31.7.10

Esclareço

Por Claudia Maria

Dia desses um colega blogueiro postou que o verador Thiago Portela não divulga o que é apurado nas audiências que estão acontecendo na Câmara a respeito da CPI da Previni. A dúvida dele deve ser a de muita gente e, por isso, aproveito para esclarecer o seguinte: o Regimento Interno da Câmara não permite que seja publicado qualquer coisa sobre o conteúdo dos depoimentos. Em outras ocasiões isso já aconteceu mas Thiago não quer correr risco. Se alguma coisa vazar ele pode ser acusado de falta de decoro. Quem acompanha a política em Nova Iguaçu sabe que Thiago foi o único vereador de oposição ao governo Lindberg e, por isso, ainda enfrenta problemas. Aqueles que chamo de "viúvas de Lindberg" não perderiam a chance de tentar anular o resultado da CPI. Por isso, o cuidado de Thiago. Na hora certa todos terão acesso ao relatório, que também vai ser enviado ao Ministério Público.

Mosquitos e mais mosquitos

Por Claudia Maria

Como se não bastassem todos os problemas enfrentados pelos funcionários da Prefeitura que precisam trabalhar perto do cemitério, eles agora enfrentam mais um. Tem dia que os mosquitos não deixam ninguém em paz. Já tem gente levando repelente para tentar dar conta.

Gabeira em Nova Iguaçu

Por Claudia Maria

Não deu tempo de postar antes mas quero deixar registrada a visita de Gabeira à cidade na quinta-feira. Ele foi conhecer a RJ que liga Nova Iguaçu à Jaceruba. Gabeira foi levado pelo vereador Thiago Portela. Apesar do sol dos últimos dias, alguns pontos estavam com lama e o carro que conduzia Gabeira quebrou demonstrando o péssimo estado da estrada. Cabral ficou sem palavras para explicar em matéria publica em O Globo na sexta-feira.

Conselho de Saúde

Por Claudia Maria

Recebemos um comentário do Conselho que o Almeida deve postar segunda-feira. Mas, já vou me antecipando para responder. Eles dizem que não podem publicar o documento sobre as denúncias contra o governo do ex-prefeito porque, nesse momento, os conselheiros ainda não foram empossados. Pode até ser que exista alguma lei que os proiba de fazer isso sem essa publicação. Se houver, por favor, me digam. Mas, a princípio, quero lembrar que qualquer cidadão pode tornar público quausquer tipo de denúncias. Nesse caso, mais ainda em função do Ministério Público já estar de posse delas. De qualquer maneira, pelo menos dessa vez o conselho respondeu, o que já é alguma coisa. Fico aguardando.

30.7.10

Atenção conselheiros!

Por Claudia Maria

Muita gente tem procurado o blog para reclamar da falta de transparência do Conselho Municipal de Saúde de Nova Iguaçu. Há poucos dias alguns conselheiros foram ouvidos pelo Ministério Público Federal sobre 63 denúncias contra o governo do ex-prefeito Lindberg quero o senado de Farias. O documento ainda não foi tornado público. Alguns conselheiros reclamam que esse blog é radical e intransigente com eles. Chegou a hora de provar que se trata de um grupo bem intencionado. Publiquem as denúncias o mais rápido possível. Botem a boca no mundo! A sociedade tem o direito de saber.

Manifestação

Por Claudia Maria

Há poucos minutos funcionários da Prefeitura de Nova Iguaçu e sindicalistas fizeram uma manifestação no Paço. Eles querem o bom e velho Plano de Cargos e Salários prometido e nunca cumprido por vários prefeitos. Lindberg minto bem de Farias se elegeu com essa bandeira e nada fez. Eles foram recebidos pelo secretário de Administração, Werneck, que garantiu olhar a situação com carinho. Então tá.

29.7.10

Almeida

Ando um tanto ocupado, mas novamente chamo o leitor Silvio para o debate, inclusive sobre os supervisores de campo. Se ele não sabe, tenho inúmeras denúncias sobre isso. O bom é que algumas estão falando claramente. Já estou muito nervoso com tantas denúcias sobre o CCV! Minha história não admite tantas bobagens com s provas que tenho, tá?

28.7.10

Mais obras paradas

Por Emplumadinho

Parece mesmo que acabou a "carência" do Governo Sheila Gama em relação às cobranças do Governo Federal. Ontem o Ministério da Cidade emitiu duas notificações para a Prefeitura de Nova Iguaçu para que reinicie em trinta dias as obras de "Recuperação de Danos Causados por Desastres" nos bairros Mangueira, Danon, Palhada, Nova Era e Posse ("Obra paralisada desde 04/2009, sem registro de Evolução Física há mais de 150 dias") e Nova Era ("Obra paralisada desde 09/2009 sem registro de Evolução Física há mais de 150 dias").

Pelas obras nos primeiros bairros, a Prefeitura recebeu quase SEIS MILHÕES DE REAIS desde a assinatura do contrato, em 2006, e pelas obras em Nova Era recebeu quase DEZ MILHÕES DE REAIS em 2009.

O silêncio de Sheila Gama em relação ao estado em que encontrou o nosso município está começando a ficar caro demais, e a conta pode ser cobrada em 2012...

Para que convocar então?

Por Emplumadinho

Foram convocados ontem, dia 27 de julho, pela Prefeitura, 25 agentes comunitários de saúde aprovados no último concurso público. Devem se juntar a outros tantos que estão nomeados mas não trabalham, e que aliás não sabem nem se vão receber salários, simplesmente porque a cada dia que passa a Prefeitura de Nova Iguaçu perde mais e mais repasses financeiros por conta de irregularidades. Pois ontem mesmo a Ministra Interina da Saúde, MÁRCIA LAMEIRO, assinou portaria suspendendo a transferência de incentivos financeiros de 2 equipes de saúde da família, 2 equipes de saúde bucal e de 13 equipes de agentes comunitários de saúde por "apresentarem duplicidade no cadastro de profissionais".

Sabendo-se que cada equipe pode ter até TRINTA profissionais, imaginem o tamanho do prejuízo...

"CEGOS, SURDOS E MUDOS"

Carlos Gilberto Triel

É muito comum nesse período de campanha eleitoral surgirem os chamados parceiros de última hora. Aquele caboclo de quem nunca se ouvia falar, mas de repente surge prometendo uns cem, duzentos ou quinhentos e tantos votos de determinado bairro ou região.

Como saber se fala a verdade? Como saber se realmente goza de prestígio junto à liga de esportes, o templo evangélico, ou mesmo associações de moradores, comunidades, etc.?

Pesquisa de opinião. E repeti-las quantas vezes se fizer necessário, comparando-as e discernindo imparcialmente ao que está sendo perguntado e avaliando a motivação das respostas do público alvo.

Com a pesquisa devidamente estratificada, espalhada de forma ampla tem-se a visão estratégica do conjunto das regiões e, conseqüentemente produzir o que é desejado pela opinião pública.

Coisa que não está sendo feita na administração do governo Sheila Gama.

Não tem o menor cabimento que se comece uma nova administração não sabendo em que situação se encontra os níveis de popularidade da nova prefeita, e os principais problemas dos bairros na opinião dos próprios moradores.

E o pior, a máscara da polidez julgando a performance dos colegas quando se sabe que a ausência de recursos muito mais vastos, como pesquisa de opinião, por exemplo, impedem que secretarias como a de Comunicação não atendam o esperado.


Ora, a Saúde no município é grave e ninguém contesta isso. Mas o que pensa o grosso da população tão acostumada em saber que é perda de tempo procurar socorro médico na cidade? Qual o mínimo de atenção dispensaria todas essas genialidades e criatividades que não saem do papel?

E se ninguém sabe é porque ao povo não foi perguntado. E seria mais fácil planejar a saúde se soubessem das prioridades de cada região e direcionasse os serviços públicos de acordo com o grau de anseio manifestado nas pesquisas.

E a Secretaria de Comunicação que caberia a tarefa de divulgar os trabalhos das demais secretarias, não mostra ao que veio porque depende que se diga o que realmente é feito; e como nada é feito em termos de consagrar que pede a opinião pública, fica o dito pelo não dito.

E o ultimo a sair, tranque a porta.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Ave Maria, 17:45 de 2ª a 6a e “Quem Eles Pensam que Somos” no programa Perfil da Baixada 10:30 Rádio Tropical 830 AM na web www.tropical830am.com.br

Dívidas

Por Claudia Maria

Um dos maiores problemas enfrentados pelo governo Sheila Gama é a irregularidade nos pagamentos deixada como herança pelo ex-prefeito Lindberg não pago ninguém de Farias. Ela está retirando as secretarias dos prédio alugados e levando todo mundo para sede afim de cortar custos. Mas, existem pendengas que não podem ficar no esquecimento. Uma delas é em relação à publicação dos atos oficiais. O jornal ZM Notícias deixou de publicar os atos mas ainda não recebeu atrasados deixados por Lindberg e nem os 3 meses que trabalhou para prefeita. Esperamos que Sheila Gama regularize esses pagamentos. Quem trabalhou merece receber.

Ainda não entendi

Por Claudia Maria

Sabemos que a prefeita Sheila Gama cortou pela metade o contrato com a empresa que faz coleta de lixo na cidade. Até ai tudo bem. Só não consegui entender ainda que tipo de acordo foi feito já que a coleta está totalmente irregular em vários bairros. Um deles é Miguel Couto. Moradores de lá já estão se articulando para levar o lixo até a porta da Prefeitura. O pior é que o bairro tem dois vereadores: Carlinhos Presidente e Marli Silva e ainda o ex-vereador Celso Valentim, pessoa de relação com o casal Gama e com história na política. A prefeita não gosta de comparações com o governo do ex-prefeito Altamir Gomes mas, desse jeito, a comparação é inevitável. Altamir deixou a cidade mergulhada em lixo. É bom a prefeita tomar providências rapidamente.

Acumulando cargos

Por Claudia Maria

Tem mais gente trabalhando na Prefeitura de Nova Iguaçu de maneira irregular. Funcionário do INSS tem cargo de chefia. A coisa pode se complicar.

Auditoria

Por Claudia Maria

Já tinhamos postado aqui que algumas clínicas que estão fechadas estão sob a mira do Ministério da Saúde. A auditoria em uma delas já começou e parece que o problema é grande. Outras que fecharam durante o governo Lindberg também estão na lista.

Completando

Se insistirem nesse caso do CCV, a coisa vai dar Ministério Público. É só insistir!!!

Então, tá!

Em homenagem ao leitor Silvio em breve colocarei uma postagem sobre os surpevisores de campo que vai dar o que falar na cidade. Aguarde!

Ex-blog do Cesar Maia

Por Claudia Maria

Achei interessante porque o Cesar Maia traz dados de pesquisa por isso postei.

COMO O ELEITOR SE INFORMA PARA DECIDIR VOTAR!

1. O último Datafolha perguntou como os eleitores se informam para decidir seu voto. São duas formas de perguntar. Na primeira, o pesquisado cita apenas um meio. Na segunda, pode citar três. A internet sozinha fica com 7%, um número expressivo, pois se iguala ao rádio e se aproxima dos jornais, estes com 12%. Na segunda, a internet sobe para 27%. Claro, a TV, o grande veículo de massa, continua disparado em primeiro lugar:65% e 88% respectivamente

2. Mas há uma diferença: a TV é como se fosse uma chuva que atinge a todos. A internet é como uma mangueira de regar que só chega a pontos para onde é direcionada. Internet e Conversa com Amigos devem ser somadas. Uma é um boca a boca eletrônico e outra boca a boca direto. A soma na segunda pergunta alcança 59%. Mas a chuva da TV pode não chegar a quem está abrigado. Quem individualiza é a internet e a conversa entre amigos.

3. E ainda se acresce um dado fundamental. A comunicação direta via conversa com amigos e via internet tem um poder muito maior de transformar eleitores em multiplicadores, quando o eleitor passa a ser um indutor do voto. A TV espalha a informação. O boca a boca eletrônico ou direto fixa a informação, ou dispersa, subtrai o impacto ou multiplica.

4. (Folha SP, 28) A televisão é o principal meio de comunicação utilizado pelos eleitores brasileiros para se informar sobre os candidatos que disputam as eleições neste ano. Segundo o Datafolha, 65% dos entrevistados afirmam que a TV é a mídia preferida para obter informações. Os jornais aparecem em segundo lugar, com 12% de preferência, e a internet e o rádio vêm em terceiro, com 7% cada um. Conversas com amigos ou familiares são apontadas por 6%.

