26.2.10

E-mail de leitor

Abaixo segue uma e-mail de um leitor:

"Almeida,

Acompanho a sua luta contra este desgoverno (como você chama). Sou Contador e Empresário nesse município que a cada dia me faz desistir de trabalhar nele.
Quero me manifestar sobre o nosso Secretário de Fazenda e sua equipe. Pois até hoje nunca vi nenhum Contador se manifestar no seu blog o quanto somos desrespeitados como profissionais neste Município.
O nosso secretário não sabe nada e sua equipe pior ainda. Não acredito que como contribuinte o nosso Prefeito não quer saber de recolher impostos. Pois para uma Empresa se estabelecer no município é uma luta e às vezes temos que entrar com recursos e até pagar advogados para fazer isso.
Eles criaram o CAT que não serve de nada e pior colocam estagiários para fazerem parcelamentos muitas das vezes errados e fora as informações passadas por eles erradas. Causando sérios prejuízos para os empresários e transtornos com a burocracia que eles criam.
No dia 24/02/2010 tivemos uma palestra sobre o lançamento da Nota Fiscal Eletrônica no município. Porem a forma como o Secretário de Fazenda tratou do assunto foi ridícula. Como um Município lança um novo mecanismo para emissão das Notas Fiscais para inicio no dia 01/03/2010 se nem testar o sistema ele deu tempo. È ridículo como eles lançam um sistema se glorificando por isso, sendo que muitos empresários não sabem utilizar um computador.
E ele ainda nos passa que nos temos que ensinar os nossos clientes. Disso nos sabemos mais o prejuízo que isso vai causar é imenso, pois ele não está dando tempo para eles se adaptarem é ridículo.
Como profissional e como já trabalhei em outros Estados é ridícula a maneira como essa Gestão trata de assuntos super importantes que vai mexer com a economia do Município com brincadeira. E eles ainda dizem que o CAT vai resolver os nossos problemas eles estão de brincadeira.
Caro Almeida espero que você publique e que outros colegas de profissão se manifestem também com essa bagunça que se encontra a Secretária de Fazenda um órgão tão importante que deveria ser tratado com mais responsalidade do que com estrelismo.

Atenciosamente.

Anderson".

Triste

Este Blog está muito triste com o duelo entre o Rapaduramente e o Jayme Lima. Ambos querem o melhor para Nova Iguaçu e não fica bem eles trocarem farpas. Nosso desejo é que evitem isso. Obrigado!

Só para completar

Quem se dedicar a pesquisar o cadastro de alunos públicos no Ministério da Educação, nos últimos cinco anos, período em que Lindberg Farias está no governo, vai descobrir que o aumento de alunos foi inferior ao crescipento populacional da cidade. Isso é fruto da falta de uma política para a Educação. Se não se constrói mais escolas não cresce o número de vagas ofertadas.

Outro coronel

Só uma pessoa está confirmada para o futuro governo de Sheila Gama. Será o novo secretário municipal de Saúde. Trata-se de um Coronel de confiança da Sheila Gama. A informação de que a pasta seria entregue ao Walney Rocha (PTB) não passa de boato. Fora isso não podemos adiantar mais coisas.

Entrevista

Ontem liguei para o Luiz Martins, braço direito da vice-prefeita Sheila Gama (PDT) na administração municipal. Na segunda-feira ele dará uma entrevista para o Blog. Agora é só aguardar.

25.2.10

Sobre Conselho de Alimentação

Por Claudia Maria

Esses dados estão nas páginas do FNDE. Seguem os nomes dos conselheiros responsáveis pela fiscalização.


Dados do Conselho
Endereço (rua, avenida ou praça)

Complemento do Endereço (andar, sala, etc) Número Bairro / Distrito

UF Município CEP

Caixa Postal DDD Telefone DDD Fax E-mail

Data do Cadastro:
Ato de Criação do CAE Ato de Regulamentação do CAE Última Alteração do Ato de Criação do CAE
Tipo de Amparo Legal Tipo de Amparo Legal Tipo de Amparo Legal
Número Número Número
Data de Assinatura Data de Assinatura Data de Assinatura
Data de Publicação Data de Publicação Data de Publicação
Dados do Mandato
Situação: Data Início: Data Fim:

Dados dos Membros
Nome Cargo Ato de Nomeação Nº Ato Data Início
T ANTÔNIO RODRIGUES DA SILVA MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009
S PATRÍCIA DA SILVA MARIANO NEVES MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009
T BESSY JANES DE SALLES MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009
S MARIA MADALENA SOARES CARLOS MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009
T DANIEL NAPOLEÃO COSTA TEIXEIRA MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009
S DULCEMARY DA SILVA SERRA MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009
T ELAINE CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA VICE-PRESIDENTE(A) PORTARIA 473 22/07/2009
S MAGALI CORREIA ARAÚJO MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009
T LUIZ FERNANDO SANTOS PRESIDENTE(A) PORTARIA 473 22/07/2009
S CÉLIA REGINA DA SILVA MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009
T ROMÁRIO DA SILVEIRA MACHADO MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009
S DARCILENE CRISTINA OZÓRIO MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009
T WALDECYR ALMEIDA DE ARAÚJO MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009
S ELIANA BARBOSA CAVALCANTE MEMBRO PORTARIA 473 22/07/2009


Legenda: T - Titular, S - Suplente

Boatos

Ontem este blog fez contato com a Professora Sheila Gama (PDT) para tentar tirar da vice-prefeita uma declaração sobre os boatos que dão conta da permanência de Lindberg Farias (PT) no governo. Sheila disse que daria a entrevista, mas quando estivesse no Rio de Janeiro. Na próxima semana vamos procurar a professora para saber o que ela tem a dizer sobre este assunto.

Fogo!

Por Claudia Maria

O ar condicionado da Secretaria Municipal de Fazenda de Nova Iguaçu pegou fogo hoje de manhã. Houve correria e até os bombeiros foram chamados. Pelo jeito, o ar anda tão carregado que explodiu! Ri, ri, ri.

24.2.10

Resposta

Por Claudia Maria

Respondendo a uma leitora, quero dizer o seguinte: quanto ao chamamento dos agentes não sei o que aconteceu mas vou dar uma olhada. Em relação a perda da gestão plena, a história é que Nova Iguaçu ainda não perdeu, porque o PT nacional não quer que perca. A lei do SUS é clara. Segundo ela, "o município que deixar de repassar a verba do SUS às conveniadas por mais de 90 dias, perde, automaticamente, a gestão plena". Portanto, já era para o município ter perdido e não aconteceu. O que é a gestão plena? O município tem autonomia para gerenciar a verba do SUS enviada por Brasília mensalmente. No caso da perda, quem passaria a gerenciar esse dinheiro seria o governo do Estado. É isso.

Entrevista na Tupi

Por Claudia Maria

O prefeito Lindberg quero o senado de Farias, deu entrevista hoje na rádio Tupi tentando explicar a falta de merenda na cidade. Durante a entrevista, ele disse que não abre mão de sair candidato ao Senado. Além disso, deu até prazo na coluna da Berenice. Garantiu que sai antes do dia 30 de março. Já acendi uma vela do tamanho dele esperando por essa graça!

