pactuar essas ações, e garantir que as ações realizadas o sejam em conformidade com essa Portaria ministerial. As maiores dificuldades estão no entendimento do que sejam essas ações, porque vários municípios não querem discutir e implementar essas ações, por entendimento pessoal e político de seus gestores. Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que a regionalidade não significa que Nova Iguaçu queira ter gerência política sobre os municípios de Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, Japeri, Itaguaí e Seropédica, mas sim que é responsável pelo ordenamento técnico das ações, em conformidade, exclusivamente, com o que determina o Ministério da Saúde. Por esse motivo, o CEREST vem realizando Encontros Municipais em Saúde do Trabalhador nesses municípios, com a finalidade de esclarecer essas ações, ajudar e fortalecer esses municípios para que as implantem, e informar aos trabalhadores acerca de seus direitos. Os CERESTs recebem verba diretamente do Ministério da Saúde para a realização de suas ações... entretanto, se as ações não forem implantadas, param de receber o repasse. Nova Iguaçu, realmente, como foi noticiado, em agosto de 2007, na gestão passada da Secretaria de Saúde, perdeu esse repasse e grande parte da sociedade acompanhou nossa luta para que isso não acontecesse. Este ano eu tive que repactuar com o Ministério, já na atual gestão do Secretário Walney Rocha, a vontade política de Nova Iguaçu de permancer pólo e garantir a execução das ações, e garantir que o repasse voltasse ao CEREST de Nova Iguaçu. Nesse sentido, a atual gestão e o Conselho Gestor da Saúde do Trabalhador, conforme preconiza a lei, tem acompanhado a execução de ações, projetos e a execução dos processos necessários ao andamento do trabalho. De extrema importância é, também, a participação dos sindicatos da saúde nessa discussão, e alguns estão no Conselho Gestor. Esperemos que ampliem sua participação e fortaleçam cada vez mais essa estratégia feita por trabalhadores e para os trabalhadores.
Atenciosamente,
Dra. Hélida Mascarenhas Ferreira
Coordenadora do Programa de Saúde do Trabalhador de Nova Iguaçu
Coordenadora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Nova Iguaçu.

11.8.08

Calote

Por Claudia Maria

Funcionários da Cooperativa Coop-Captar estão sem receber há mais de tres meses. Alguns estão até sem o dinheiro da passagem. A resposta do governo para eles é de que, se ganhar o próximo mandato terá a Saúde como prioridade. Então tá, até lá ninguém paga as contas, ninguém sai de casa e ninguém come. Fica combinado assim.

Trabalhador sem Saúde

Por Claudia Maria

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) quase fechou em Nova Iguaçu, no ano passado. Mais uma vez, a incompetência do governo Lindberg poderia ter tirado da cidade um serviço que o trabalhador tem direito. O motivo, a troca constante de secretários de saúde, a nomeação de pessoas incompetentes e arrogantes, que não respeitam e nem ouvem os trabalhadores da saúde, o que dirá a população. Mesmo recebendo regularmente o repasse do SUS, a Prefeitura não está pagando aos funcionários, que ficam sujeitos à precarização de seu trabalho, através de cooperativas, e o pagamento está irregular há mais de três meses. É bom lembrar também que quando a Secretária de Saúde era a professora Marli Freitas, ela não permitiu concurso público para a categoria, embora estivesse previsto por Suely Pinto na sua gestão, que as carreiras da Saúde do Trabalhador estivessem no concurso, ela as retirou, além de nunca querer ouvir os trabalhadores nem discutir essa estratégia, e de não querer entregar a sede votada pelo Conselho Municipal de Saúde para o funcionamento do CEREST. Só depois de muita luta da Coordenação do CEREST é que isso foi possível. Aliás, foi esta Coordenação quem trouxe essa estratégia para Nova Iguaçu. Agora, trabalhadores, vamos ficar de olho para que todo o trabalho não seja jogado fora. Tudo indica a intenção da Coordenação do CEREST em continuar trabalhando, mas levando em conta a maneira como o governo Lindberg vem tratando o trabalhador da cidade e, principalmente, o servidor público, fica claro que para o Partido dos Trabalhadores, pelo menos em Nova Iguaçu, o trabalhador não tem nenhum valor.