5. (Folha SP, 28) Quando o Datafolha pede para os entrevistados citarem três meios de comunicação usados para se informar: 27% mencionam a internet, que fica atrás de conversas com amigos e familiares (32%). A TV é lembrada por 88% e continua em primeiro lugar. Em segundo vêm os jornais, com 54%, e rádio aparece em terceiro, com 52%. O Datafolha ouviu 10.905 eleitores em 379 municípios de todo o país (exceto Roraima). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

27.7.10

Sobre o depoimento

Sobre o depoimento marcado para amanhã, não será surpresa se o Luciano não aparecer. Talvez irá mandar um advogado em seu lugar só para protelar seu depoimente. O governo anterior era useiro e vezeiro nesta prática.

Depoimento à vista e a prazo

Por Claudia Maria

Será amanhã o depoimento de Luciano Dutra, às 10h, na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. Para quem não sabe, Luciano foi um dos diretores da Previni e também da Previ Rio, ambas envolvidas em possíveis irregularidades. O depoimento dele é muito importante mas teremos que esperar pelo relatório final já que os vereadores da comissão estão impedidos de dar detalhes por força do Regimento Interno. O vereador Thiago Portela é o presidente da CPI e está empenhando em desenrolar esse novelo já que as denúncias dão conta de que o rombo deixado pelo governo Lindberg é de quase R$ 400 milhões.

Respondendo

Por Claudia Maria

Respondendo a Carol sobre quem está na coordenadoria de idosos, a informação que tenho é que é Beatriz Bessa na Saúde e Elaine Medeiros na Assistência Social.

Aproveito para comentar também um comentário do Silvio. Ele diz que a Márcia do Gil está fazendo um excelente trabalho no Controle de Vetores. Se o trabalho da moça é tão bom assim, então o certo é que ela seja nomeada e o marido não. Porque ela não pode assinar ponto dos funcionários e tomar determinadas atitudes sem nomeação. Essa situação é irregular e pode ser sinal de algum problema.

Do Paulo Cezar Pereira, assessor de Imprensa

"O deputado Nelson Bornier pediu-me que encaminhasse a vc esta nota para os leitores do teu blog.


abrs.


pc pereira

Bornier,enfim, se rende à internet para pedir votos

Vinte anos depois de conquistar o primeiro de seus seis mandatos consecutivos ( dois como prefeito de Nova Iguaçu e quatro como deputado federal), Nelson Bornier,enfim, aderiu às novas tecnologias: o site eleitoral dele entrou no ar hoje cedo no endereço www.bornier.com.br. Ao acessarem a página de Bornier na internet,os internautas saberão de algumas de suas principais realizações à frente da prefeitura, de 1997 a 2002, seus projetos como deputado e o que pretende defender no Congresso Nacional na próxima legislatura: reforma tributária e mais recursos para saúde,educação e saneamento dos bairros da Baixada Fluminense, entre outros. O. partido de Bornier, o PMDB, tem um dos links da página dele na internet. A propósito de Bornier, o TRE do Rio acolheu, até o momento, o pedido de registro de apenas duas candidaturas do PMDB do Rio, a de Nelson Bornier e a de Dica, candidato a deputado estadual.

abrs.

Oopss!

Por Emplumadinho

No post "Mudanças no trânsito", o correto seria "Centro Residencial", ao invés de "Centro Comercial".

Depois eles reclamam

Por Claudia Maria

Há quem diga que eu exagero quando falo da Saúde. Para essas pessoas só posso dizer uma coisa: tente algum serviço no município e depois me diga o resultado. Os prestadores de serviço estão sem receber desde janeiro, a maioria dos postos de saúde está sem medicamentos e, para completar, algumas pessoas escolhidas para cargos estratégicos estão deixando a desejar. Uma delas é funcionária do INSS e ainda não foi cedida o que atrapalha e atrasa a já complicada burocracia do serviço público. Não temos tempo para isso! É preciso descomplicar e colocar a máquina administrativa para trabalhar.

Posto com um certo atraso...

Por Claudia Maria

Atendendo a pedidos posto matéria publicada pelo Extra sobre campanha contra a osteoporose. O tema é interessante.


EXTRA ONLINE 20 de julho de 2010

Campanha faz diagnóstico gratuito de osteoporose em Nova Iguaçu

A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu lançou campanha para diagnosticar a osteoporose. Como a doença é mais frequente em mulheres, as que têm idade igual ou superior a 55 anos, que já tenham atingido a menopausa e/ou têm o útero removido (histerectomizadas) podem participar do programa que começou nesta segunda-feira e vai até o dia 13 de agosto.

A campanha consiste na realização gratuita do teste de ultrasonometria de calcâneo, para detectar a doença.

- A osteoporose diminui a massa óssea a tal ponto que os ossos passam a fraturar-se espontaneamente em atividades comuns do cotidiano. As mulheres são mais propensas à doença devido à queda de hormônio na menopausa. As idosas saem com a consulta agendada e retornam a unidade no dia e horário marcado para iniciarem o tratamento. De acordo com o médico, a paciente poderá receber o medicamento que está disponibilizado na rede - disse a responsável pela ação e coordenadora de Atenção a Saúde do Idoso, Beatriz Bessa.

O exame também detecta a osteopenia (diminuição da densidade mineral dos ossos, precursora da osteoporose). As mulheres que apresentarem este resultado serão convidadas para uma palestra sobre o assunto, após o final da primeira etapa da campanha. As palestras serão ministradas na unidade onde a paciente realizou o teste.

A segunda fase da campanha vai acontecer entre os dias 5 e 30 de outubro de 2010.


Confira as unidades de saúde que estão participando da 1 ª etapa da campanha


19 e 20/07 - UBS Alberto Sobral (Rua Olinda Wilman, 115, Moquetá).

21 e 22/07 - Esmulti - Espaço Municipal da Terceira Idade – (Av. Luis de Matos, 736, bairro da Luz).

23 a 26/07 - Centro de Apoio e Valorização da Mulher ( Rua Nossa Senhora de Fátima, 70, Bairro Califórnia)

27 e 28/07 - PSF Lino Vilela (Rua 15 de novembro, 751, Carmari)

29 e 30/07 - PS Morro Agudo (Rua Formosa s/nº Morro Agudo)

02 e 03/08 - UBS Cabuçu (Avenida Abílio Augusto Távora, 6820, Cabuçu).

04 e 05/08 - PS Dirceu de Aquino Ramos (Rua João Batista de Lima, 35- Austin).

06 a 09/08 - PSF Três Henriques (antiga Estrada Rio São Paulo, 3602 – Km 32).

10 e 11 de agosto - UBS Rancho Novo (Rua das Rosas, 100 – Rancho Novo)

12 e 13 de agosto - PSF Figueira (Rua Coronel Francisco Soares, Vila de Cava).

Concurso para área de Saúde

Por Emplumadinho

Foi publicado no D.O. de sábado o Projeto Básico da Comissão Organizadora para o Concurso Público da Saúde. Nele, constam os detalhes que deverão ser levados em conta nas propostas técnicas das empresas interessadas em organizar o concurso. O que chama a atenção é que estão previstas apenas 280 vagas, e na Lei 4.0409 a Prefeita Sheila Gama foi autorizada pela Câmara a contratar 3.218 profissionais. Como até agora ela não contratou nem um profissional desde 7 de julho, quando a Lei foi sancionada, esta quantidade de vagas do concurso permite a dedução de que as quase três mil vagas restantes ficarão em parte com os Vereadores e em parte serão preenchidas pelos mais de setecentos técnicos cedidos de graça pelo Ministério da Saúde. Porém, continuo apostando que, antes de contratar os indicados pelos vereadores, a prefeita preencherá as primeiras vagas com os técnicos do MS, aos quais não precisará pagar nem um centavo.

Mudanças no trânsito

Por Emplumadinho

Foi publicada no D.O. de sábado uma portaria do Secretário de Trânsito Rholmer Abreu que atende a uma reivindicação dos moradores do "Centro Comercial" de Nova Iguaçu, e que desfaz as alterações no trânsito que, entre outras coisas, colocou pontos de ônibus e vans nas garagens dos prédios. Estas alterações vieram com as obras na Av. Bernardino de Melo, mas a princípio seriam definitivas. Porém, os moradores se uniram e conseguiram, através do Vereador Thiago Portela, uma reunião com o Secretário, que se comprometeu a realizar as alterações solicitadas, o que acaba de fazer.

Aliás, o Secretário Rholmer já era bem receptivo à população desde o governo anterior, mas pelo visto não tinha muita liberdade para agir...

Era só o que faltava!

Por Claudia Maria

A última que corre nos bastidores da Prefeitura de Nova Iguaçu é de que o ex-prefeito Lindberg ainda penso que posso de Farias, pediu à Sheila Gama para que o ex-da Doença, Marcos Souza, volte à pasta. Realmente isso seria o cúmulo do absurdo. Mas, como Sheila tem demonstrado certa insegurança nessa pasta, tudo pode acontecer.

26.7.10

Manifesto

O Sindicato dos Servidores do Município de Nova Iguaçu avisa que dia 30 fará uma manifesto. Segue o panfleto de convocação:

Matéria publicada em O Globo de hoje

O senador Marcelo Crivella (PRB) lidera a disputa para o Senado no Rio de Janeiro, com 42% das intenções de votos, segundo pesquisa Datafolha em parceria com a TV Globo divulgada nesta segunda-feira. O ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) aparece em segundo lugar, com 31%, seguido pelo ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias (PT), com 20%. O levantamento ainda mostrou Jorge Picciani (PMDB), com 12%; Marcelo Cerqueira (PPS), com 6%; Waguinhio (PTdoB) e Milton Temer (PSOL), com 5%; Carlos Dias (PTdoB), com 3%; Claiton (PSTU), com 2%; e Wladimir Mutt (PCB) e Heitor (PSTU), com 1%.

Posto Vasco Barcelos

Por Claudia Maria

O Posto de Saúde Vasco Barcelos, no centro, ficou sem luz no domingo. O gerador foi ligado e depois que a luz voltou continuou. Falta administração para não deixar que isso aconteça. Por falar nisso, não é só nesse particular que se encontram problemas no Vasco Barcelos, eles estão por todo o lado.

Festa da Banana

Por Emplumadinho

Em relação à Festa da Banana de Jaceruba, de 10 a 12 setembro, existe até um Projeto de Lei em tramitação na Câmara que inclui esta festa no calendário oficial da cidade. Se não me engano, este projeto é do Vereador Thiago Portela. Será uma festa totalmente organizada pela comunidade local, que está totalmente engajada em sua realização. Além disso, a Associação de Moradores conta com pessoas sérias, como o Ivan e a Ilse, que lutam o ano todo por melhorias em seu bairro, principalmente na Estrada Vila de Cava-Jaceruba e na iluminação de suas ruas.

25.7.10

Sobre a festa do aipim

Por Claudia Maria

Sobre o que o Almeida postou recebemos o comentário de um leitor, segue abaixo:

Realmente a Prefeita tomou a decisão correta e esta se mostrando ao que veio !

Pois esta festa tem de ter realmente seus valores culturais e comunitários resgatados, porque é inadmissível que nela tenha como participantes, expositores e barraqueiros até mesmo de outros municípios e tenho a certeza que o que a Prefeita fez, foi não deixar que ela se transforme numa festa como a de Santo Antônio, e com isso a partir do inicio do ano que vem, reestruturar a festa com seus valores reais, e trazendo de volta todos os parceiros que nestes últimos anos se foram, devido a organização inadequada, pela própria comunidade local.

Somente para o leitor ter uma idéia, a festa da banana de Jaceruba esta tendo todo o apoio da Prefeita e vai acontecer nos dias 10,11 e 12 de setembro.

Sou integrante do Fórum de Turismo de Tinguá, e o nosso principal objetivo é o ordenamento do turismo no entorno da REBIO, pois somos sabedores de sua importância para o planeta, e hoje o que vem acontecendo aqui não é nada sustentável ao meio ambiente.

Marcelo Reis

“NO LEITO COM OS DESESPERADOS"

Carlos Gilberto Triel


O jornalista americano Seimor Hersh, um dos mais conceituado profissional de imprensa dos EUA, diz entre outras que o ex-presidente Gerald Bush foi o principal responsável pela formação de um grupo especial da CIA autorizado a não respeitar fronteiras nem tampouco leis.

Assim como 007, o grupo especial da CIA tem permissão não somente para matar, mas também com direito e ir à casa de qualquer pessoa, em qualquer país, e conseqüentemente desaparecer com quer que seja.

Pensam que é brincadeira? A coisa é séria. E ainda tem gente que faz pose de conteúdo e arroga besteiras de que soberania nacional vale para todos os países. Vale é o que está escrito no manual de instruções deles.

Ou alguém aí não se lembra mais do general Noriega, homem forte do Panamá que foi preso dentro do seu próprio país e mandado para uma penitenciária em solo americano.

A ONU, a OEA, todos botaram galho dentro e deixaram que o chamado bicho papão americano fizesse o que fez.

Ao ser perguntado se pode haver justificativa moral para coisas assim, o jornalista respondeu que no início, existiu tanto pavor de um novo Wold Trade Center que muitos acharam que era razoável.