Matéria publicada hoje em O Dia

Por Claudia Maria

Rio - Em vez de escola com tempo integral e prática de esportes no contraturno, apenas duas ou três horas em sala de aula. A falta de merenda para 66 mil alunos levou a Prefeitura de Nova Iguaçu a adiar o início do Programa Mais Educação para a semana que vem. Muitas unidades ainda não conseguiram fechar convênio com clubes e associações para receber os jovens nas horas extras. No Rio, estudantes da rede estadual sofrem é com o calor: termômetro marcava 40,2 graus ontem em unidade de Bangu. Lá, os aparelhos de ar-condicionado já foram instalados mas não têm data para começar a funcionar.


Na Escola Municipal Monteiro Lobato, no Centro de Nova Iguaçu, pais tiveram que pegar filhos mais cedo | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

O ano letivo de Nova Iguaçu começou com duas semanas de atraso, segunda-feira. Das 124 escolas da rede, 107 arrancariam com tempo integral, conforme anunciado pela prefeitura. A previsão agora é que o horário estendido comece a ser implantando gradualmente a partir de hoje em algumas escolas. O prefeito Lindberg Farias admitiu que será necessário “um período de ajuste” de pelo menos 60 dias para a implantação do horário integral em toda rede. Há dois dias, estudantes da manhã estudam das 7h às 10h, quando deveriam sair às 12h30. À tarde, o turno foi reduzido: alunos entram às 13h e saem às 15h, e não às 17h. O município recebe verbas do governo federal, através do Programa Mais Educação, para implantar a medida.

Na Escola Municipal Monteiro Lobato, no Centro, mães de alunos não esconderam a irritação com a falta da merenda. “É uma situação constrangedora”, queixou-se Odete Romão, mãe de Beatriz, 5 anos. “A prefeitura teve todo o tempo do mundo para solucionar o problema. Não é o meu caso, mas muitas mães não têm condições de bancar a merenda de seus filhos. Em muitos casos, ela é a primeira e única refeição da criança”, indignou-se Márcia Maria de Jesus, mãe de Roger, 6 anos, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental. “Essa escola é uma bagunça, falta água, merenda, professor, tudo”, criticou Andréia Freitas da Silva, mãe de André Luiz, 11 anos, aluno do 6º ano.

O secretário municipal de Educação, Jailson de Souza Silva, afirmou que a falta da merenda contribuiu para o adiamento do início do horário integral. Ele disse que algumas escolas ainda não conseguiram fazer as parcerias com clubes, igrejas, associações, entidades de classe e quartéis para realização de atividades extracurriculares, como esporte, oficinas de artes e cinema e reforço escolar.
SECRETÁRIO APONTA RAZÕES PARA ATRASO
A demora no pagamento a fornecedores é uma das causas apontadas para a não entrega da merenda. “O que ocorre, o que é normal, é uma margem de tempo de dois meses para que a fatura seja paga. A gente tem que checar se o serviço foi realmente prestado e com a eficiência exigida por lei. Os fornecedores entendem essa burocracia”, justificou o secretário, que negou dívidas com pagamento de merenda. Ele explicou que o adiamento da volta às aulas também se deveu aos estragos causados na cidade pelos temporais e ao Carnaval. Segundo ele, a proximidade do feriadão teria atrasado a distribuição, porque os alimentos teriam que ficar armazenados nas empresas para conservá-los. “Foi problema de logística”, minimizou.
Jailson de Souza Silva garantiu que hoje não vai faltar comida nas escolas de Nova Iguaçu. A diretora adjunta do Monteiro Lobato, a professora Rose Mary, também. “A merenda já está chegando hoje (ontem). Amanhã (hoje), vai estar tudo normalizado, com o início do horário integral e a merenda sendo servida normalmente. Quando tem Carnaval, essas coisas acontecem”, alegou.


Minha opinião

Vocês viram a resposta do secretário da falta de Educação? Pois é, ele diz que a falta de pagamento aos fornecedores causou esse problema. Aposto com vocês que se trata de mais um calote que vai ficar na conta da Sheila (se ele assumir)

Outro fato interesssante é que Lindberg não cumpro nada de Farias diz que precisa de 60 dias para adaptação. São exatamente os dias que ele precisa para ir embora (se for o caso) e a conta ficar para, adivinhem quem? Sheila Gama.

Parabéns!

Por Claudia Maria

É meus amigos, ele também faz aniversário! Almeidinha está completando mais uma primavera! Hoje ele está só comemorando!

23.2.10

Fala Sheila!

Por Claudia Maria

Começamos o movimento FALA SHEILA! Ela chegou hoje da Disney. Dizem que teve encontros importantes com a turma do Mickey! Agora voltou para terra da fantasia!

Brincadeiras a parte, está mais do que na hora da senhora Aluísio falar alguma coisa para esclarecer a população já que o prefeito Linderber só faz confundir.

Boatos

Por Claudia Maria

A boataria está em alta em Nova Iguaçu. O próprio prefeito Lindberg não sei o que faço de Farias, está desnorteado. Dizem que a turma da Benedita da Silva está fazendo um lobby muito grande e que são pequenas as chances do rapaz concorrer a vaga do Senado. Além disso, os caciques do partido não querem que o ex-cara pintada saia candidato a deputado. Sendo assim, os boatos continuam dizendo que Lindberg anda cabisbaixo sem saber que direção tomar. A verdade de tudo isso só quem pode nos dizer é Sheila Gama. Por isso, o Blog lança agora o movimento FALA SHEILA!

22.2.10

Mais protestos

"Almeida,
Tb está prevista uma manifestação dos profissionais e usuários das academias da prefeitura por conta do boato de fechamento das unidades por falta de repasse a empresa que administra as academias.
A manifestação será na quarta-feira às 11h em frente à Prefeitura. Conto com sua ajuda na divulgação.

Edson Cardoso"


Voltei: já está divulgado.

Interessante

Hoje pela manhã fiquei curioso com a imagem de um Agente de Trânsito. Não é que o rapaz pensa que pode baixar a borduna nos outros. É que o jovem Agente de Trânsito estava com um cacetete na cintura. É mole!!! Será que ele vai fazer Educação no Trânsito baixando o cacetete nos motoristas e pedestres? Isso é grave!!! A função para a qual foi selecionado não lhe confere autoriade para usar cacetete no exercício da função. Atenção, autoridades!!!

19.2.10

Manifestação

Uma manifestação está prevista para acontecer na Rua Plínio Casado. É que os moradores da Rua Tenório pretendem parar o trânsito para reclamarem sobre o abandono que vive a localidade.

12.2.10

Até semana que vem

Por Claudia Maria

Volto depois do carnaval ou em qualquer momento em edição extraordinária. Bom feriado a todos (ou quase todos).