8.8.08

Chapa quente

Um amigo do Blog disse que hoje a chapa esquentou entre a Maria José e o prefeito Lindberg Farias. Disse que o problema era o fraco desempenho de Lindberg na campanha.

6.8.08

Verbas para Nova Iguaçu

Por Claudia Maria

Seguem algumas transferências de verbas para Nova Iguaçu feitas esse ano. Os dados estão no portal da transparência do governo Federal e o total para Nova Iguaçu é de R$ 138.924.777,43. O interessante é logo o primeiro onde o município recebeu R$ 94.580,00 para tratar de crinaças e adolescentes que trabalham. Quem para em um barzinho no centro de Nova Iguaçu sabe que essa verba ainda não chegou para a maioria das crianças que perambula até altas horas tentando vender um produto qualquer para ajudar na renda familiar. Sabemos também que o governo de esquerda de Lindberg Farias acredita que essa situação não é responsabilidade da Prefeitura. Talvez seja do bispo.

Assistência Social
2060 - Ações Socioeducativas para Crianças e Adolescentes em Situação de Trabalho
PETI-JORNADA
94.580,00
Educação
8744 - Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica

780.648,00
Saneamento
006H - Apoio a Empreendimentos de Saneamento Integrado em Assentamentos Precários em Municípios de Regiões Metropolitanas, de Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico ou Municípios com mais de 150 mil Habitantes

22.545.088,97
Saneamento
10S5 - Apoio a Empreendimentos de Saneamento Integrado em Assentamentos Precários em Municípios de Regiões Metropolitanas, de Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico ou Municípios com mais de 150 mil Habitantes

5.821.054,22
Saúde
0806 - Apoio a Estudos e Pesquisas sobre Alimentação e Nutrição, com Enfoque na Recuperação Nutricional e Alimentação Saudável

60.000,00
Urbanismo
0652 - Apoio à Modernização Institucional dos Municípios para Atuação na Melhoria das Condições do Setor Habitacional no Segmento das Famílias de Baixa Renda (Habitar-Brasil)

55.000,00
Educação
09CW - Apoio à Reestruturação da Rede Física Pública
Promed
1.002.193,18
Urbanismo
0644 - Apoio à Urbanização de Assentamentos Precários (Habitar-Brasil)

4.983.111,90
Educação
0509 - Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica
Promed
4.127.527,88
Educação
0969 - Apoio ao Transporte Escolar no Ensino Fundamental
PNATE
39.639,59
Saúde
8585 - Atenção à Saúde da População nos Municípios Habilitados em Gestão Plena do Sistema e nos Estados Habilitados em Gestão Plena/Avançada

46.217.128,46
Saúde
8577 - Atendimento Assistencial Básico nos Municípios Brasileiros

6.346.272,59
Assistência Social
005B - CAPACITAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSA PARA JOVENS DE 15 A 17 ANOS COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HUMANO
AGENTE JOVEM
11.050,00
Educação
0515 - Dinheiro Direto na Escola para o Ensino Fundamental
PDDE
426.796,00
Assistência Social
2B31 - Estruturação da Rede de Serviços da Proteção Social Especial

50.000,00

Adeus!