Os alvos eram indivíduos realmente ligados a organização terrorista Al-Qaeda, mas depois houve um esfacelamento de todo o sistema e passaram a prender qualquer sujeito que ousasse degustar um inocente quibe.

Prendiam quem não tinha nada a vê, e pior: sumiam com o caboclo para sempre.

Quer dizer, em nome da segurança nacional se pode tudo, até mesmo mandar pro inferno a tão famosa liberdade de expressão assegurada na constituição americana.

O que tem haver tudo isso com a política de Nova Iguaçu?

Não sei. De repente lembrei-me do Seimor em função dos pedidos de prisão a prefeita e aos secretários por parte do MP em relação à falta de medicamentos na saúde do município em que as autoridades constituídas demonstram todo o seu despreparo.

O dia que houver uma tragédia em dimensões Wold Trade Center aqui no Brasil, mais especificamente na saúde, a coisa talvez ande. Por enquanto, quem trabalha mesmo são os advogados que protelam o que for que vier pela frente.

Agora ficam aí perdendo tempo com secretários limitados ao montante da mediocridade. Ou faz pra valer, ou então volta para casa e aguarde a vez natural de também provar a dor da seringa e do paliativo enquanto a morte não chega.

Lá atrás, quando Aluisio Gama no auge da carreira, se viu tomado pela doença e, com as graças de Deus e do dinheiro ressuscitou do leito dos condenados, evidentemente que o homem mudou. E se fora um bom sujeito, com certeza tornou-se melhor.

E só e somente por isso a saúde no município era para estar sendo referência no Brasil e no exterior. E que o marido da prefeita fosse mais ousado, pela dor e pelo desespero das noites em que pensava que seu mundo ruiu; era para ser mais dinâmico e solidário com seus ex-parceiros de infortúnios.

E não enquadrado na célebre frase de uma vereadora cheia de amor pela humanidade que dizia para justificar a insanidade do sacro e do profano em Nova Iguaçu: O quê se há de fazer, se a saúde é um problema nacional.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Ave Maria, 17:45 de 2ª a 6a e “Quem Eles Pensam que Somos” no programa Perfil da Baixada 10:30 Rádio Tropical 830 AM
na web www.tropical830am.com.br

23.7.10

Sem comando 2

Por Claudia Maria

Não é só na secretaria de Saúde que o comando está confuso. No controle de vetores a situação também não anda nada boa. O nomeado é Gulberto mas conhecido como Gil mas, dizem as fontes, que quem está no comando é a mulher dele, a Márcia do Gil. Segundo as informações, ela até assina o ponto dos funcionários e dá as ordens principais. Acontece que a moça não é nomeada. Há quem diga que já existe denúncia até no Ministério Público. Atenção dona Sheila!

Enquanto eles brigam...

Por Claudia Maria

Enquanto o secretário de Saúde e o assessor técnico de Nova Iguaçu não se entendem, falta tudo nos postos e os mandatos judiciais chegam todos os dias obrigando o governo a comprar medicamentos. O secretário já tem 8 mandatos de prisão e a prefeita Sheila Gama 2. Os mandatos são emitidos pelo Ministério Público quando a secretaria não consegue comprar medicamentos essenciais.

Sem comando

Por Claudia Maria

A situação na Saúde continua sem comando em Nova Iguaçu. Dizem que Aluisio Gama deu um puxão de orelha no secretário Jocemar e no assessor Reinaldo mas a situação não melhorou. Existe um grupo que está se juntando para derrubar o secretário. Eles querem que a situação fique insustentável para que o secretário seja obrigado a sair. Isso é um absurdo sem tamanho! Com tantos problemas no setor ainda temos que enfrentar mais esse de egos. O iguaçuano não merece isso!

Primeirinho do novo governo

Por Emplumadinho

Foi instaurado no dia 13 de julho, pelo Procurador Federal Sérgio Luiz Pinel Dias, o primeiro (e desconfio que não último) inquérito civil público ao qual a Prefeita Sheila Gama terá que responder, que vai apurar a falta de vacinas e remédios nos postos de saúde de Nova Iguaçu.

Que a herança recebida foi horrível já é de conhecimento público. Provavelmente, a Prefeita está se cercando de argumentos jurídicos para não responder pelas ações do LindbergH (sim, o nome dele é com H no final), mas a atitude de Sheila Gama de não divulgar exatamente as condições em que recebeu o município ainda vai causar sérios problemas políticos a ela.

Afinal, o ex-Prefeito diz aos quatro cantos que deixou Nova Iguaçu uma maravilha, um verdadeiro exemplo de administração. Aqui nós sabemos a verdade, mas uma mentira muito repetida e não desmentida acaba virando, à vista do povo, verdade absoluta.

Resumindo...

Por Emplumadinho

Algumas pessoas escreveram reclamando dos elogios que fiz ao Secretário de Finanças Walter Jobe por conta da transparência com que conduz as ações de fiscalização na cidade. Estas pessoas alegam que ele é uma pessoa extremamente complicada de se lidar. Só que eu já disse aqui mesmo que não julgo simpatia ou boa vontade de ninguém, apenas me atento às ações das pessoas. Se forem negativas, marreto; se positivas, elogio.

O fato dele anunciar com antecedência onde e quando haverá a fiscalização, e principalmente quais os fiscais que nela atuarão, atende de uma só vez a dois aspectos: primeiro, certamente haverá um aumento na arrecadação de impostos, pois os empresários que estiverem com problemas sabem exatamente até quando podem resolvê-los. Estatisticamente comprova-se que a todo anúncio de fiscalização corresponde um incremento na busca pela regularização dos fiscalizados.

O segundo fator é que não permitirá a fiscais "oportunistas" se anteciparem à fiscalização oficial em busca de, digamos, obterem vantagen$ através de verdadeiras fiscalizações paralelas.

Finalizando, prefiro pessoas antipáticas, marrentas e anti-sociais que ajam com correção, eficiência e transparência em benefício de Nova Iguaçu do que Lindinhos super populares que só afundem a nossa cidade, mas com um lindo sorriso no rosto e atendendo a todos com beijinhos, abraços e facadas nas costas...

22.7.10

Texto do Alcy

"No sábado, 31 de julho acontecerá a Assembleia do Conselho de Representantes (CR) do MAB. O evento terá como temas de pauta a alteração estatutária, eleição e composição dos novos membros do CR (Presidente e Secretário {a}) e assuntos gerais, onde se discutirão assuntos relativos a controle social somado a políticas publicas do município (saúde, educação, mobilidade urbana, entre outros). Associações de Moradores Filiadas ou não, venha e participe! O horário ocorrerá a partir da 14h00min na sede do MAB, Rua Ataíde Pimenta de Morais, 37 – Centro – N. Iguaçu.
Alcy Maihoní - Diretor do MAB"

Devastação cultural

O poder de devastação do então governo Lindberg Farias até hoje faz efeito na cultura e tradição de Nova Iguaçu. Quem visitar o blog www.festadoaipim.blogspot.com vai ler o texto sobre a não realização da Festa do Aipim este ano.


"Com muito pesar estamos informando que a 7ª edição da Festa do Aipim de Tinguá não será realizada neste ano de 2010. Em reunião no dia 21 de julho, a equipe organizadora repassou as condições de patrocínio da Prefeitura, hoje nossa patrocinadora mor, os participantes (os que trabalham na tenda gastronômica) decidiram por unanimidade não realizar o evento este ano, por considerar que essas condições não atendiam as necessidades, para uma realização de sucesso do evento, como as seis edições anteriores. No entanto, entendendo que a nova gestação municipal, com muita maestria, está arrumando “a casa” e que as prioridades são: por em ordem nas finanças e banir o caos estabelecido na “máquina administrativa”.
Agradecemos aos nossos demais patrocinadores pela atenção dispensada e contamos com vocês em 2011. Agradecemos também o carinho e apreço dos que amam a Festa do Aipim, que todos os anos esperam ansiosos pela realização deste evento.
Em 2011 faremos um evento que Nova Iguaçu se orgulhará de Tinguá, podem esperar"!


Voltei: É lamentável que uma festa tão tradicional sofra hoje as ações do governo passado. A Festa do Aipim é uma excelente oportunidade para atrair pessoas de outras cidades para conhecerem o maravilhoso bairro Tinguá e suas reservas naturais. Pena que o empresariado não faça um esforço maior para a realização da festa. Sabemos que o cofre da Prefeitura de Nova Iguaçu está vazio e, dessa forma, na minha opinião, o atual governo tomou a decisão correta.

Ele se acha

Por Claudia Maria

Além dos processos que acumula, Lindberg Gianecchini de Farias, quer mais. Ele pode ter que pagar mais uma multa à Justiça Eleitoral. Em seu orkut ele coloca que quem quiser pode receber (imagine) uma foto autografada dele!!!! Egos a parte, a Justiça pode interpretar isso como brinde, o que é proibido por lei. Se for confirmado será mais uma multa que ele terá que pagar. Ninguém merece!

Campanha

Por Claudia Maria

O discurso do deputado federal Nelson Bornier ontem no calçadão, ao lado de Picciani, era de candidato a prefeito. Isso mesmo. Ainda em campanha para reeleição, Bornier dá um tom de que vai mesmo tentar outra vez. Além disso, durante discurso, revelou que o PMDB nacional sabe do seu posicionamento em relação ao seu candidato à presidência. Quando disse isso o público gritou: Serra, Serra.

Da série: problemas na Saúde

Por Claudia Maria

Quando tudo começa errado, não tem jeito mesmo. O protocolo da secretária de Saúde está uma bagunça, ninguém se entende. Sem chefia fica difícil controlar a demanda. Com isso, os processos somem, mudam de número no meio do caminho e nignuém é responsabilizado. A verdade é que precisam deixar o secretário trabalhar. Com oposição dentro do próprio governo não dá!

21.7.10

Picciani

Por Claudia Maria

Quem foi a caminhada hoje no calcadao de Nova Iguacu disse que Picciani agradou. A recepcao foi considerada boa. Nelson Bornier e Thiago Portela deram reforco junto com militantes do PCdoB. Logo logo Gabeira tambem vai estar por aqui. (Desculpem os acentos e os cedilhas, o computador anda revoltado)

Picciani em Nova Iguaçu

Por Claudia Maria

Daqui a pouco o candidato ao Senado vai estar passando pelo calçadão de Nova Iguaçu. Nesse momento existe uma concentração no galpão de Nelson Bornier na Palhada.

Lindberg é multado

Por Claudia Maria

A matéria abaixo foi publicada ontem em vários veículos de comunicação. Gostaria de saber como o ex-prefeito vai pagar a multa já que está com os bens indisponiveis em virtude outro processo que está respondendo.

"O ex-prefeito de Nova Iguaçu e candidato a senador pelo PT, Lindberg Farias, foi multado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em R$ 21.282, por conduta vedada (proibida) nas eleições municipais de 2008, quando disputou a reeleição. O TRE considerou como propaganda eleitoral a favor de Lindberg, o fato de a prefeitura ter impresso a logomarca do governo municipal em caixas de leite distribuído nas escolas públicas. Lindberg pode recorrer da decisão.

Em outra sentença, do juiz Luiz Roberto Ayoud, Lindberg recebeu outra multa, de R$ 5 mil, por propaganda antecipada para as eleições deste ano. O PT, também foi multado em R$ 5 mil na mesma decisão. Lindberg e o PT podem recorrer.

Outros dois candidatos também foram multados pelo juiz por propaganda antecipada: a vereadora carioca Lucinha (PSDB), que disputa vaga para a Assembleia Legislativa (Alerj), e o deputado estadual Marcos Abrahão (PTdoB), que concorre à reeleição. Lucinha foi punida em R$ 15 mil e Abrahão, em R$ 8 mil. Eles podem recorrer.

Na sexta-feira fiscais do TRE fecharam dois centros sociais em Belford Roxo, que seriam, do presidente da Câmara de Vereadores e candidato a deputado estadual, Wagner Carneiro (PRTB). Foram apreendidas fichas de eleitores e medicamentos".

É isso ai, tem que ser criativo!

Por Emplumadinho

Quando fechamos nossas contas mensais no vermelho, o primeiro mandamento é reduzir despesas, ou seja, gastar o mínimo possível. Se mesmo assim a situação persiste, devemos tentar receber de quem nos deve. Afinal, todos nós temos algo a receber de alguém.

Que a situação financeira de Nova Iguaçu é caótica, já sabemos. Que a Prefeita Sheila Gama reduziu ao máximo as despesas, percebemos. Pois agora a prefeitura vai tentar receber de quem acha que deve.

Primeiro, instituiu uma grande operação fiscal nas principais ruas do Centro, já tendo inclusive publicado no D.O. de 16 de julho os nomes dos fiscais e as datas em que cada rua será visitada.