TCE na Secretaria da Doença

Por Claudia Maria

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro estão na Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu. Eles estão analisando o contrato com a Cientifica Lab. Os donos de laboratórios denunciam várias irregularidades. Entre elas, o fato de que a empresa não tem sede no Rio de Janeiro e está utilizando os profissionais da rede pública para fazerem o trabalho que deveria ser feito por ela. Além disso, a Cientifica Lab tem 60% de capital estrangeiro. O Ministério Público Estadual aguarda o parecer do TCE para tomar providências.

Ainda Saúde

Por Claudia Maria

Chega ao nosso conhecimento que, aproximadamente, 400 profissionais já foram demitidos dos laboratórios contratados em Nova Iguaçu. Os empresários estão sem receber há 9 meses e não têm como pagar as contas. As clínicas Anaclin e Albert Sabin já fecharam e a São Judas Tadeu está prestes a fechar. Tudo porque o prefeito Lindberg já vai tarde de Farias contratou a empresa paulista Cientifica Lab para fazer os exames de laboratório. Mas, a empresa demonstrou não ter estrutura para nada. O contrato é de R$ 12 milhões renovaveis por mais 5 anos.

Sobre a Saúde

Por Claudia Maria

Apesar da alegria do carnaval os problemas de Nova Iguaçu continuam os mesmos. Não poderia deixar de comentar a chamada inauguração do laboratório de Cabuçu. A informação que temos é que se trata de um local apenas de coleta e não de análise. Além disso, quem representou o governo no evento foi o secretário de Fazenda, Carlos Ferreira. O prefeito e o secretário da doença não deram as caras por lá. Dizem que o Marcos ficou com vergonha da situação.

Esqueci

Essa era para ter sido publicada ontem, mas acabei esquecendo. É que até a manhã de ontem, segundo rumores daqueles que vivem no mundo do samba, não havia sido liberada a verba de R$ 780 mil para a Abesni. De acordo com a informações, a Prefeitura de Nova Iguaçu criou todas os empecilhos para a liberação da grana.

Sobre o Projeto Iguaçu

"Boa tarde a todos

Estou comunicando a todos que o Ministério Público estará realizando no dia 3 de março de 2010 a sua
1ª Audiência Pública do Projeto Iguaçu.

Peço a todos os representantes e lideranças quanto receberem este comunicado queiram repasar para todas quanto puderem
e que mobilizem o numero maior possivel de moradores para comparecerem a este importante evento.

Eu sei que é trabalhoso porém para que possamos realmente tirar do papel todas as melhorias que tanto sonhamos não podemos cruzar os braços ainda.

Muitas foram e ainda estão sendo as dificuldades com relação a participação nas deliberações das intervenções do PROJETO IGUAÇU. Por isso peço que os Responsaveis e a Coordenação do Fórum regional do Projeto Iguaçu esteja presente ao evento
e que os representantes repassem suas queixas por email ao MINISTÉRIO PÚBLICO para que sejam anexadas ao protocolo de
processo.

Esta é uma ótima oportunidade que não podemos perder.
segue anexo.

Rogerio Gomes
Comitê de Acompnhamento de Obras do Lote xv"

Informando

Sobre o e-mail que foi publicado na tela principal e assinado pelo leitor Tito, este blog informa que o vereador Xandrinho (PV) irá realizar uma audiância pública, no dia 18 de março, para discutir alternativas para o caótico trênsito da cidade. Depois escreverei mais sobre o assunto.

E-mail enviado pela Eliane Martins

Inea, Alerj e prefeituras fecham acordo para obras de saneamento na Baixada

O deputado estadual Rodrigo Neves, presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras do PAC da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) anunciou, na tarde da última sexta-feira (05/02), o entendimento entre o Inea e as Prefeitura de Belford Roxo e Nova Iguaçu para ajustes nas obras de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro da Prata, em Nova Iguaçu. O anunciou foi feito durante uma visita ao bairro, na companhia de lideranças comunitárias locais.

“Fomos procurados por uma comissão de moradores em busca de uma solução do problema de enchentes no local e buscamos um entendimento entre as duas Prefeituras. Na última semana, estivemos em uma reunião com a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, com os prefeitos de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, e de Belford Roxo, Alcides Rolim, e secretários dos dois municípios onde houve um acordo. O Inea irá executar as obras no local, em parceria com as prefeituras. O investimento será de R$ 2 milhões e deve iniciar logo após o Carnaval”, explicou o deputado.

Rodrigo Neves parabenizou iniciativa dos moradores de se organizarem e procurarem a Comissão do PAC na Alerj para buscarem uma solução para o problema.

“A função da Comissão é acompanhar as obras, fazer com que a comunidade participe do processo, tendo acesso a planilhas, cronogramas, recursos gastos e se necessário recomendar ajustes e complementações. Vamos continuar acompanhando as obras aqui para assegurar que seja feita o mais rápido possível”, disse o parlamentar.

Texto primoroso do Triel!

Por Claudia Maria

Triel nos brinda com mais um dos seus textos maravilhosos!

A Câmara dos Abençoados

Gilberto Triel

O presidente da Câmara dos Vereadores de Nova Laranja, Chaves Hernandes, abriu a sessão extraordinária.
Introspectivos em seus pensamentos nem se davam conta de que lá fora um temporal inundava a cidade.

A irmã Zilma, lábios semi-abertos, olhava a parede atentamente e calculava a distância que separava a largatixa de uma mosca e dizia para si mesma:

- Se essa mosca for abençoada, duvideodó que o dragão da lagartixa consiga pega-la.

A professora Emilinha lamentava a furada da relação com Rola Rolinha, prefeito de Aquilo Roxo. A queda de prestígio da vereadora no bairro do Miguel Souto foi sentida.

Acariciana Nicolina, frustrada por não ter ido à Fórmula naquela manhã e tarde, comparava discretamente a rigidez da musculatura do seu braço com uma foto dos melhores momentos de Farrah Fawcett.

O vereador Gordo Pedra se antecipando aos fatos:
- Oh, saco! Só falta aparecer um corno e deitar falação. Essa cornada já sabe que está tudo armado e fica fazendo onda.

Nesse instante, o presidente Chaves diz que começou a votação.

-Quem for a favor das emendas apresentadas pelo Vereador Baby Portela que as aprove ou se cale para sempre.

Não deu outra: as emendas foram reprovadas e Baby Portela refinou o verbo:

- Quando eu vim a esse mundo, eu não atinava em nada, hoje eu sou...

Debochado, o Gordo goza com a cara de Baby:

- É a Gabriela! Ele vai dizer que ele é a Gabriela... Isso que é discurso de corno arrumado, sô!

Baby Portela com desdém para Gordo Pedra:

- O que vem do senhor não me surpreende. Até porque a única cosia que se conhece do seu trabalho é de se criar o dia do corno. Só Freud explica essa sua fixação por corno.

Gordo Pedra com a mais plena convicção:

- É fróide mesmo! O que você queria que fosse, ô mane? Toda mulher que fróide com o Ricardão, o marido é corno. E todo o castigo para corno é pouco.

Alguns poucos vereadores se entreolharam como que a se perguntar se era possível o que ouviram!

O presidente Chaves interveio:

- Gordo, o nobre vereador Baby ainda está com a palavra. E POR FAVOR, mantenha o decoro.