Por Claudia Maria

Soube por esses dias que um dos locais visitados por minha juventude vai deixar de existir. Será mais uma foto apagada do passado de muita gente da minha geração. O Cine Verde, último cinema de calçada de Nova Iguaçu, teve o mesmo destino de outros como o Cine Iguaçu. No lugar da telona e das cadeiras de madeira onde nos equilibrávamos para ver grandes filmes como Dona Flor e seus dois maridos ou Embalos de Sábado à noite, vai dar lugar a uma loja de eletrodomésticos. Mais uma no calçadão iguaçuano já abarrotado de lojas e carente de centros culturais como o teatro Arcádia que também foi fechado.
Só de pensar, me dá um aperto no coração passar pela Praça da Liberdade e ver que o nosso Cine Verde não existe mais. Tantas coisas ficaram para trás na nossa cidade, tantas coisas que se foram junto como o nosso cinema. Até o poder de indignação das pessoas (que nem sabem mais o que significa dignidade) já não existe. Estamos cada vez mais acostumados a deixar “a vida nos levar”, assistir de camarote o assassinato diário de nossa Cultura e de nossa história. Enquanto isso, o pessoal que ainda se diz de esquerda se reúne nos bares mais novos e modernos para discutir Socialismo, palavra que também perdeu seu significado entre um charuto e outro, entre um gole de vinho e um petisco bem caro. Que pena! Que durma em paz o nosso Cine Verde e possa descansar junto com o laterninha, o bilheteiro e o vendedor de pipocas que tiveram que procurar outros empregos.

5.8.08

Socialismo que nada!!!

Por Claudia Maria

É fácil ler um livro e sair por ai repetindo frases feitas, clichês, em que, na maioria das vezes, quem fala não sabe nem o significado direito do que está falando. Isso acontece em todas as instâncias. Porém, o mais gritante acontece com os chamados “membros de esquerda” no atual governo Lindberg. Assim como falsos profetas que citam o que está na Bíblia para enganar os fiéis, esses partidários também se utilizam da literatura socialista para confundir as pessoas. Um bom exemplo disso é a frase: “quem tem fome tem pressa”.
Nesse caso, a pressa só existe para a fome de poder, a fome de reunir um patrimônio cada vez maior com o verba pública e declarar que não tem bens (mas isso é outro assunto). Quando a pressa vem da população ter unidades de Saúde que funcionem, merenda decente para as crianças, professores que ganham um salário digno para sustentar suas famílias, então nesse caso, não há pressa. “Vocês precisam me eleger novamente para que eu possa continuar e só então melhorar isso tudo que eu mesmo destruí”.
Um olhar mais atento vai mostrar que essa fala socialista é só discurso. Eles pecam em coisas simples, em contas baixas. Uma pessoa que trabalha hoje distribuindo panfletos de campanha ou carregando bandeiras do partido, ganha, em média, R$ 20 por dia. Isso significa R$ 100 por semana ou R$ 400 por mês. Essa quantia mal paga uma compra de mês para uma família com cinco pessoas. O grupo de campanha desse prefeito (que devia ter vergonha de concorrer à reeleição), tem a cara de pau de não pagar esses operários da política.
A prática é contratar um grupo por um mês, não pagar, mandar embora e contratar outro grupo para fazer a mesma coisa. É um processo tão baixo que não dá para defini-lo na língua portuguesa que conheço. Mas, é sintomático. Se eles têm essa prática com uma quantia tão baixa, podemos imaginar o que fazem com a verba pública. Mas o discurso? Esse está em dia. Continuam repetindo que estão lutando contra os coronéis, contras as elites da cidade. São bárbaros, perversos, sem noção do que significa um filho pedir pão e você não ter para dar.
Socialistas? Na prática não têm nem idéia do que significa um mundo mais igual, com a renda melhor distribuída. O que querem é calçar sandálias e comer caviar, vestir calças jeans surradas mas jantar em restaurantes caros, defender Cuba, nas viajar para Paris com o dinheiro público, defendem a municipalização da água, mas gostam de vinhos caros. Essa é nossa “esquerda”, essa é a verdadeira face do poder que hoje governa Nova Iguaçu. Aparência de esquerda e conta bancária de capitalista selvagem.

Sem Saúde

Por Claudia Maria

Nova Iguaçu pode perder o programa de Saúde do Trabalhador. Mais detalhes amanhã.