Hoje, publica no D.O. uma relação de trocentos estabelecimentos que tiveram o acesso às DMS (Declarações Mensais de Serviços, que informam os valores do ISSQN - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) bloqueado até que seus responsáveis expliquem as diferenças encontradas entre o que declaravam e o que pagavam, DESDE 2006 !

Mais do que a iniciativa, chama a atenção nas duas ações a transparência com que o Secretário de Finanças, Walter Jobe, está conduzindo estes processos.

Esclarecendo

Por Claudia Maria

O leitor afirma que Reinaldo voltou para gestão do fundo. Não é oficial ainda. Ele voltou a ocupar sua antiga sala mas não foi nomeado. Pode ser que aconteça nos próximos dias mas ainda não foi dessa vez.

Mais problemas na Saúde

Por Claudia Maria

A comissão de licitação da Saúde é a que tem maior demanda depois da obra. Segundo informações de bastidores, mesmo assim, produz muito menos. Os processos estão parados e nada anda. Sem isso, não dá nem para comprar papel. Assim, não dá!

Sem estrutura

Por Claudia Maria

A nota anterior foi sobre os problemas entre o secretário de Saúde e o assessor técnico de gestão, Reinaldo. Os dois deviam mesmo parar com os problemas pessoais e olhar mais para o trabalho. O prédio onde funciona a secretaria está um lixo. Há quem diga que se a Vigilância Sanitária do Estado passasse por lá interditaria tudo. As instalações elétricas estão em péssimo estado assim como a rede de informática. Falta água e sobra barata. Isso sem falar que os aluguéis ainda estão atrasados, herança do ex-prefeito.

E-mail de leitor

"Almeida,
hoje foi o retorno do Reinaldo no Fundo Municipal de Saúde. O Aluisio Gama determinou o seu retorno imediato. O secretário Josemar teve que engulir a seco, pois uma batalha de prestigio está travada entre os dois. O amigo e subsecretario do Josemar, João Fiúza, já não aparece há uma semana. Será que ele já jogou a toalha?
Particularmente, não acho o Reinaldo um mal profissional, o que acontece é que para dar legalidade nos processos leva tempo, e a casa está sendo arrumada. Ele demitiu umas pessoas que estavam há muito tempo na Secretaria, com vícios. Já o Josemar, me parece omisso nas decisões importantes. Para voce ter uma idéia, nunca, veja bem, nunca houve uma reunião entre os secretários adjuntos, subsecretários e o secretário, talvez eles nem se conheçam".

Ps.:A sugestão do leitor para o secretário bem que poderia ser aceita. Fica aqui nossa sugestão.

Gama x Gama

Por Claudia Maria

Continua difícil a situação na secretaria de Saúde de Nova Iguaçu. O secretário Jecemar se equilibra como pode. Seu desafeto, Reinaldo, saiu da direção do Fundo Municipal de Saúde mas continua como assessor técnico de gestão e nos calcanhares do secretário. Sempre que pode faz uma crítica mais pesada sem se importar com quem está ouvindo. Reinaldo está esperando ganhar uma secretaria que pode até ser a Saúde. O pior é que um é ligado a Sheila e o outro ao Alusío. O casal deveria acertar logo as coisas porque a Saúde é o pior setor do governo. Foi a pasta que mais sofreu nas mãos da administração Lindberg e agora não podemos ficar presos a problemas pessoais atrapalhando ainda mais o que já está no caos.

20.7.10

Banheiros da Prefeitura

Por Emplumadinho

Sobre o post da Claudia em que ela reclamava dos banheiros da prefeitura: dia desses (não lembro o dia exato, mas acho que foi sexta ou sábado) saiu publicado no D.O. um contrato (não lembro se emergencial ou através de licitação) para reforma dos banheiros da prefeitura.

Quanto à água gelada e o cafezinho quente, não sei, mas parece que a questão dos banheiros já está sendo resolvida.

Finalmente

Hoje, no Diário Oficial, saiu publicado a convocação para a licitação que escolherá a empressa que fará a manutenção das ambulâncias. Ufa!

Alô, Cianni!!!

A turma da SEMUS anda com saudades do ex-vereador Cláudio Cianni. É que ele tem aparecido muito pouco na secretaria de Saúde. Olha, Cianni, quem não é visto não é lembrado. Um grande abraço.

Caladão

Há três meses a SEMUS está com o telefone cortado por falta de pagamento. Os funcionários reclamam desta situação.

É Pessoal

Por Claudia Maria

Parece brincadeira mas não é. O presidente da Câmara, Marcos Chaves Fernandes, parece que realmente está com poucas atribuições da Casa. O Emplumadinho já cantou a pedra. Ele derrubou a liminar que retornou Carlinhos Presidente à Câmara e exonerou os assessores do "colega". Gente, acontece que isso tudo é por mais 30 dias de licença, depois disso não tem como Chaves manter Carlinhos afastado. Além disso, em 10 dias a Justiça vai julgar o mérito da questão.

Para quem não acompanha a saga presidente x presidente, explico: Carlinhos presidente, o vereador mais bem votado da cidade, pediu licença de 90 dias mas depois voltou atrás. O presidente da Câmara, Marcos cada vez mais Chaves Fernandes, não aceitou e manteve o colega afastado. Carlinhos entrou na Justiça e conseguiu voltar e agora o recurso de Carlinhos foi derrubado. Ninguém merece!

Ainda sobre "a licença" do Carlinhos Presidente

Por Emplumadinho

Quando o Carlinhos Presidente conseguiu a liminar que cancelava a sua licença, leu a decisão do juiz na Tribuna e adotou um discurso conciliador, onde prometia esquecer o que ficou pra traz. Disseram, inclusive, que ele tinha feito as pazes com o Presidente Marcos Fernandes. Parece que o que ele pensou que era paz, na verdade era só uma trégua.

Pois o Carlinhos, alguns dias depois, soube que o presidente, através da procuradoria da Câmara, estava tentado derrubar a liminar que ele havia conseguido. E parece que o presidente obteve êxito, pois saiu hoje no D.O. da Câmara uma publicação exonerando TODOS os assessores do Carlinhos, com data retroativa a 6 de julho.

Agora vamos aguardar os desdobramentos (e consequências)...

Aproveitando a deixa

Por Claudia Maria

Aproveito a deixa do Triel para falar num problema muito sério. Realmente os banheiros da Prefeitura de Nova Iguaçu são uma vergonha. As pessoas não conseguem nem ficar nos corredores e os funcionários precisam procurar banheiros fora. Além disso, não tem água para beber. Já vi muita gente boa comprando água mineral. Será que isso também acontece no gabinete da prefeita Sheila Gama? Acho que não. Por lá tem até garçon servindo cafezinho e água e no banheiro privativo o papel higiênico é Neve.

O Rabo do Macaco

Carlos Gilberto Triel


O sujeito sonha em ser fazendeiro, mas não sabe nada de fazenda. Não tem dinheiro e, mesmo se tivesse não saberia por onde começar. E a veleidade toma a atitude: compra o banquinho para se tirar o leite da vaca.

Os bons velhinhos que assessoram a prefeita Sheila Gama fazem-nos lembrar do caboclo leso, duro e sonhador. Elaboram planos a dá com pau, projetos magníficos de trem suspenso, shopping a céu aberto, etc.

Mas não conseguem resolver nem um simples problema do esgoto no palácio municipal, onde o odor de urina mistura-se o gosto duvidoso das pinturas de murais. Que pensará o eleitor? Se não assepsia o que está abaixo do nariz, que dirá do resto.

Não obstante a impotência em desinfetar as latrinas da sede da prefeitura, agora nos chega à informação de que um gênio das finanças do município, se achando extraordinariamente importante resolveu inovar descendo as ruas na ilusão de que o réu produza provas contra si mesmo.

Coisa assim de que o chefe da policia pelo telefone mandou avisar, que na terra dos laranjais tem uma turma de fiscais para se jogar. Ora, o poder substantivo de governar impõe regras próprias e não um conjunto de experiências para se mostrar como o maioral que faz e acontece.

Existe uma diferença abissal no comércio estabelecido. Uma coisa é a lojinha do primo, coisa de trabalhar de dia e comer à noite, outra é o capital das lojas de departamento. Se o fator surpresa deixou de ser relevante à descoberta da sonegação; chegamos ao ideal sublime e nem demos conta.

Ora, se os pequenos contribuintes não são tão interessantes quanto às empresas, antes de partir rumo ao Eldorado, que se faça o dever de casa e agilize os doutores carimbadores, porque é inadmissível que um cidadão comum leve cerca de uma hora para se obter uma simples guia de pagamento do IPTU.

Seja sob o pretexto que for e, nada disso for feito, que ao menos se consertem os banheiros da prefeitura. Algo assim como uma tubulação externa aparente em volta das instalações sanitárias internas enquanto se providencia uma obra definitiva.

O que não pode é o ultraje aos próprios cargos, quando não uma afronta a própria prefeita ao se permitirem trabalhar em ambiente incomodamente irrespirável, sem as mínimas condições de higiene pessoal.


Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Ave Maria, 17:45 de 2ª a 6a e “Quem Eles Pensam que Somos” no programa Perfil da Baixada 10:30 Rádio Tropical 830 AM na web www.tropical830am.com.br

19.7.10

Para quem tem dúvidas

Por Claudia Maria

Para quem tem dúvidas sobre os dados apresentados pelo pessoal da Atenção Básica, eles estão no site do Bolsa Família. Para entrar é preciso ter o código da cidade mas, é só solicitar a informação que os responsáveis pelo programa divulgam. Me passaram e seguem abaixo: São os dados mais atualizados.

- Total de famílias a serem acompanhadas: 38203
- Total de famílias totalmente acompanhadas: 12317
- Percentual de cobertura: 32,24%
- Total de gestantes beneficiárias estimado: 1.103

Confusão

Por Claudia Maria

Pelo jeito vamos ter muitas emoções lá pela Ação Social da Prefeitura. Dizem que, além do secretário Berriel, tem muita gente querendo mandar e de olho nos cargos. Os vereadores Ferreirinha, Marli e Wellington estão sempre "se estranhando" por causa da secretaria. Vamos ver se essa disputa toda vai trazer algum resultado para população. Afinal, foi a única secretaria totalmente entregue ao PT.

Noticias da Saúde

Por Claudia Maria

- A partir de hoje, vou publicar problemas na Saúde por setor. Começo com a Cientifica Lab. Para quem não se lembra é aquela empresa que conseguiu contrato milionário pelas mãos do então secretário Marcos Souza. Foram apontadas várias irregularidades e o contrato deve ser cancelado nas próximas horas. Sabendo disso, a empresa já está abandonando as unidades.

- Outra coisa que pode acontecer nas próximas horas é o início de auditoria em unidades particulares que recebem dinheiro do SUS. Os boatos são de que, mesmo fechadas, continuam recebendo verba. As irregularidades são anteriores à Sheila Gama.

De bola cheia

Por Claudia Maria

O ex-secretário de Saúde, Walney Rocha, está mesmo de bola cheia no governo Sheila Gama. Além de ter vários amigos e indicados nomeados, ele também tem eleitores por lá. Hoje, um citroen estava estacionado dentro da secretaria com o adesivo do ex-secretário.

Secretário pode cair

Por Claudia Maria

Boatos dão conta de que o secretário de Saúde de Nova Iguaçu pode ser substituito ainda hoje. Pelo jeito prevaleceu a vontade de Aluisio Gama. Sheila teria cedido e dado o cargo para o Reinaldo. É aquele mesmo que gosta de travar os pagamentos. Para que disse que não sofreira influência do marido a prefeita está deixando a desejar.

Exonerado

Por Claudia Maria

O indicado do conselheiro Aluisio Gama, Reinaldo, não é mais o responsável pelo Fundo Municipal de Saúde. Ele foi exonerado do cargo há poucos dias. Muitas pessoas reclamavam da maneira como Reinaldo estava administrando o dinheiro público, demorando demais para fazer os pagamentos e prejudicando o atendimento mais ainda. Mesmo fora do fundo Reinaldo não está fora do governo. Ficou como subsecretário. Dizem que Sheila Gama vai lhe dar como prêmio de consolação uma secretaria, vejam só que meigo!

16.7.10

Respondendo ao leitor

Por Claudia Maria

Alcy, não dei os nomes dos conselheiros porque precisaria expor a fonte em caso de precisar comprovação. Até porque o secretário resistiu à pressão. Mas, acredito que o grupo saiba bem quem são. Existem outros três que ficaram bastante aborrecidos com a situação e, se for preciso, o caso será levado adiante. Obrigada pela participação.

Atenção

Na próxima semana vou me dedicar apenas às questões referentes a falta de material para as pessoas trabalharem. Seja do simples lápis às coisas mais interessantes. Aguardem!

Ps.: Vou falar muito em Saúde.