Baby ainda surpreso com a resposta de Gordo Pedra:

- Obrigado senhor presidente. Como estava dizendo, a vida de alguns é um palco iluminado que vive se vestindo de dourado, palhaço das perdidas ilusões.

O vereador Carlitos Presidente alfinetou:

- Senhor presidente, assim não há quem agüente! O mundo lá fora é uma tempestade só. Nosso povo está bebendo água em pé e fica o vereador Baby declamando versos de música!

Baby respirou fundo:

- É verdade. O bairro de Miguel Souto é o melhor exemplo de se beber água em pé. Enquanto o povo se afogava o vereador Tiradentes e Lindomar Paraíba encenaram toda aquela comédia com o prefeito Rola Rolinha para se mostrar na mídia.

Tiradentes faz uma revelação:

- Encenação quem faz é o senhor, que não tem prestígio para consertar nem um cano furado através da Prefeitura e, mesmo assim, põe pessoas mal pagas perguntando quais as necessidades do bairro, tudo para se promover.

Baby Portela exercitando a serenidade:

- A pesquisa servirá para próxima administração. Estou oferecendo, dentro das minhas posses, uma ocupação aos jovens que estão sem trabalho.

Tiradentes versus Tiradentes

- Ninguém hoje aqui é trouxa, vereador. A fama de pão duro é de pai para filho. Mão de obra barata, sem encargos sociais para promoção pessoal, isso sim!

O presidente Chaves interveio:

- Vereador Baby, a palavra é sua. Mas, por favor, seja breve!

Baby Portela, um embrião de tribuno:

- Vou ser breve, senhor presidente. Meus colegas não dormirão hoje com a consciência tranqüila. Engessaram 15 emendas que facilitariam a vida do cidadão. Tudo para que haja nova negociação espúria, contrária aos interesses do povo.

A vereadora Irmã Zilma cantarolando baixinho:

- A mosca não era abençoada, a lagartixa comeu a pecadora.

A vereadora Flor das Flores com a doçura divina:

- O nobre vereador me permite um aparte?

Baby Portela e o exercício da indulgência:

- Pois não, vereadora.

Flor das Flores de maneiras angelicais e altruístas:

- Gostaria de convocar o povo de Deus, e por que não, os católicos, espíritas, candomblecistas e os umbandistas. Vamos nos ajoelhar diante da cruz e que o Deus do meu povo abençoe a todos para o dia do voto, digo, para o dia de amanhã.

Baby bem que queria deixar para lá mas não se conteve:

- Pois é, para não perder a boquinha o seu senador agora deu para se ajoelhar diante da cruz na TV e convocar esse pessoal todo. Só falta cantar ponto de macumba com solo de atabaque.

Flor confunde o momento atual do Brasil com o quê:

- A bíblia diz que os escolhidos estão acima do bem e do mal.

O bispo Perivaldo ameaçando sorrir, pede um aparte:

- Vereador Baby, por favor...

Baby e o que se há de fazer:

- Tudo bem, vereador Perivaldo...

Perivaldo Mirim, transbordando e bênçãos e glórias:

- Hoje mesmo Deus me falou: Peri, meu filho amado, leve minha palavra ao vereador Baby Portela. Diga que conto com ele para novas vitórias. Quero a presença do Baby, amanhã em nossa Catedral Enorme para a escolha dos meus líderes.

De repente, a Irmã Zilma:

- Peço... peço a palavra, doutor Baby Portela...

Todos se surpreenderam! A Irmã Zila decidira falar! Baby Portela imediatamente:

- Concedo o aparte à nobre vereadora.

A vereadora Zilma, sem tirar os olhos da parede, diz:
- Hoje Deus me fez uma revelação. Que nós não podemos ser como as moscas. Nem como as lagartixas... Obrigada.

Era tudo que o presidente Chaves Hernandes precisava:
- Está encerrada a sessão!



Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Oração Ave Maria, Segunda a Sexta-Feira 17:45 hs Rádio Tropical 830Am

11.2.10

E-mailde leitor

"Querido Almeida , primeiro gostaria de te parabenizar pelo seu blog , pois sou iguaçuano e independente de partido ou de prefeito , não suporto o fato de meu município ser governado por um forasteiro . Te escrevo para falar do trânsito caótico de nossa cidade . Gostaria de usar o seu espaço para perguntar ao GÊNIO que controla o trânsito de nossa cidade como é que se consegue piorar cada vez mais o que já era pior . A cada dia que passa o número de carros aumenta e a prefeitura diminui as ruas e aumenta as calçadas . Obviamente o GÊNIO do trânsito não deve ser da nossa cidade e deve ter muita raiva de quem dirige automóvel . Que Deus , nas próximas eleições olhe por nossa cidade e que possamos ter um prefeito iguaçuano que se encontre nas ruas , nos bares
( de Nova Iguaçú é claro e não no Leblon ) para uma reclamação ou de preferência uma parabenização .

Abç . Tito"

Sobre o artigo do Fernando Cid publicado no ZM Notícias

"Resposta sobre o artigo do Secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu Sr. Fernando Cid ao jornal ZM Notícias, edição de quinta-feira (11/02)
Concordo que não devemos e nem podemos colocar toda a culpa pelas enchentes nas costas dos governantes, mesmo porque, somos nós população os principais a sujar nossas ruas, é claro que devemos fazer nosso dever de casa, porem é crucial V.Sas., executarem a parte que lhes cabe.
Vou me ater aqui sobre o Projeto Iguaçu, sou membro do Comitê de Acompanhamento do Rio Botas representando o bairro Danon, cujas nascentes do Rio Botas esta localizada em nossa área e semana passada liguei para o Sr. Aércio da FASE e o mesmo me surpreendeu dizendo que o Prefeito tinha feito um contrato com o Governo do Rio em levar as intervenções deste Projeto até a Dutra altura do bairro Caioaba, eliminando assim dezenas de bairros dentro deste município, gostaríamos até de saber se isto procede.
Nossa preocupação é com as pessoas que habitam as margens ribeirinhas? Muitas foram catalogadas e o que serão delas se este fato for confirmado? Queremos respostas e estas são muitas.
Alcy Maihoní
Pres. Da União Danon/Coordenador da Regional Cdor. Soares do MAB
Contato/e-mail: uniaodanon@gmail.com"

Folga

Caros leitores, a partir de amanhã este humilde servo de Momo estará fora do ar, exceto se acontecer algo extraordinário. Participarei da Festa da Carne como um leal súdito e, portanto, aproveito para dizer que só retomarei o trabalho depois que sair o resultado da escola campeã. Sucesso e paz para todos!!!

fragilidade

Parece que a liderança do presidente da Cãmara, Marcos Fernandes (DEM), sobre osdemais vereadores está embaixa. Ontem era para ter acontecido uma sessão extraordinária convocada por ele, mas boa parte dos parlamentares não compareceu.

Essa foi ótima

Rapaz, foi incisiva a declaração do Bornier sobre a sua possível participação do governo Sheila Gama: "Tõ fora!".