Pobre Marli

Por Claudia Maria

Chegou a esse blog informação de que as placas da professora Marli em Miguel Couto não estão sendo bem aceitas. Segundo a fonte, os moradores não querem receber a propaganda eleitoral de Marli porque seus assessores estão todos de "salto alto". Passaram os últimos quatro anos sem falar com ninguém e agora resolveram "descer do salto" para pedir voto. A própria Marli também é acusada de não receber ninguém. Pobre Marli.

4.8.08

Puxa!

Por Claudia Maria

O candidato à Prefeitura de Nova Iguaçu pelo PT, declarou que tem apenas R$ 26,41 na conta do banco Santander. Vale lembrar que o jovem recebe quase R$ 10 mil de salário, pagos pelos nossos impostos. A despesa do rapaz deve ser muito grande. (ri,ri,ri,ri...)

TRE

Por Claudia Maria

Os fiscais do TRE em Nova Iguaçu já recolheram 32 placas do candidato do PT à Prefeitura de Nova Iguaçu colocadas em locais irregulares. Se persistir, a multa é de R$ 22 mil.

Triste Fim

Por Claudia Maria

Alugado para ser um diferencial na política da Baixada Fluminense, o prédio onde funcionou a Secretaria da Baixada foi alugado pelo comitê de campanha de Lindberg Farias. Um triste fim para o espaço que deveria abrigar um referência da política democrática na região, abrigando todos os municípios sem distinção de partidos e hoje abriga a tentativa de um ditador de continuar no poder. Que pena!

Muito Pequeno

Por Claudia Maria

Um olhar mais atento no material de campanha dos candidatos que apoiam os dois mais importantes candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu percebe que existe uma grande diferença no tamanho dos nomes dos prefeitos. Nas placas de Nelson Bornier, o nome é quase do mesmo tamanho que o do vereador. Já no caso de Lindberg o eleitor precisa olhar bem de perto para ver o nome do petista. Por que será?

Cara de pau

Por Claudia Maria

Se depender dos engenheiros de carreira da Prefeitura de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, vai perder muitos votos. É que eles recebem salário de R$ 570. A situação não é de agora mas, Lindberg fez o favor de contratar 20 engenheiros pela módica quantia de R$ 6 mil mensais.

1.8.08

Momento oportuno

O pequeno artigo abaixo é muito interessante para um momento político em que estamos vivendo. Hoje, nos noticiários, ler sobre políticos com fichas-sujas é muito comum quando o assunto se refere a candidatos. Vejamos, então, o artigo do professor Vitório Barato Neto



A ORIGEM DA PALAVRA “CANDIDATO”

*Prof. Vitório Barato Neto



Na Roma Antiga, os candidatos a cargos eletivos vestiam uma toga branca como forma de identificá-los e diferenciá-los dos demais cidadãos romanos.
Por que os candidatos vestiam a toga de cor branca e não de outra cor qualquer? Eis aí a questão fundamental.
A palavra candidato vem do latim candidatus, que significa aquele que veste roupa branca. Quer dizer que, em sua origem, a palavra dá idéia de pureza, de brancura, de honestidade, isto é, para candidatar-se a um cargo eletivo, o cidadão precisava ser candidatus, ou seja, vestir-se de branco, como símbolo de sua idoneidade moral, para ser eleito.
Como as coisas mudaram! Ou, como diriam os antigos romanos: “Quantum mutatus ab illo!” Porque, nos dias atuais, parece que o “rouba, mas faz”, é um modismo, infelizmente!
Para muitos candidatos, em vez da cor branca, ficaria melhor vestir-se de preto, do latim niger (lembra-se da cerveja niger?). O candidato vestir-se-ia com uma beca preta, aquela usada nas formaturas! Pelo menos, ele mostraria aos eleitores sua verdadeira “face”, sua verdadeira idoneidade moral.

*Professor de Português e colaborador da UNAC