E-mail de leitor

Segue abaixo mais um e-mail de leitor. Quanto a questão da democracia, primamos muito por ela, desde que o debate seja feito em alto nível. O blog fica grato com a participação de todos.

"olá,cláudia,parabéns pela democracia do blog
o pior cego é o que não quer ver..
onde você "girassol" viu maldade,na verdade? contra fatos não há argumentos, apenas relatei o que vivo, se você acha que "todo apoio" é trabalhar em condições precárias sem nenhum tipo propaganda para esclarecer a população sobre o nosso trabalho para ter mais aceitação e dirimir suspeitas ao serem abordadas por um acs para fornecer dados pessoas para o cadastro, sem crachá de identificação, sem ferramenta lápis, borracha,prancheta e apontador,sem local adequado para trabalhar, sem falar no curso introdutório onde os acs que conseguiram um local,o curso durou 2 meses e até agora nenhum certificado foi dado e não tivemos nenhum material didático, a apostila que temos foi conseguida pelos próprios acs, isso é todo apoio? vocês é que deviam se envergonhar por tentarem encobrir tantas verdades...
"falar da importância é diferente de dar importância" vou parar por aqui pois se falar tudo vai faltar bytes..." (sic).

Sobre a ex-secretária

Por Claudia Maria

Costumo dizer que onde Lindberg Farias pisou não nasce grama. A maioria dos secretários do primeiro mandato dele hoje responde a processos. A ex-secretária de Fazenda, Maria Helena Alves, foi trabalhar em Manaus. Quem acompanha o blog lembra. Não ficou por lá muito tempo mas deixou rastro. Abaixo notícia publicada no Blog do Holanda

"Contrariando parecer de uma comissão de funcionários do município, que verificou in loco a capacidade dos fornecedores de software para gerenciamento e fiscalização da arrecadação municipal, a secretária de Economia e Finanças, Maria Helena Alves Oliveira, optou pela contratação da mesma empresa que forneceu o produto para a prefeitura de Novo Iguaçu, onde foi secretária. O Valor do contrato é superior a R$ 800 mil. A denúncia é de servidores da Semef. O vereador Marcelo Ramos encaminhou à Mesa da Câmara um requerimento convocando a secretária para dar explicações sobre o caso. Ela deve comparecer no dia 24. Na denúncia, os funcionários afirmam que a empresa escolhida por Maria Helena, a DFS, pertence a um parente da secretária".

E a coisa não para por ai. Maria Helena já saiu de Manuas e foi nomeada em Maricá. Sua presença já gera protestos. Olha o que está postado no blog Lei Seca.


No seu último dia de Prefeitura (de Manaus), já exonerada, dirigiu-se a sala de trabalho dos auditores, simpaticíssima, fez as seguintes revelação:
“ Vocês são muito politizados, deveriam criar o partido da SEMEF e lutar por aumento salarial. Eu ganho R$ 22 mil com auditora fiscal de Niterói, vocês deveriam ganhar isso também.”

A segunda observação é o fato de que, em Niterói, segunda ela, um auditor fiscal ganha R$ 22 mil. Isto é o salário dela lá, mas aqui, como secretária ela ganhava R$ 15 mil. A troco de quê, em quatorze meses ela abriu não de R$ 98 mil reais de salários ? Essa história está mal explicada.


Mais grave é a notícia-crime protocolada na Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas contra a titular da Semef, Maria Helena Alves. Ele é acusada de iniciar uma licitação controversa para compra de softwares que vão administrar, entre outras coisas, o sistema de arrecadação da cidade. A licitação deve pagar R$ 17 milhões pela compra de programas de computador, mas a única empresa habilitada a participar é da mesma região de onde vem a secretária, Nova Iguaçu. Além disso, o projeto básico que norteia o processo licitatório foi criado pela
própria empresa que quer vender o software ao município manauara. A Polícia Federal recebeu o arquivo do projeto, onde consta na guia “Propriedades” o nome do autor, Lucio, e o nome da empresa, DSF.”

Ps. Como podem ver, Maria Helena leva consigo o carimbo do governo Lindberg. Se continuar na sequência, logo logo terá mais problemas em Maricá.

Em relação ao email do leitor

Por Claudia Maria

Em relação ao email do leitor sobre a Educação em Nova Iguaçu não dá para não comentar. O leitor até tem razão no que diz respeito aos dados do IDEB. Mas, o Jailson foi, no mínimo, omisso. Basta dar uma olhada na rede antes e depois de Lindberg Farias. O prefeito não construiu escolas, começou reformas e não terminou. Em Comendador Soares as crianças estão estudando em um galpão sem janelas desde o ano passado. As creches foram, quase todas, desativadas e o Bairro Escola era uma farsa. Isso sem falar na questão do censo escolar que foi considerado errado pelo Ministério da Educação. Portanto, a passagem de Jailson pela secretaria foi desastrosa.

Ela novamente

Maria Helena Alves de Oliveira, ex-secretária de Fazenda em Nova Iguaçu, depois em Manaus, agora volta para o Rio e vai para a Prefeitura de Maricá. Cláudia Maria dará mais detalhes.

Boa iniciativa

Um Agente de Combate à Endemias de Nova Iguaçu tomou um iniciativa que merece elogios. Ele criou um blog para falar da dengue. Quem quiser acessar o endereço eletrônico é: www.denguemata.blogspot.com

E-mail de leitor

Como o espaço por cá é democrático, recebi esse e-mail de um leitor e o publico para que os leitores façam uma avaliação:



"

Sr. Almeida,
Sou leitor assíduo do seu blog. Parafraseando outro leitor em postagem recente, posso dizer que "passo por aqui sempre". Assim, conto com seu profissionalismo e seu espírito público e democrático para postar o conteúdo deste e-mail, uma vez que a leitura errada de dados no intuito de sustentar críticas improcedentes não condiz com o nível de seu blog.
Em relação à postagem "Garotinho tinha razão", publicada hoje, dia 15/07/2010, faz-se necessária uma correção.
De fato, o IDEB de Nova Iguaçu não é elevado. Porém, não é correto e nem justo dizer que o ex-Secretário Jailson de Souza e Silva "é o responsável por fazer o municà ­pio figurar entre os piores do 1º ao 5º ano". Afinal, a situação da educação no município é resultado de um acúmulo histórico e, desde que o IDEB foi criado, em 2005, não há registro de recuo deste índice na avaliação da Rede Municipal de Nova Iguaçu.
O Ministério da Educação se esforça para que todos possam compreender que não há como esperar que uma rede educacional com fraco desempenho em determinado momento, alcance, em apenas dois ou quatro anos, o mesmo nível de desenvolvimento de outro município cujo IDEB já se encontrava bem à frente na mesma ocasião. Por isso é que o INEP estabelece metas diferenciadas para cada rede, de acordo com as características do município e o índice que foi inicialmente medido. E, ainda assim, cerca de 20% dos municípios não atingiram a meta estabelecida para eles em 2009.
Portanto, se é para culpar alguma autoridade diretamente (o que eu, particularmente, não acho plausível), devemos lembrar que o Prefeito Lindberg Farias iniciou sua gestão exatamente no ano de 2005. Sendo assim, podemos concluir que o resultado obtido naquele ano significava a herança das gestões anteriores. Desde então, o IDEB de Nova Iguaçu não apenas aumentou, como correspondeu às metas do INEP, como o Sr. bem pode observar, através dos dados extraídos do portal do INEP na presente data:
IDEB da Rede Municipal:
2005 – 3,6
2007 – 3,9 (a meta era 3,7)
2009 – 4,0 (a meta era 4.0)
Veja que, na verdade, o IDEB de Nova Iguaçu nos anos iniciais (1º ao 5º) continuou em ascensão entre 2007 e 2009, apesar do impacto negativo que a municipalização de sete escolas estaduais no ano de 2009, entre elas, cinco CIEPs, teve na avaliação do município. Como o senhor já deve saber, a Rede Estadual de Nova Iguaçu é que não alcançou a meta estabelecida para este ano.

IDEB da Rede Estadual de Nova Iguaçu:
2005 – 3,5
2007 – 3,4 (a meta era 3,5)
2009 – 3,5 (a meta era 3,9)
Espero que a correção seja publicada e a justiça com o ex-secretário seja feita, pois tive a impressão de que a postagem de hoje não tem outra explicação senão a do ataque infundado de adversários políticos, o que, ao ganhar o espaço da mídia profissional, se caracteriza como um desserviço ao público.
Obviamente, não se faz necessário o comentário sobre a ascensão do IDEB na gestão do Prefeito Lindberg Farias, caso o senhor não a deseje. Para tal, autorizo a edição e a postagem com ou sem citação da fonte. O que me importa é publicação da correta interpretação dos dados e dos fatos.
Sugiro ao senhor que consulte o portal do INEP a respeito.
Sem mais,
Cordialmente".

15.7.10

Garotinho tinha razão

Quando o exs-governador Anthony Garotinho chamou o PT de Partido da Boquinha, ele tinha razão. O homem que ocupava a secretaria municipal de Educação de Nova Iguaçu e o responsável por fazer o município figurar entre os piores no Ideb do 1 ao 5 ano, Jailson de Souza e Silva, hoje está no governo do Estado. Veja o cargo dele:
Subsecretário de Estado da Secretaria Executiva: Jailson de Souza e Silva.
Ele está lotado na secretaria de Assistência Social. É bom que as pessoas saibam de quem Cabral está se cercando.

Email de leitor

queria postar este comentario lá no blog mas, não consegui.


"É bom lembrar que este elogio é fruto do empenho dos acs, agentes comunitários de saúde que realizaram este trabalho com prazo de 5 dias e em condições bem precárias, por exemplo: a equipe do meu bairro recebeu apenas uma fita métrica e uma balança da china que não funcionou, a sorte foi que alguns acs que tinham balança em casa levaram as suas e outros levaram fitas e trena(ferramenta de pedreiro para medir) as fichas de acompanhamento não foram suficientes para a demanda e o enfermeiro teve que tirar xerox e pagou com dinheiro do próprio bolso, os acs e enfermeiros se eforçaram, deram o melho de si e nem soubemos do elogio do ministério da saúde,só fiquei sabendo ao lê este blog,
não quero apagar o holofote dirigido ao jefferson, mas aproveito essa luz para que fiquem sabendo que este resultado foi obtido por acs que trabalham em condições precárias, sem material suficiente, sem reconhecimento com salário de 540,00,sendo que o ministério da saúde repassa 651,00 por cada acs, sem insalubridade e que são estatutários, mas com restrições aos artigos 8,9,10,17,18,19,43,165, sendo privados de alguns direitos, de acordo com lei 3844, algo descabido, onde está o principio da isonomia? talvez, diante deste trabalho reconhecido seja a hora de olharem para a importância dos agentes comunitários de saúde e as condições em que estamos, se desta maneira precário realizamos tal, imagine se passarem a valorizar mais os acs...
desculpe o desabafo, mas, ainda não temos voz, tenho ainda muito a dizer, mas deixo pra outra hora. Parabéns pelo blog, passo por aqui sempre".

Resposta do secretário adjunto

Segue abaixo a resposta do secretário adjunto de Saúde:

"Caro amigo Almeida,

Sou o secretário adjunto de urgencia e emergencia, responsável pelas 4 unidades mistas de saúde e o SAMU. O SAMU possui verba de R$ 174.000,00 mensais, transferida para o Fundo Municipal de Saúde, ou seja, essa verba não se encontra sob minha gestão e sim sob o Fundo.
Minha responsabilidade é de iniciar os processos de compra de material e medicamentos das ambulancias, e ouros processos administrativos.
Uma realização foi a aquisição de mais 7 ambulancias junto ao Ministério da Saúde através do CISBAF. Essas ambulancias só não estão em atividade devido a falta de estrutura do SAMU, ou seja uma Base que as comporte, problema este que está sendo resolvido com a locação de um galpão para o parqueamento das viaturas e alojamento dos funcionários.
Um abraço e coloco-me sempre a sua disposição.

Dr. Antonio Carlos Junior
Ortopedia - Cirurgia da Coluna
Medicina Desportiva"


Voltei: Esse camarada é uma pessoa muito simpática e me parece preocupado com a questão da Saúde.

Conferência

Por Claudia Maria

Sábado será encerrada a conferência de Saúde em Nova Iguaçu. O encontro será no prédio conhecido como "caveirão", a partir das 9h. Já houve uma reunião antes mas ainda não foram traçadas as metas. Apesar da desorganização e do esvaziamento essa conferência é muito importante já que tem o reconhecimento do Ministério da Saúde para colocação de metas no setor. Vamos acompanhar e ver o documento que será gerado. Afinal, um dos responsáveis pela organização é o conselho municipal de Saúde.