A resposta de Bornier sobre a possibilidade de participar do governo Sheila Gama

"Caro Almeida,

Pediu-me o deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ) que, em seu nome, esclarecesse a voce e aos leitores do teu blog não ter fundamento o boato dando conta de que indicará nomes para 3 pastas no futuro governo Sheila Gama. "Tô fora", reagiu Bornier à divulgação deste boato. Bornier lembrou, ainda, que sequer na administração de Mário Marques, o vice que o sucedeu, indicou nomes para o governo municipal. E mais: que não conversou sobre este assunto com ninguém e que desautoriza quem quer que seja a falar em seu nome sobre este assunto. O deputado reafirmou que sua prioridade é trabalhar intensamente em Brasília pelos interesses das cidades da Baixada.

Respeitosamente,

Paulo Cezar Pereira,

Assessor de Imprensa"

10.2.10

Boataria

Nem bem começou a campanha eleitoral e a indústria da boataria já aumentou a produção. A de hoje é de que o deputado federal Rogério Lisboa teria tido problemas no Supremo. No entanto este blog consultou a pauta de votação de hoje e de amanhã e não encontrou nada envolvendo o nome do deputado.

Pro Jovem sem pagamento

Por Claudia Maria

O pessoal do Pro-Jovem em Nova Iguaçu está sem receber salários desde dezembro. Vale sempre lembrar que o dinheiro vem do governo federal e não atrasa.

Mais tarde

As candidaturas nas eleições de 2010 só ganharão peso depois da Copa do Mundo. Vale o velho ditado: "quem antecipa pré-candidatura aumenta o custo da campanha".

Já vai tarde

Há quem diga que logo que terminar os festejos de Momo o prefeito Lindberg Farias deixará o cargo. Há quem diga que ele continuará castigando Nova Iguaçu até o último dia de prazo para se desimcompatibilizar. Na opoinão deste que vos escreve, seja agora ou mais tarde ele já vai tarde. Mas vamos aguardar para ver no que dá.

Candidatura

O vereador licenciado e secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Cid (PCdoB), será candidato em 2010. A decisão foi tomada esta semana.

Boato

Não se fala outra coisa nos bastidores da política: no governo Sheila Gama (PDT) o deputado federal Nelson Bornier (PMDB)deverá indicar secretários para 3 pastas.

9.2.10

No apagar das luzes

Por Claudia Maria

O Diário Oficial de Nova Iguaçu é sempre uma leitura muito interessante. Há poucos dias foram nomeadas 14 pessoas na secretaria de Fazenda. O interessante é que era retroativo a 25 de outubro de 2009!!! Pobre dinheiro público!

Rogério Lisboa em ação

Por Claudia Maria

Não se admire se chegar um pesquisador em sua casa perguntando se já ouviu falar no deputado federal Rogério Lisboa. Tem uma turma na cidade fazendo isso e perguntando também se o iguaçuano votaria em Lindberg Farias para o senado. Pelo jeito, o trabalho foi mesmo encomendado pelo deputado federal.

Samu sem estrutura

Por Claudia Maria

As ambulâncias que servem ao Samu estão, em sua maioria, quebradas. Das 12, apenas cinco estão rodando. Detalhe é que o governo Federal manda verba para manutenção.

8.2.10

Comprometido

Por Claudia Maria

Recebemos a informação de que o dinheiro do royaltes, R$ 7.390.000,00, verba para esse ano, não poderá ser tocada pela Prefeitura. O motivo é simples: o dinheiro está comprometido para o pagamento de dívidas. O mesmo aconteceu com R$ 1 milhão, do ano passado.

Sobre o Bornier

Caro Almeida/Claudinha


O texto abaixo foi enviado pelo assessor de Imprensa do deputado federal Nelson Bornier (PMDB):

"Comunico ao ilustre jornalista e aos leitores de seu blog que o deputado federal Nelson Bornier foi reconduzido ao cargo de 2º Secretário da Comissão Executiva do PMDB nacional ao final da convenção realizada sábado na Câmara dos Deputados. Bornier é, portanto, o único representante do Rio no comando nacional do partido, com direito a voz e voto. Moreira Franco, ex-prefeito de Niterói, ex-governador, ex-deputado federal e atual vice-presidente de loterias da Caixa Econômica Federal, agora é vogal da Executiva. E Michel (SP) foi reeleito presidente. Em tempo: Bornier está preocupado apenas com sua campanha pela reeleição a deputado e trabalha intensamente para renovar o mandato do filho Felipe à Câmara dos Deputados".


atenciosamente,

6.2.10

Piadinha

Por Claudia Maria

NÃO VOTEI NO "CARA" E NÃO VOU VOTAR NA "COROA".

ri,ri,ri

5.2.10

Essa é demais!

Por Claudia Maria

Alguns amigos do blog informam que viram pela cidade out-doors onde o vereador Berriel reclama do estado de conservação das estradas estaduais e dá um puxão de orelha no governador Sergio Cabral. Realmente essas coisas só acontecem mesmo em Nova Iguaçu! Pelo jeito Berriel esqueceu que vereador tem como uma de seus principais funções fiscalizar o EXECUTIVO. Diante disso, ele deveria dar uma olhadinha melhor para algumas ruas do município que estão em estado miserável e outras onde as obras estão paradads há vários meses. Mas isso não é tudo! Há poucos dias o prefeito Lindberg vacilão de Farias apareceu ao lado do governador se dizendo seu "amigo de infância" e anunciando uma verba de mais ou menos R$ 130 milhões que seriam liberados por Cabral para investimento na cidade.Portanto, Berriel, que é presidente do PT em Nova Iguaçu está indo contra os interesses do próprio chefe. Das duas uma: ou Berriel é muito inocente ou está sendo manipulado por alguém do partido a revelia de Lindberg. Há ainda uma outra hipótese: o próprio Lindberg está enrolando o governador. Ou isso tudo junto porque se pode esperar de tudo dessa turma.

Lindomar ataca novamente

Por Claudia Maria

“POR QUEM OS MORTOS SE ENVERGONHAM 3”
Carlos Gilberto Triel

O prefeito Lindomar se deu conta de que uma coisa foi expor ao Figurinha o seu desconforto com o dedo do médico, a outra é ser-lhe dado o direito de esmiuçar a questão do seu exame de próstata na presença da vereadora Acariciana.
E ainda pensando na forma de dar o troco no seu Secretário do Dinheiro, Lindomar recebe a vereadora Flor das Flores
- Boa tarde prefeito; que Deus esteja nesta casa.
Lindomar impaciente não contava com aquela visita:
- O que trás a senhora aqui?
Flor das Flores estranhou a frieza do prefeito, mas disse:
- Lindomar, eu vim em busca de uma parceria da Prefeitura com a Câmara. Precisamos divulgar nosso trabalho nos órgãos de imprensa. O povo precisa conhecer a atuação dos seus vereadores...

Lindomar realmente não estava nos seus melhores dias:
- Deixa quieto. O povo não está nem aí. Diga aos irmãos da prosperidade que a senhora vai recapturar todos os Encostos e mandá-los de volta pro Haiti e já está de bom tamanho.