Conselho dividido

Por Claudia Maria

Postei outro dia que os conselheiros da Saúde têm encontro marcado com o MP Federal amanhã. São 63 denúncias no total contra o ex-governo. Até ai tudo bem. Acontece que dois conselheiros mais um representante dos empresários da área se reuniram com o secretário Josemar Freire dos Santos para tentar um acordo. Segundo informações, eles disseram que poderiam "amenizar" a situação junto ao MP se houvesse uma contrapartida. Mas, parece que o secretário não aceitou. A denúncia é muito séria e o restante dos conselheiros deveria tomar um posicionamento. Afinal, muitas pessoas morreram procurando atendimento num governo que é recordista em irregularidades e o conselho foi conivente. O governo Lindberg foi um governo homicida e irresponsável e tentar esconder isso agora é, no mínimo, uma indignidade.

Corrigindo

Por Claudia Maria

Levei um puxão de orelha em relação a nota do Antonio Carlos Junior. Na verdade ele não faz os pagamentos. Ele é um dos responsáveis por fazer a urgência e a emergência funcionar mas sempre alega que não tem estrutura. Faltam médicos,outros profissionais e tudo mais! Todo mundo sabe que a rede foi destruida no governo Lindberg mas o atual governo (que continua defendendo o antecessor) precisa dar um jeito e Junior não está colaborando como deveria. É isso.

14.7.10

Estranho...

Por Claudia Maria

O conselheiro municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Giovoneick (acho que assim que se escreve) foi vítima da prepotência e do abuso de poder dentro da Prefeitura. Enquanto esperava por um documento o advogado Alexandre José Adriano Neto, que trabalha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apareceu do nada e largou: "o senhor não pode estar aqui. O senhor é estranho ao setor". O advogado ainda ameaçou chamar a Polícia se o rapaz não se retirasse. Caramba! Acontece que o conselheiro é um contribuinte, cidadão iguaçuano, que paga seus impostos e tem todo o direito de estar em um prédio público. Mas, ao contrário, Alexandre, que é mais um coronel dos bombeiros contratados pelo governo Sheila, nunca apareceu por aqui antes e deve desaparecer depois do governo Sheila. Quem será mesmo que é o estranho?

Oficina de (mais) reparos

Por Emplumadinho

É com satisfação que constatei que eu estava errado ao afirmar que o Eduardo Gonçalves não é candidato. Agradeço ao toque do Rodolfo ao comentar o meu post "Nominatas". Conheço bem o Eduardo, e trata-se de pessoa altamente qualificada para o cargo. Não é apenas político, mas também um técnico. Sorte a ele.

Outra correção que tenho que fazer é que o Marotte é outro vereador candidato, e eu não o citei no post. Este é outro com enorme coração, e com certeza merece vitórias para que continue a ajudar tanta gente...

Conselho no MP

Por Claudia Maria

Eu disse que se soubesse de algum movimento do Conselho de Saúde daria. Pois bem: Os conselheiros vão prestar depoimento no MP Federal na próxima sexta-feira. São 63 denúncias contra o governo do ex-prefeito Lindberg.

Na cartilha

Por Claudia Maria

O secretário Adjunto da Saúde em Nova Iguaçu, Antonio Carlos Júnior, está seguindo a cartilha do responsável pelo Fundo Municipal de Saúde, Reinaldo. Não está liberando pagamentos, principalmente, para os setores de urgência e emergência. O Samu é outro que está praticamente abandonado. Assim fica difícil!

Palanque cheio

Na próxima sexta-feira Lula e Dilma estarão fazendo campanha na Cinelândia, onde no palanque deverão estar os rivais aliados, Jorge Peccini (PMDB) e Lindberg Farias (PT), ambos candidato ao Senado Federal. Como Piccini e Lindberg andaram trocando farpas, vamos ficar atentos para ver se o Lindberg levará a sua claque para vaiar Picciani, como costuma fazer.

Curiosidade

Quando este blog foi criado não sabíamos que ele cresceria tanto. Sua criação foi feita para ser temporária, porém ao que ele já alcançou, sabemos que viramos reféns em ter que mantê-lo. Contando com essa postagem, o número de post desde a sua criação é de 3.823 notas. Creio que isso represente um serviço prestado para o Município, e grande parte deste serviço foi da Cláudia Maria, ela que costuma me chamar de preguiçoso - em parte tem razão. Esperamos que este blog continue a contribuir para Nova Iguaçu por uma longa data, e que mais e mais pessoas participem desse processo de construção de uma cidade mais justa e mais humana.

Falando dos Gonçalves...

Fernando Gonçalves, no silêncio conseguiu indicar algumas pessoas ligadas a ele ao governo. Prontamente foram nomeadas.

Xiii

Se a Rede Globo continuar a série de matérias sobre suposta fraude na Secretaria de Estadual de Saúde, a candidatura a reeleição do governador Sérgio Cabral acabará ganhando um grande adverário. Isso pode dar melelê!

Descontração

Recebi através de e-mail, não sei quem é o autor do desenho e da idéia, mas resolvi publicar o Polvo Brasileiro:



Me permitam o trocadilho: esse é o polvo desmascarado...

Oficina de reparos

Em relação a nota assinada pelo Emplumadinho e que diz que Eduardo Gonçalves não será candidato a deputado estadual, é que no momento em que a nota foi escrita o nome de Eduardo não aparecia no TRE. No entanto, em contato com o blog, Eduardo Gonçalves fez questão de reiterar que é candidato e que contra ele não há processo por irregularidade, ou seja: o moço é ficha-limpa. Fica aqui o reparo.

Olha o Triel aê!

“O MACUMBEIRO ARRUMADO”
Carlos Gilberto Triel

A festa de comemoração de aniversário da Associação Mercantil de Nova Laranja prometia. O salão nobre do Citros Country Clube aguardava com expectativa a chegada da prefeita Shirley. Afinal, desde que assumiu o cargo deixado pelo Lindomar Paraíba, a nova prefeita não havia tido nenhum contato com o público.

O radialista Gabriel Barbosa e o deputado Mário Mauro conversavam no salão nobre.

Mário Mauro e sua observação sarcástica:
- Gabriel, você viu como o deputado Bonner está gordo que nem uma leitoinha?

Gabriel, mau que nem pica-pau:
- Não seja caluniador, Mário. Nenhuma leitoinha conseguiria ser tão gordo.

Claudionor Rollemberg sai em defesa de Bonner:
- Diria que ele está fofo. O deputado Bonner, ao contrário de alguém que conhecemos, não faz nenhum cálculo matemático para cobrir a calvície.

Deputado Mário Mauro assimilou à indireta:
-Gabriel, quem me pôs sentado ao lado dessa mala?

Gabriel, e o humor negro:
- Foi o fantasma do Riso Informal quem juntou vocês dois.

Mário Mauro sabe que Gabriel é chegado a conversar com os mortos:
- Não gosto de brincadeiras com defunto, Gabriel. É por isso que volta e meia eu corto minhas relações com você.

Gabriel, e o papo de Chico pra lá, Bezerra de Menezes prá cá:
- Deixa de besteiras, Mário. Chico Xavier cansou de falar com os espíritos. Agora mesmo estou vendo um sujeito branco que nem uma cera rindo de você.

Mário Mauro assustado:
- Você está de sacanagem comigo. Cadê a alma penada?

Gabriel, o vidente:
- Aí ao seu lado. Ele diz que quando vivo escreveu muito a seu respeito. Parece um pouco com Michael Schumacher e, não fosse o bigodinho do Tangerina, eu diria que é o próprio...

Mário Mario suando frio:
- Pata que pariu! Gabriel. O que esse repórter cadáver quer comigo?

Gabriel, olhos revirados insinuando transe:
- Para você procurar o Paul, o polvo da Copa.

Mário Mauro se desesperou:
- Ái meu cacête! Agora que me estrepei de verde, amarelo e Dunga...

Gabriel, o contemporizador:
- E também fazer as pazes com Rollemberg.

Mário Mauro avaliou todos os perigos:
- Com Rollemberg?! Nem amarrado! Prefiro perder a eleição.

A vereadora Flor dos Anjos ouviu e fez seu lobby:
- Que polvo o quê! Previsão é em nossa igreja. Lá é tiro e queda!

Vereador Hernandes y Fernandes, stress altíssimo:
- Quem foi que levou um tiro na queda?

Flor sacou o desgaste emocional do colega:
- Calma Hernandes! Você precisa de um descarrego. Vamos a minha igreja.

Hernandes estressado, mas ainda lúcido:
- É ruim, hem! Meu dinheiro é suado. Alem do mais virei irmão do Waguinho.

Flor dos Anjos então se aproxima da prefeita:
- Prefeita Shirley, eu e o meu santo bispo senador estamos orando pela senhora.

Prefeita Shirley, o sorriso da noite:
-Obrigada vereadora. Espero que Deus nos dê muita saúde para enfrentar esse desafio

Flor dos Anjos, e a força do hábito:
- A saúde é um problema nacional.

Shirley mantendo o mesmo sorriso:
- Talvez. Mas aqui em Nova Laranja foi de roubo seguido de cara de pau.

Alberto Aquino, o mestre de cerimônia encantado com a Shirley:
- Veja só que coisa maravilhosa, Deputado Bonner, pela primeira vez em seis anos, podemos ver de perto um prefeito em Nova Laranja!

Deputado Bonner, cartesianamente enciumado:
- Mas que prefeito, Aquino? Você está cego? Será que você ainda não percebeu que a Shirley é uma mulher!

Aquino suspirou fundo e saiu de perto:
- Ih, não sei por que essas coisas sempre acontecem comigo.

Gabriel com cara de tarado segura Aquino pelo braço:
- Aquino! Ô Aquino! Que loira gostosa é aquela!!??

Aquino, elegância e discrição:
- Gabriel, tenha compostura homem. A moça é a namorada de um dos nossos anfitriões.

Gabriel abusado:
- Com todo o respeito, Aquino: Essa mulher não usa calcinha; Essa mulher usa é um porta jóia!

Aquino estupefato:
- Gabriel! Você é maluco?!

Gabriel, inconvenientemente limpa trilho:
- Se não pode, paciência. Então me apresente àquela outra coroa que está com ela. Deve ter uns 27 anos e, hoje é o meu dia de fazer caridade com as velhinhas.

Alberto Aquino, mais uma vez suspirou fundo e, ao som de New York, New York, chegou até a cantarolar baixinho:

- Want to wake up, in a city that never sleeps
And find I'm A number one, top of the list
King of the hill, A number one....

Carlos Gilberto Triel, jornalista, apresentador da Ave Maria, 17:45 e “Quem Eles Pensam que Somos” no programa Perfil da Baixada 10:30 Rádio Tropical 830 AM
Na web www.tropical830am.com.br
Os personagens, fatos e diálogos são fictícios, toda e qualquer semelhança é mera coincidência.

13.7.10

Engraçado

Hoje, pela manhã, passava pelas ruas do Centro de Nova Iguaçu quando, repentinamente, vejo um panfleto no chão com a foto do vereador Wilson Carvalho (PSC) e uma série de críticas a ele em razão do episódio envolvendo a busca e apreensão na Câmara. Ninguém assina o panfleto, mas uma coisa está engraçada do papel. Sugundo o panfleto o vereador teria cometido "falcidade ideológica", quando o correto é "falsidade". Como se vê, na política iguaçuana até a falsidade é falsa.

Atenção

Essa notinha é destinada aos novos leitores. Quem quiser saber os locais onde esse blog é lido só basta clicar no mapinha ao lado.

Desistência

A desistência do deputado federal Rogério Lisboa (DEM) de não concorrer à reeleição gerou problemas para alguns candidatos a deputado estadual. É que ele faria dobradinha com alguns desses candidatos que, agora, correm para achar novas parcerias.

Continua lá

Na Rua Bernardino de Melo um abrigo de ônibus está instalado na diração contrária ao fluxo do trânsito. Ele seria mais bem utilizado se fosse removido do local e colocado em outra localidade que necessita de abrigo. Fica aqui a sugestão.

Nominatas

Por Emplumadinho

No dia 8 de julho o TRE publicou a relação de candidatos escolhidos nas convenções, e cujos registros foram requeridos pelos partidos. Entre os vereadores, estavam lá Xandrinho, Carlinhos Presidente, Rosângela Gomes e Ferreirinha. Tomei um susto quando não vi o nome do Fernando Cid. Observei que a lista do PC do B tinha apenas 9 nomes para Deputado Estadual, o que poderia indicar problemas com documentação. E deve ter sido isso mesmo, porque hoje o TRE publica mais 102 nomes do PC do B, entre eles o do Cid.

Uma ausência já esperada se confirmou, que foi a do Rogério Lisboa. Já o Eduardo Gonçalves, que eu esperava ver na lista e que inclusive já estava em campanha, também não vem candidato, ao contrário de seu irmão Fernando.

Mais e-mails

Segue abaixo um desabafo recebido através de e-mail e ao qual me reservo ao direito de manter o anonimato da autora.