Flor das Flores estupefata:
- Mas que quê é isso! O senhor está me faltando com o respeito. Não admito que use o escárnio à minha condição de vereadora. Fui eleita pelo voto tanto quanto o senhor.

Lindomar, o cara pintada que foi sem nunca ter sido: - Essa é boa! A senhora comparar seus votos com os meus!
Flor levantou a cabeça como a encarar o prefeito:
- Como não!? O meu voto não tem o mesmo valor dos seus?
Lindomar, sincero como deveria ser o filho de Maínha:
- Não! Não tem o mesmo valor. O voto que a senhora recebeu foi o voto do cabresto em abençoado, e assim será até que a imitação barata de Vaticano que a senhora está submetida decida se a sua burocrática carreira pára ou continua.

Flor sentiu o nó na garganta, mas agüentou firme:
- Prefeito Lindomar, eu esperava tudo do senhor, menos essa grosseria! Quem o senhor pensa que é para falar assim?

Lindomar Paraíba, o Caçador de Hipócritas:

- Faça igual ao seu senador que apavorado de perder a reeleição, se maquia em óleo de peroba e, na TV aparece ajoelhado pateticamente diante de uma cruz conclamando os espíritas e todos que estão nas profundezas do INFERNO para orar e votar com ele. Tá ligada, irmã?

Flor sempre ouviu falar da existência do Anticristo, ali estava:
- O senhor fala como um ateu descompromissado com Deus a quem devemos obediência.

Lindomar e o melhor da teologia da libertação:
- Quanto mais INCONSCIENTE for esta sua obediência cega, mais perverso é o mal. Foi assim em Auschwitz.
- Esse fundamentalismo capital-religioso que a senhora abraçou é a desumanidade dentro da humanidade.

Flor das Flores não impediu que a lágrima descesse:
- SEU INGRATO! Quando o acusaram de desvio das verbas federais que chegam para os hospitais, eu me expus ao ridículo na Rio-Pampa ao dizer que o problema da saúde de Nova Laranja era antes de tudo uma crise nacional - quando na verdade sabemos que não é.
Flor faz gestos como dando a face para bater:
- Fui chamada de cara de pau e tachada de conivente com os seus desmandos pelo radialista macumbeiro Bebel Barbosa.
Flor das Flores ainda arremata: - Agora falam em Intervenção do Governo Federal na secretaria de Saúde! Ainda bem que o povo não saca essas coisas. Mas com que cara eu apareço diante dos formadores de opinião? Como eu fico? Diga seu prefeitinho, diga?

De repente, a ficha cai, Lindomar volta ao caráter de sempre:

- Ô meu mel, não fica magoado com o paraíbão não.Você e a minha mãe são as duas pessoas quem mais amo nessa vida. Jamais em minha vida machucaria quem tanto gosto.

Flor das Flores seca a lágrima na manga da blusa:
-Lindomar, o que você falou foi muito forte! Não mereço isso!
Lindomar e o charme com açúcar e com afeto:
- Oh minha Rainha das Flores, eu peço mil vezes perdão. Mas, não falei mentira. Voto de doutrinado nem a Deus pertence.
Flor se deixou levar e abriu o coração:
- Só faltou você dizer que eu renego as crenças dos meus ancestrais, permitindo a intolerância religiosa.
Hum, hum! Lindomar resistiu à vontade de falar sobre isso:
- Pois é. A imprensa desse lugar quer nos vê pelas costas.

A vereadora Flor enfim disse ao que veio: - Vamos procurar os jornais de Nova Laranja, o blog do Almeida e a Rádio Só Limões. Eu preciso conquistar outros espaços... Senão meu prazo de validade vence.
Lindomar voltou novamente a fechar a cara:
- Danosse! Não me fale dessa rádio que lembro logo do affair do devasso radialista macumbeiro com a minha Tia Liduína.
Flor condescendente e cheia de planos:

- O macumbeiro é um Dom Juan, um limpa-trilhos, o que ele precisa é de um bom descarrego. Deixa só ele comigo.
-Amanhã mesmo eu o conduzo a uma de nossas Catedrais de primeiríssimo mundo, tudo coisa fina, do mais alto nível. Tenho a certeza de que converto esse moço obsceno a nossa crença e então as coisas tomarão outros rumos...

Lindomar levantou-se da cadeira à janela; olhando para toda a extensão da Serra do Madureira, vaticinou:
- Flor, a decisão em ir além do altar do Atacadão da Fé não deixa de ser uma luz na escuridão.
-Mas, o que recuso acreditar é como que uma moça tão jovem, bonita e inteligente ainda conceba que Deus ou o Diabo possam ser tão ingênuos...

Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Oração da Ave Maria, Segunda a Sexta-Feira 17:45 hs Rádio Tropical 830Am
Os personagens são fictícios; toda e qualquer semelhança com casos, fatos, lugares e pessoas é coincidência.

Uma folga

Por Claudia Maria

Dou uma folga na pacandaria para fazer uma homenagem ao amigo Paulo Santos que terá sua vida contada na Avenida pela Escola de Samba Esperança do Amanhã. O enredo é O anônimos que se tornou ilustre nas terras de Nova Iguaçu. Letra de Daniel do Flora, Paulinho TJ, Juninho, Paulinho Ponte e Tavinho.

Só peço a compreensão, se eu chorar de emoção
Vou te mostrar os meus encantos
Com Esperança do Amanhã, sou Paulo Santos

De Pernambuco eu vim
Terra do frevo e do maracatu
Peito cheio de alegria
Me encontrei com a fantasia
de rosa e azul
Da lembrança tão querida
da infância colorida na Praça Mauá

Chegando as terras de Nova Iguaçu
foi impossível não me apaixonar
Fui vendedor, balconista e carteiro
Nessa vida, um guerreiro
a própria história escrevendo

Topografia, poesias, emoções
Para Rondonia segui minha trajetória

E no Norte do país eu fui feliz!
Sindicalista, quem diria?
Combati o bom combate
Mas o prazer de verdade
achei na fotografia

A saudade bate forte no meu peito
No Rio de Janeiro eu estou
com personalidade e atitude
olhar sobre a negritude
Voar para Nova York eu vou

Mulheres, personagens anônimos, ilustres
registrei, resgatando a memória desse chão
Imagens que molduram de alegria
este rubronegro coração
Nesta cidade que é minha paixão

3.2.10

Inquéritos

Por Claudia Maria

Abaixo alguns inquéritos novos publicados em Diário da Justiça mostrando o caos na Saúde em Nova Iguaçu. Trabalho do Ministério Público Federal

Tipo de Documento Número do Documento Procedência Signatários Partes Resumo Data do Documento Documento Principal

Inquérito Civil Público Portaria 20 PRM-S.J. MERITI ANA CLAUDIA DE SALES ALENCAR Procuradora da República Município de Nova Iguaçu - Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse). “Município de Nova Iguaçu. CPI da Câmara de Vereadores. Possível desvio de verbas públicas federais, inclusive de verba “carimbada” destinada ao Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse), por cooperativas, além de suposta fraude à licitação por dispensa do certame, sob a alegação de emergência”. 04/11/2009 o mesmo