" Prezado Almeida e Prezada Claudia Maria,
Leio todas as suas postagens. Agora, peço a vocês que leiam o meu desabafo.
No último dia 7 de julho, a Secretária de Educação de Nova Iguaçu anunciou na reunião de diretores de escolas (na igreja em frente à SEMED) que serão contratados vigias para as unidades. Porém, deixou claro que os mais de 200 contratados serão indicados pelos vereadores.
Sob o protesto dos(as) diretores(as) que tinham a ilusão de que este tipo de procedimento havia sido banido da Educação de Nova Iguaçu, a Secretária pediu mais compreensão aos dirigentes, lembrando que houve tempo em que até os professores eram indicados e, hoje, são concursados. Depois, há menos tempo ainda, os(as) diretores(as) também eram indicados(as) e, hoje, são eleitos(as). Agora, apenas os vigias é que serão indicados.
Mais absurdo foi quando a Secretária de Educação (logo a de Educação, responsável pela formação de valores das próximas gerações), diante das reclamações, disse, então, que pensaria na possibilidade de criar um termo de responsabilidade para aqueles que se recusarem a aceitar o vigia indicado, de modo que declarem a recusa e assumam a responsabilidade caso aconteça algum furto na escola.
Ora, o que passou pela cabeça da Secretária neste infeliz raciocínio foi o seguinte: se o vigia indicado pelo vereador for aceito, a SEMED se responsabiliza pelo prejuízo de um eventual furto. Se a escola não aceitar a indicação, a SEMED não põe ninguém e o(a) diretor(a) será o responsável pelo prejuízo. Isso não tem outro nome: é chantagem e intimidação! Para mim, foi uma grande decepção com essa Secretária, que parecia que ia fazer a SEMED recolocar os pés no chão, mas sem se subordinar aos interesses do que existe de pior na política: esses parasitas no poder!
As perguntas que eu quero fazer são as seguintes: Quando é que Nova Iguaçu irá se livrar dessa prática coronelista? Afinal, os vereadores, esses coronéis dos tempos modernos, são realmente eleitos para isso? Indicar funcionários para as escolas faz parte de suas atribuições? Eles têm o direito de barganhar votos na Câmara em troca de cargos na administração? E os prefeitos, por que não conseguem assumir uma postura ética e firme em relação a essas intromissões? Até quando as escolas terão que conviver com os "donos" da área?
Todo mundo sabe, mas é sempre bom lembrar, que em várias escolas a chapa vencedora não foi a apoiada pelos vereadores do local. Até porque, em geral, os vereadores apoiaram chapas compostas por diretores e ex-diretores pouco comprometidos com uma gestão transparente, distribuidores de favores aos professores e funcionários aliados (como, por exemplo, o abono de faltas injustificáveis) e, principalmente, subservientes a eles. O que menos importa na escolha desses coronéis das áreas, sem dúvida, é a qualificação pedagógica dos candidatos à direção. Agora, os diretores eleitos terão que conviver com vigias pau-mandados dos vereadores.
Os vereadores gostariam de controlar as escolas da mesma forma que controlam os postos de saúde. Se pudessem, salvo pouquíssimas exceções, não hesitariam em extinguir a eleição para diretores e coordenadores pedagógicos e voltar ao tempo das indicações.
O "forasteiro" exonerou os vigias e deixou as escolas a ver navios. Só falta agora dizerem aos diretores que estão reclamando, que continuem sem vigia.
Nova Iguaçu é um município de 1 milhão de habitantes, mas parece que isso continua sendo ignorado pelas elites políticas. Tanto faz se são "forasteiros" ou "da terra", nada vai mudar enquanto as mentalidades não forem mudadas e essas práticas continuarem sendo aceitas. Nova Iguaçu parece mais um negócio entre amigos. Se essas poucas pessoas estiverem ganhando, tudo parece ir bem. Acho que quando a população elegeu o prefeito "forasteiro", havia a esperança de que essas práticas seriam rompidas. Mas o desastre de sua administração não permite nenhuma comemoração, até porque, em vez de romper, ele se aliou a vários desses coronéis, perpetuando esse balcão de negócios e matando as esperanças de mudança do povo.
Os "da terra" que estão voltando agora, poderiam aproveitar a oportunidade e dar o exemplo, mostrando que Nova Iguaçu não precisa de ninguém de fora para governar e nem para crescer. Mas o que precisa crescer primeiro é a mentalidade de nossa gente. Um bom começo seria respeitar, pelo menos, a Saúde e a Educação.
Obrigada",

Leitura interessante

Caros leitores, coloco um link de um blog muito interessante de um amigo que mandou o seguinte e-mail:

"Olá Almeida,

Há um tempo atrás entrei em contato contigo para te parabenizar sobre o trabalho incessante em seu blog. Renovo os meus parabéns!

Aproveito também para comentar que postei um texto em meu blog sobre as eleições 2010, e o como o eleitor poderia se comportar na era das mídias sociais. Acredito que possa lhe interessar: http://jrcmoura.tumblr.com/
Abraços, José Roberto".

12.7.10

Em relação aos conselheiros

Por Claudia Maria

Recebemos algumas denúncias de que alguns conselheiros estão comprometidos. Para quem fez a denúncia tenho um conselho: denuncie também a quem direito com nome e sobrenome do implicado! Não é preciso se identificar, a denúncia pode ser feita anonimamente ao Ministério Público e ao próprio Ministério da Saúde ou em qualquer outro ministério a que pertença a figura comprometida. Não me venha dizer que não adianta porque temos conseguido brecar muita coisa com denúncias. Não há nada pior que um conselheiro "vendido". Afinal, ele conhece de perto as mazelas da cidade e se prestar a esse papel é o cúmulo!

Carro pegou fogo

Por Claudia Maria

O carro de uma testemunha que denunciou as falcatruas no governo Lindberg pegou fogo na última sexta-feira no centro de Nova Iguaçu. Ainda não se tem comprovação se foi um atentado ou não mas é preciso ficar com os olhos bem abertos. Só quero chamar atenção para o fato dessa testemunha estar até hoje desempregada, desde que fez as denúncias. Como tudo nesse país, o certo vira errado e o errado vira certo. Ela acabou punida porque teve a coragem de denunciar e os verdadeiros culpados continuam por ai, impunes.

Atenção Básica

Por Claudia Maria

Isto é incrível. Bastou a equipe da FioCruz sair do governo para o trabalho mudar. O pessoal da Atenção Básica já conseguiu cobertura de 30.47% de quem recebe o Bolsa Família. São quase 47 mil cadastrados. A cobertura significa pesar e acompanhar essas famílias. O comando é do Jefferson Abbdud cuja equipe já foi até elogiada pelo Ministério da Saúde. Isso só mostra o seguinte: os funcionários da saúde, principalmente da Atenção Básica, eram impedidos de trabalhar pela chefia que tinha como líder Lindberg fui de Farias. Bastou eles darem um espacinho para a turma crescer e aparecer. O índice é inédito. Durante o governo Lindberg em 2 anos o índice não passava de 2%.

CPI

Por Claudia Maria

As informações abaixo são da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores:

Quatro horas. Esse foi o tempo de duração do depoimento de Gustavo Falcão Silva, ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu, que aconteceu nesta manhã (09/07). Ele foi o primeiro a ser ouvido pelos vereadores da CPI do Previni, instaurada para investigar irregularidades ocorridas no Instituto entre os anos 2005 e 2010. Segundo o atual presidente, Camilo Braz, existe um rombo de R$ 400 milhões no caixa da instituição, que pode ter sido causado por aplicações financeiras suspeitas. Entre elas, nos fundos do grupo Casual Dining e da Bancoop.

Economista e morando em Brasília atualmente, Gustavo foi presidente do Previni no período de abril de 2006 a março deste ano. Como são sigilosas as informações recolhidas pela CPI, o teor do depoimento do ex-presidente não poderá ser revelado antes da apresentação do relatório final. No próximo dia 28, às 10 horas, será ouvido Luciano Otávio Dutra Leite Barbosa Filho, diretor-financeiro do Instituto entre 2005 e 2009. Em abril deste ano ele foi demitido do Previ-Rio (Fundo de Previdência do Município do Rio), por envolvimento no desvio de R$ 70 milhões do fundo. Integram a CPI do Previni os vereadores Thiago Portela (PPS - presidente), Nicolasina Acarisi (PMDB - relatora) e Marcos Rocha (DEM – membro).

Poderoso

Por Claudia Maria

Me contaram que tem um chefe de setor na Prefeitura de Nova Iguaçu que não quer saber de indicação de vereadores. Ele coloca no setor só quem ele quer. Não está fazendo uma "penelinha" política mas também não está preocupado com profissional qualificado.

9.7.10

Equoterapia nas escolas

Por Claudia Maria

O vereador Thiago Portela (PPS), conseguiu aprovar na Câmara lei que autoriza o Executivo a firmar convênio com instituições de equoterapia. Esses convênios têm a finalidade de promover, através da equoterapia,o tratamento de pessoas portadoras de necessidades especiais. A lei prevê ainda o transporte e alimentação dos pacientes e seus acompanhantes. Vamos ver se a prefeita Sheila Gama vai sancionar.

Fugindo do frio

Por Claudia Maria

Pelo menos 60 pessoas estão “dormindo” na rodoviária da Coderte em Nova Iguaçu. Foi o único lugar que encontraram para se abrigar um pouco das noites frias de julho. Preocupados com isso, membros da igreja
evangélica Assembléia de Deus, Ministério Fogo e Milagres, têm levado alimentação e roupas para essas pessoas. Fernandinho Moquetá e o vereador Fernando Cid se engajaram no projeto e estão tentando, junto ao governo Sheila Gama, um abrigo para que essas pessoas possam, pelo menos, se esquentar no frio. Na próxima terça-feira o grupo tem reunião marcada com a secretaria de Educação para ver a viabilidade de transformar o galpão que abrigava o Bairro Escola num local para acolher essas pessoas.

Manifestação

Por Claudia Maria

Representantes do Sindicato dos Funcionários da Prefeitura de Nova Iguaçu se preparam para fazer uma manifestação no próximo dia 30 em frente à Prefeitura. É que, desde que assumiu o cargo, a prefeita Sheila Gama não tem descontado o que o Sindicato tem direito por lei. Mais um pepino.

Ainda a Saúde

Por Claudia Maria

Como se não bastassem todos os problemas que a Saúde de Nova Iguaçu enfrenta, a escolha de uma das responsáveis pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) do setor anda causando polêmica. Parece que a moça não tem curso de preogoeira, o que é exigido por lei, e ainda tem grau de parentesco com outro membro do governo que mexe com verbas.

Bomba!

Por Claudia Maria

Uma bomba pode atingir a Comissão Permanente de Licitação de Nova Iguaçu (CPL). Informações dão conta de que o Ministério Público está de olho no que está acontecendo por lá. Existem denúncias de sérias irregularidades no setor. Será que Sheila Gama vai repetir o erro do ex-prefeito?

Pode piorar

Por Claudia Maria

O Hospital da Posse e os postos de saúde podem parar o atendimento nas próximas 72 horas. O motivo é a falta de medicamentos e de insumos como luvas de borracha e agulhas descartáveis. Segundo informações que chegaram ao blog, tudo está acontecendo porque o responsável pelo Fundo Municipal, Reinaldo, não tem liberado a verba. Dizem ainda que a direção do Hospital da Posse pediu algodão e o rapaz mandou o almoxarifado liberar apenas 5 quilos, o que não dá nem para um dia inteiro. Reinaldo é indicação de Aluísio Gama. Alguma coisa está acontecendo nos bastidores. Será que Aluiso está boicotando o governo da mulher?

8.7.10

Na mira

Por Claudia Maria

Depois de atacar o contrato do lixo e dos atos oficiais, a prefeita vai partir para Imunitec. A Imunitec é uma empresa prestadora de serviço na área da Saúde. Chegaram informações de que a prefeita quer diminuir o valor do contrato. No caso do lixo, a informação é de que ela diminuiu em 35% o valor do contrato mas ainda não sabemos quem vai assumir. Vamos ver como será feito com a Imunitec.

Atenção conselheiros da Saúde

Por Claudia Maria

Para não dizerem que sou implicante e coisa e tal, mando um aviso aos conselheiros da Saúde: no outro governo o prefeito Lindberg falecido de Farias fez o que quis, destruiu a rede pública de saúde e ficamos de braços cruzados. Ouvi muitas reclamações de pessoas ligadas ao conselho dizendo que o órgão estava trabalhando mas não era ouvido. Nesse momento já estão acontecendo alguns desmandos que podem ser detidos. Se não tomarem providências a coisa vai acabar se complicando como já aconteceu antes. O Fundo Muncipal de Saúde não pode ser administrado de qualquer maneira. Se o conselho gerar algum documento pode enviar para esse blog que vamos divulgar e até dar outros encaminhamentos.

Sujou!

Por Claudia Maria

O casal do CCV está com os dias contados. Já me disseram que o responsável vai acabar sendo exonerado porque a mulher dele continua mandando e desmandando. A moça está até cortando ponto de quem ela acha que deve e nem tem nomeação para tal, imagina e tivesse! É bom os outros casais que estão se assanhando colocarem as barbas de molho.

Chama o síndico!

Por Claudia Maria

As coisas não andam nada boas para os prestadores de serviço da área da Saúde em Nova Iguaçu. Quando o finado prefeito Lindberg estou fora de Farias saiu, eles já estavam sem receber há vários meses. Agora, já estão há seis meses sem ver a cor do dinheiro. O pior é que informações dão conta de que o responsável pelo Fundo Municipal de Saúde, Reinaldo, não está seguindo nem as orientações do secretário. Resolveu fechar o cofre e não paga ninguém. Os conselheiros já tentaram falar com o moço mas não conseguem. Está na hora da prefeita entrar em cena antes que a secretaria volte a ser da doença e não da saúde.Alô, Sheila!

Comentando

Por Claudia Maria

Comentando a nota do Almeida sobre o deputado Walney Rocha, quero acrescentar que o deputado deve conseguir ser candidato assim como o Mario Marques, se quiserem, é claro. Pelo que temos visto, a Justiça tem liberado todo mundo até aqueles que foram julgados em duas instâncias e não poderiam em função do função do ficha limpa. Ainda estamos longe de uma decisão definitiva em casos como esse. Os recursos sempre acontecem e acontecem.

Como diz um amigo meu: vai dar melelê!

Por Emplumadinho

Hoje, estreando a publicação dos atos oficiais no Jornal de Hoje, está a Lei 4.049, que regulariza 1.933 vagas nos postos de saúde e 1.285 no Hospital da Posse. Certamente tem muitos vereadores já pensando nas indicações que farão, afinal são mais de quatro mil cargos, o que daria quase 200 indicações por vereador. Lógico que nem tudo vai ser indicação deles, mas boa parte sim.

Só tem um probleminha: foi publicado, também hoje, no DO da União, a Portaria 412, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, que cede, com salários pagos pelo Mnistério, mais de 700 funcionários à Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu. Entre os profissionais estão Médicos, Porteiros, Motoristas, Auxiliares de Enfermagem, Nutricionistas, Agentes Administrativos, Mecânicos e até Datilógrafos (ainda existem máquinas de escrever ?!?!).

Agora, as perguntinhas que se fazem são: 1_adivinhem em quais vagas estas 700 pessoas irão trabalhar; 2_qual será a reação dos nossos dignos edis (que, coincidentemente, estão em recesso e só retornarão em 03 de agosto) ? ; 3_será que serão contratados primeiramente os indicados pelos vereadores (e pagos pela Prefeitura) ou os do Ministério (que sairão "di grátis") ?

Dois nomes

Em uma lista elaborada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com nomes de pessoas tidas como responsáveis por contas irregulares e encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral, dois políticos de mandatos estão inclusos. O deputado estadual Mario Marques (PSDB) e o deputado estadual Walney Rocha (PTB). Há outros nomes de pessoas de Nova Iguaçu, sendo que elas não são candidatas. Aliás, há de Mesquita e de Queimados e outros municípios da Baixada Fluminense.

Veja o link:
http://oglobo.globo.com/pais/arquivos/pais_lista_tre.pdf

7.7.10

É né!

Por Claudia Maria

A anulação do contrato do lixo pode gerar vários problemas e, talvez, algumas soluções. No entanto, o que mais preocupa é a coleta diária. Esse serviço não pode ser prejudicado. A população não pode ser penalizada por erros administrativos. Vamos ver se a decisão da prefeita foi bem pensada e quem vai começar a fazer a coleta. Em circunstâncias com essa o governo costuma fazer um contrato emergencial.

Anulou sim!

Por Emplumadinho

Pra quem duvidava vai a notícia: o D.O. de hoje publica decisão do presidente da EMLURB ANULANDO a licitação e rescindindo os "contratos do lixo" em Nova Iguaçu.

Agora, vamos aguardar os desdobramentos...

Divirtam-se!

“COELHOS E ESCORPIÕES”

Carlos Gilberto Triel

Está certo que o loteamento dos postos de saúde de Nova Iguaçu seja um hábito consagrado na política local. Mas, lidar com essa voracidade desumana de quem nunca comeu melado e por isso se emporcalha, faça-me o favor!

Alertou-se aqui do perigo de se negociar com espíritos de porco, travestidos em terno de fina estampa, e deu no que deu. A polícia bateu as portas, e a prefeita, queiram ou não bons velhinhos do seu secretariado; sai arranhada desse imbróglio.

Ora, na fábula o coelho sabia que o escorpião era mau. Mesmo assim permitiu que subisse em suas costas para juntos morrerem no meio do rio. A desculpa do escorpião suicida; nem Pavlov ousaria tanto: Faz parte da minha natureza.

Quando a jornalista Claudia Maria disse que mal assentou a poeira do escândalo do tolo engravatado, outros imediatamente começaram a disputar a “herança” do posto de saúde de Morro Agudo, aí o transtorno se agravou, porque saiu da natureza moral, para a psiquiátrica.

No início dos anos 90, o prefeito de Duque de Caxias, José Carlos Lacerda inaugurou a teocracia da vereança, a qual todo poder emana do vereador e, por ele, somente através dele, toda obra ou ação social dever-se-á sua execução. Tudo era feito para resgatar o prestígio do Santo Parceiro.

E em Nova Iguaçu pôs-se em pratica o catecismo “tudo pelo parceiro” quando se importou o recém ex-prefeito Juberlan de Oliveira, que havia deixado uma lixeira a céu aberto, no dia anterior, em Duque de Caxias, direto para a secretaria de Educação do município.

Aqueles eram outros tempos em que a garganta tinha embocadura menor. Comia-se, sim, mas o suficiente. É arriscado lidar com sobreviventes sociais que chegaram aos cargos eletivos. Essa turma vive a se perguntar o que será do amanhã, e raspa hoje tudo o que puder.

Ou a prefeita faz valer o comando de sua gestão nesse revival das 21 subprefeituras, ou poderá haver uma desordem e insurreição popular muito séria por parte da militância aguerrida do PT, àquela que saiu do governo, mas que não deixou de ser massa organizada.

No Rio Grande do Sul, a governadora deixou correr solta essa estirpe de lambuzados, na ilusão de que a opinião pública vagueia no mesmo diapasão dos templos da goela grande – o método até se assemelha, mas não o é; e aí índices pífios de popularidade comprometem sua reeleição.

Essa é a última chance para o Clã dos Gama em Nova Iguaçu. E a prefeita não pode decepcionar. Colaboradores aguardam com expectativa que se tenha um fluxo decente de caixa, para que a rotina dos serviços essenciais seja ao menos razoável.

E na assessoria de imprensa do governo passado? Não há atitude mais indigna, do que enviar aos jornais da região produção de notícias sem pagar. Ninguém vive de balinha na boca. Não existe almoço grátis em nenhum lugar do mundo.

Esses jornais podem a generosas rotativas por hora propagar em seus informes publicitários que agora se pode vê uma prefeita de perto, como disse o elegante Alberto Aquino a Sheila Gama, em alusão a empáfia do seu antecessor e dos borra bostas, duvidosamente premiados pelos lixos editoriais.

Mas qual o quê! Coisas simples não estão acontecendo. Sua tropa de apoio bate cabeça com nomeações não promulgadas porque o carimbador maluco, do alto de sua importância inferniza em burocratizar.

Que os bons velhinhos que assessoram Sheila Gama queiram impingir a si próprios que o bombardeio sistemático das manchetes negativas de um jornal é irrelevante, haja vista a reeleição do ex-prefeito e de que o eleitor não dá à mínima.

Mas que se prove com conhecimento de causa, e não com suposições amadoras de quem não sabe fazer-se obedecer e, sobretudo, que disfarçam o medo de encarar.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Ave Maria, 17:45 de 2ª a 6a e “Quem Eles Pensam que Somos” no programa Perfil da Baixada 10:30 Rádio Tropical 830AM Na web www.tropical830am.com.br

Eles estão de férias

Por Claudia Maria

Os trabalhos da Câmara pararam ontem depois que os vereadores votaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Com isso, a votação da contas do ex-prefeito Lindberg preciso de imunidade de Farias, não têm data para ser votada.

6.7.10

Não aguento mais

A quantidade de e-mails de gente reclamando do CCV está gastanto parte do meu tempo. O que tem de agente reclamndo da administração por lá já está me rendendo um tempo danado lendo e-mails. UFA!!!

Triste realidade

Quem se der ao trabalho de pesquisar os números do Ideb vai saber que Nova Iguaçu, cidade onde se dizia que a Educação havia passado por uma revolução com o projeto Bairro-Escola, vai descobrir que nenhuma escola pública municipal aparece entre às cem mais bem classificadas. Já entre às cem piores na classificação do Índice de Desenvolvimento Educacional sete envergonham a nossa cidade.

Green life fora!

Por Emplumadinho

Estão no D.O. de hoje três pareceres da Procuradoria Geral do Município sugerindo à Prefeita Sheila Gama que determine à EMLURB a anulação da licitação que escolheu a Green Life, a LIPA e a VPAR para fornecerem materiais, mão de obra e equipamentos para recolhimento do lixo das ruas da cidade.

O Procurador Geral Augusto Werneck apontou uma série de irregularidades, entre elas publicações no Diário Oficial "em texto absolutamente hermético", ou seja, com o mínimo de informações possíveis, o que não permitia identificar maiores detalhes dos processos de licitação. Sugere ainda que sejam pagos apenas os custos efetivos, ou seja, o pagamento dos funcionários está garantido, apesar do que os donos da empresa possam alegar aos seus funcionários. As empresas apenas não vão receber nada a título de lucro ou taxa de administração. ATENÇÃO, FUNCIONÁRIOS, FIQUEM DE OLHO !!!

Caso aplique este mesmo argumento a todos os contratos sob conferência, é provável que os outros também sejam cancelados. Afinal, é só comparar os extratos de contratos e os avisos de licitação publicados nos Diários Oficiais da União e do Estado para perceber o quanto os textos da Prefeitura são obscuros.

Resta saber se este argumento será observado na publicação dos novos contratos e avisos de licitação ou se serão usados apenas para cancelar os antigos...

5.7.10

Coisa de casal

Por Claudia Maria

Algumas secretarias e órgãos da Prefeitura de Nova Iguaçu viraram administração familiar. Marido e mulher juntinhos na administração pública. O pior é que, na maioria das vezes, quem manda é a mulher apesar do marido ser o nomeado. Se pelo menos as mulheres mandarem direito tudo bem. O ruim será se elas se deixarem levar pelo poder e confudirem a própria casa com a coisa pública. Estamos de olho.

Quem é o dono?

Por Claudia Maria

Não sei quem é o dono, mas é bom avisar a quem conhece. O posto de saúde de Cabuçu está sem papel até para fazer receita. Funcionários não sabem o que fazer.

Na onda

Por Claudia Maria

Na onda das mudanças nas candidaturas, Rosângela Gomes se assanhou e vem candidata à deputada federal. Fernando Nagi tentou mas não conseguiu.

Número de cargos

Por Claudia Maria

Ainda sobre os funcionários dos postos de saúde, com a mensagem da prefeita, ficamos sabendo quantos eram os cargos que estavam nas mãos dos vereadores. Nos postos eram cerca de 1.900 e só no Hospital da Posse, mais ou menos mil. Na prática, a coisa não mudou muito. Os vereadores continuam controlando os cargos nos postos, mas agora a divisão ficou mais iqualitária. Pelo menos por enquanto.

Chaves ataca novamente

Por Claudia Maria

A mensagem da prefeita Sheila Gama que resolvia o problema dos funcionários dos postos de saúde, constava que os contratos seriam por 10 meses e em seis meses seria convocado concurso e ainda que os contratos seriam improrrogáveis. Chaves fez emendas tirando os termos improrrogáveis e o prazo de 6 meses para fazer o concurso. Depois ele reclama!

Unaminidade

Por Claudia Maria

Os vereadores aprovaram, por unaminidade, a mensagem em urgência especial da prefeita Sheila Gama. A mensagem resolve o problema de quem trabalha nos postos de saúde da cidade e estava sem contrato desde o governo do ex-prefeito. São 10 meses de contratação para depois ser convocado um concurso. A mensagem é retroativa a maio para facilitar o pagamento dos funcionários.

Dança das cadeiras

Por Claudia Maria

Além da mudança na Câmara: sai Daniel entra Ambrósio,também voltou Fernando Cid no lugar de Fernandinho Moquetá. Apesar de candidato a deputado estadual, Cid, não vai ficar de licença.