Inquérito Civil Público Portaria 23 PRM-S.J. MERITI ANA CLAUDIA DE SALES ALENCAR Procuradora da República Município de Nova Iguaçu - FNDE. “Patrimônio Público. FNDE. Convênio 816770. Município de Nova Iguaçu. Exercício 2007.” 23/11/2009 o mesmo
Inquérito Civil Público Portaria 24 PRM-S.J. MERITI TATIANA POLLO FLORES Procuradora da República FNDE. Município de Nova Iguaçu. “FNDE. Município de Nova Iguaçu. Programa AÇÕESEDUC. Convênio 811143. Verbas liberadas em 01/04/2006.” 24/11/2009 o mesmo

Inquérito Civil Público Portaria 26 PRM-S.J. MERITI ANA CLAUDIA DE SALES ALENCAR Procuradora da República Ministério da Saúde. Município de Nova Iguaçu. “SAÚDE. PATRIMÔNIO PÚBLICO. Acompanhamento do Acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) nº 1843/2003 (Plenário) - Recomendações ao Ministério da Saúde. Município de Nova Iguaçu." 11/11/2009 o mesmo

Inquérito Civil Público Portaria 27 PRM-S.J. MERITI TATIANA POLLO FLORES Procuradora da República FNDE. Município de Nova Iguaçu. PECAMPO. “FNDE. Município de Nova Iguaçu. PECAMPO. Convênio 834067. Verbas liberadas em 31/10/2006.” 24/11/2009 o mesmo

Inquérito Civil Público Portaria 39 PRM-S.J. MERITI ANA CLAUDIA DE SALES ALENCAR Procuradora da República Município de Nova Iguaçu “PATRIMÔNIO PÚBLICO. Notícia de irregularidades na execução do Programa Pró-Moradia, lotes 1, 2 e 3. Município de Nova Iguaçu. Ano 2008.” 27/11/2009 o mesmo

2.2.10

orçamento 2010

Por Claudia Maria

A previsão de orçamento desse ano em Nova Iguaçu, tem realmente aspectos importantes. Um deles é o fato de que o secretariado (pelo menos a maioria) deverá mudar quando o casal Aluísio assumir. Isso faz com que o atual secretariado tenha os próximos dois meses para usufruir desse orçamento. O fato é relevante e deve ser acompanhado de perto pelos assessores do casal.

Proselitismo em ano eleitoral

Quem olhar com atenção os gastos previstos pela Prefeitura de Nova Iguaçu vai perceber que de uma hora para outra o prefeito quer mostrar que tem o coração mole. Direito da Cidadania teve uma previsão de aumento de 287,10% e Assistência Social de 24,76%. Não se trata de coração mole, não. É puro assistencialismo em ano eleitoral.

Também os atletas

As funções desporto e lazer também não estão na graça do prefeito Lindberg Farias. Ele pretende cortar 60,62% dos gastos nessas áreas. Eu só não entendo é o motivo de prever u aumento de 39,19% com encargos especiais.

Que se dane o povo!!!

Pelo que mostra a previsão de despesas por funções, em relação ao ano passado o prefeito pretendi reduzir em 61,54% os gastos com Segurança Pública. Ou seja: se depender do Lindberg Farias a população de Nova Iguaçu ficará exposta aos assaltantes. Sabemos que Segurança Pública são funções que concerne aos governos federal e estadual oferecerem, mas se não houver esforço do Município, quem acaba pagando é o cidadão.

Mais transparência

Para oferecer mais transparência aos leitores, abaixo está a comparação de despesas por funções. Observem que em áreas estratégicas como a Saúde há previsão de corte nas despesas. Vejamos primeiro e depois segue a análise:




1 - DESPESA POR FUNÇÃO
2009 / 2010 / DIFERENÇA / %

LEGISLATIVA
11.941.206,00/ 12.798.325,00 / 857.119,00 / 7,18%

ADMINISTRAÇÃO
108.571.828,00 / 89.330.738,00 / -19.241.090,00 / -17,72%

SEGURANÇA PÚBLICA
2.600.000,00 / 1.000.000,00 / -1.600.000,00 / -61,54%

ASSISTÊNCIA SOCIAL
8.804.993,00 / 10.985.000,00 / 2.180.007,00 / 24,76%

PREVIDÊNCIA SOCIAL
56.477.551,00 / 67.245.956,00 / 10.768.405,00 / 19,07%

SAÚDE
224.165.032,00 / 199.088.581,00 / -25.076.451,00 / -11,19%

TRABALHO
5.818.000,00 / 780.000,00 / -5.038.000,00 / -86,59%

EDUCAÇÃO
148.436.564,00 / 160.390.582,00 / 11.954.018,00 / 8,05%

CULTURA
3.830.000,00 / 5.200.000,00 / 1.370.000,00 / 35,77%

DIREITOS DA CIDADANIA
310.000,00 / 1.200.000,00 / 890.000,00 / 287,10%

URBANISMO
238.925.090,00 / 259.200.000,00 / 20.274.910,00 / 8,49%

HABITAÇÃO
6.465.000,00 / 6.000.000,00 / -465.000,00 / -7,19%

SANEAMENTO
4.000.000,00 / 6.000.000,00 / 2.000.000,00 / 50,00%

GESTÃO AMBIENTAL
6.108.923,00 / 8.460.471,00 / 2.351.548,00 / 38,49%

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
160.000,00 / 600.000,00 / 440.000,00 / 275,00%

AGRICULTURA
760.000,00 / 400.000,00 / -360.000,00 / -47,37%

INDÚSTRIA
165.000,00 / 0,00 / -165.000,00 / -100,00%

COMÉRCIO E SERVIÇOS
240.000,00 / 50.000,00 / -190.000,00 / -79,17%

ENERGIA
17.260.000,00 / 18.170.900,00 / 910.900,00 / 5,28%

TRANSPORTE
7.960.000,00 / 6.550.000,00 / -1.410.000,00 / -17,71%

DESPORTO E LAZER
9.395.600,00 / 3.700.000,00 / -5.695.600,00 / -60,62%

ENCARGOS ESPECIAIS
14.670.000,00 / 20.419.738,00 / 5.749.738,00 / 39,19%

RESERVA DE CONTINGÊNCIA
1.500.000,00 / 1.879.450,00 / 379.450,00 / 25,30%

TOTAL APURADO
878.564.787,00 / 879.449.741,00 / 884.954,00 / 0,10%

LOA 2010 - Despesas por Função

Análise I

Sabendo que o ano é eleitoral e que o moço é candidato, nossa primeira observação vai para a secretaria municipal de Comunicação Social. Ano passado o governo pretendia gastar R$ 2,9 milhões com a pasta, mas neste ano eleitoral ele pretende gastar 61,51% a mais, passando para R$ 4,7 milhões, injetando mais R$ 1,79 milhão na secretaria. Como é de conhecimento de todos, o moço já foi acusado pela Justiça Eleitoral de fazer publicidade pessoal com dinheiro público. Esse crescimento na previsão de gasto na pasta nos faz ficar alertas.

Transparência

Como eles não são muito de dar transparênca sobre o dinheiro público, com a colaboração de algumas pessoas o Blog cumpre o seu papel e mostra uma comparaçao de previsão de despesas entre os Orçamentos 2009 e 2010. Depois faremos nossas análises.



1 - DESPESA POR ÓRGÃO
2009 / 2010 / DIFERENÇA / %

PODER LEGISLATIVO
11.941.206,00 / 12.798.325,00 / 857.119,00 / 7,18%

CÂMARA MUNICIPAL
11.941.206,00 / 12.798.325,00 / 857.119,00 / 7,18%

PODER EXECUTIVO
866.679.383,00 / 867.061.416,00 / 382.033,00 / 0,04%

S.M. DE GOVERNO
16.822.000,00 / 10.690.000,00 / -6.132.000,00 / -36,45%

S.M. DA CIDADE
205.272.113,00 / 218.600.000,00 / 13.327.887,00 / 6,49%

S.M. DE ADMINISTRAÇÃO
18.687.000,00 / 16.080.000,00 / -2.607.000,00 / -13,95%

S.M. DE FINANÇAS E ECONOMIA
11.835.000,00 / 10.100.000,00 / -1.735.000,00 / -14,66%

S.M. DE TRÂNSITO E SERVIÇOS PÚBLICOS
26.275.000,00 / 21.820.900,00 / -4.454.100,00 / -16,95%

S.M. DE EDUCAÇÃO
143.695.564,00 / 159.490.582,00 / 15.795.018,00 / 10,99%

S.M. DE SAÚDE
19.835.000,00 / 22.440.000,00 / 2.605.000,00 / 13,13%

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
5.761.750,00 / 5.030.000,00 / -731.750,00 / -12,70%

S.M. DE CULTURA E TURISMO
3.005.000,00/ 4.200.000,00 / 1.195.000,00 / 39,77%

S.M. DE CONTROLE, DESPESAS E PLANEJAMENTO
21.976.778,00 / 27.189.738,00 / 5.212.960,00 / 23,72%

S.M. DE ESPORTE E LAZER
10.043.600,00 / 4.550.000,00 / -5.493.600,00 / -54,70%

S.M. DE COMUNICAÇÃO
2.910.000,00 / 4.700.000,00 / 1.790.000,00/ 61,51%

S.M. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E PREV. DA VIOLÊNCIA
16.379.300,00 / 6.600.000,00 / -9.779.300,00 / -59,71%

S.M. DE CONTROLE GERAL
0,00 / 450.000,00 / 450.000,00

S.M. DE TRANSPORTE
870.000,00 / 3.700.000,00 / 2.830.000,00 / 325,29%

S.M. DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
0,00 / 2.000.000,00 / 2.000.000,00

S.M. DE OBRAS PÚBLICAS
0,00 / 1.050.000,00 / 1.050.000,00

S.M. DE TRABALHO E EMPREGO
0,00 / 2.180.000,00 / 2.180.000,00

GABINETE DO PREFEITO
0,00 / 610.000,00 / 610.000,00

FMAS - FUNDO MUNIC. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
6.726.131,00 / 8.700.000,00 / 1.973.869,00 / 29,35%

FMS - FUNDO MUNIC. DE SAÚDE
204.187.032,00 / 176.498.581,00 / -27.688.451,00 / -13,56%

FMCA - FUNDO MUNIC. DA CRIANÇA E ADOLESC
602.862,00 / 610.000,00 / 7.138,00 / 1,18%

FUNTRANI - FUNDO MUNIC. DE TRÂNSITO DE N.I.
7.705.802,00 / 4.600.000,00 / -3.105.802,00 / -40,30%

PREVINI
56.607.551,00 / 65.766.956,00 / 9.159.405,00 / 16,18%

FENIG
8.119.000,00 / 6.835.000,00 / -1.284.000,00 / -15,81%

CODENI
36.514.977,00 / 28.989.738,00 / -7.525.239,00 / -20,61%

EMLURB
41.347.923,00 / 51.700.471,00 / 10.352.548,00 / 25,04%

RESERVA DE CONTINGÊNCIA
1.500.000,00 / 1.879.450,00 / 379.450,00 / 25,30%

TOTAL
878.620.589,00 / 879.859.741,00 / 1.239.152,00 / 0,14%

TOTAL DECLARADO
878.520.589,00 / 879.449.741,00 / 929.152,00 / 0,11%

DIFERENÇA
-100.000,00 / -410.000,00 / -310.000,00 / 310,00%

1.2.10

Para os novos leitores

Só para orientar os novos leitores, basta dar um clique no mapinha que aparecerá os países onde este Blog é lido.

Boatos

Há quem diga que o Neiva, homem que dá ordens ao Lindberg Farias, ficará no governo e, mais ainda: como secretário de Governo. Nas constantes intervenções do governo na Câmara de Vereadores, tanto Neiva quanto Luizinho (o representante da futura prefeita Sheila Gama) são as figuras centrais. Pode até ser que Neiva continue na Prefeitura de Nova Iguaçu, mas acredito que ele seguirá tocando a candidatura e o projeto político de Vladimir Palmeiras

Pesquisa

Na sexta-feira passada uma dessas pessoas que trabalham fazendo pesquisa para o deputado federal Rogério Lisboa (DEM) deu mole. Ela foi entrevistar um cientista social e, se saber, disse que estava fazendo o censo. Entre uma das perguntas feitas pelos pesquisadores quer saber se o entrevistado votaria no prefeito Lindberg FArias para o Senado Federal.

Errei

Por Claudia Maria

Errei quando postei que o pedido de empréstimo de R$ 60 milhões já feito em nome de Sheila Gama ainda não tinha sido aprovado. Já foi. Sendo assim, ela já entra devendo e colocando o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como garantia. Dizem que, ainda esse mês, a Câmara deverá votar mais um pedido de empréstimo feito pela família Aluísio. O último a sair apaga a luz.

Roda Gigante

Por Claudia Maria

A política é mesmo uma grande roda gigante. Até pouco ninguém queria ouvir falar no pessoal do PDT em Nova Iguaçu, logo se ligava a sigla ao desastroso governo Altamir Gomes. Agora, com a aproximação da posse de Sheila Gama, tudo mudou. Assessores da família Aluísio, como Luisinho, estão fazendo reuniões nos bairros e já falando em cargos no governo. Além disso, figuras carimbadas do PT local também já estão se encontrando com Luisinho. Não querem perder a "boquinha". Etá ideologia bacana essa!

Relíquia

A foto abaixo é uma relíquia em que o proprietário quer vender a original. Trata-se de um show do Roberto Carlos no Esporte Clube Iguaçu, antes da existência da RioSampa. Portanto, a vinda de Roberto Carlos à Baixada Fluminense foi no Esporte Clube Iguaçu e não na RioSampa, como costumam dizer. Repito: o proprietário da foto orginal quer vender, caso apareça algum fã interessado.